31/10/2012

Luteranos podem comemorar o Halloween?

Para dar um subsídio mais evangélico às nossas ponderações sobre o Halloween, traduzi um bom artigo de procedência luterana, publicado originalmente no portal Higher Things.

Neste artigo o Rev. Mark Buetow nos encoraja a encarar o Halloween da mesma forma como vivemos todos os outros dias e suas circunstâncias: como filhos de Deus batizados!

O Evangelho de Halloween


Bruxas, magos, esqueletos, espíritos do mal e super-heróis? Não importa. Precisamos conseguir um doce! À medida que o Halloween se aproxima, muitos dos que se autodenominam cristãos se empolgam com essa festividade supostamente satânica. Colocando a ênfase nas bruxas, nos espíritos do mal e no terror violento, tais pessoas ficam incomodadas e dizem que cristãos não têm nada a ver com essa festividade e devem fazer algo melhor neste dia, alguma coisa mais religiosa e piedosa. Dessa forma, todas as festas de “Halloween” são substituídas por “Festivais de Outono”. Há até um grupo que inventou uma nova festividade em 31 de outubro chamada Jesus Ween (Alguém mais acha que isso soa estranho e assustador?). Você pode ser um cristão e comemorar o Halloween? Você pode se fantasiar e ir a uma festa? Pedir gostosuras ou travessuras? Divertir-se? O fato é que um cristão PODE comemorar e aproveitar o Halloween. Leia mais para descobrir o porquê.

Primeiro um pouco de história. O termo Halloween vem do inglês arcaico “All Hallows Eve” [Véspera de Todos os Santos]. “All Hallows” refere-se a “Todos os Santos” (All Saints), que é festejado em 1º de novembro, no qual a igreja lembra todos os seus santos batizados e especialmente aqueles que adormeceram em Jesus. Visto que as festividades cristãs começam no pôr do sol do dia anterior, o dia 31 de outubro é Véspera de Todos os Santos (assim como 24 de dezembro é Véspera de Natal) ou All Hallows Eve que, encurtado ao longo do tempo, ficou “Halloween”. Logo, na sua raiz, o Halloween era apenas a véspera do dia quando todos os santos cristãos eram lembrados. E quando estamos falando de santos, estamos falando de batismo! E como pode um dia que nos lembrar de nosso batismo ser ruim?

Na Sexta-feira Santa Jesus destruiu o poder do diabo. Ele morreu pelos pecados do mundo. Ele morreu pelos seus pecados. São Paulo escreve que na cruz Jesus despojou os poderes do inferno (Colossenses 2.15). Isso quer dizer que quando o Halloween chega e fantasminhas e duendes correm por aí, eles são nada mais do que piadas e caricaturas do diabo. Ele não tem poder. Ele não pode te machucar. O diabo não tem direito sobre aqueles que foram sepultados, ressuscitados com Jesus e vestidos com Cristo em seu batismo. Aqueles que foram aspergidos pelo sangue do Cordeiro de Deus não podem ser arrancados das mãos do Pai! Isso quer dizer que quando saímos no Halloween, fantasiados ou não, nós parecemos com Jesus. Isso é o que teu Pai celestial vê quando olha para você. Você pode se fantasiar de ghoul (vampiro) ou super-herói para uma festinha ou para pedir "gostosura ou travessura", mas para teu Pai Celeste você sempre irá se parecer com seu Filho: muito amado e precioso.

Mas o 31 de outubro também não é uma data tradicional para os pagãos fazerem suas coisas? Claro. Isso porque sempre que a igreja tem um dia santo, o diabo tenta copiá-lo, zombá-lo, e desviar os demais. Por isso, o final de outubro tem sido uma época em que as religiões pagãs realizam rituais e outras práticas estranhas. Mas convenhamos: o Halloween nos Estados Unidos tornou-se nada mais do que um dia para se divertir. Peça um montão de doces. Vá na festinha e pegue maçãs com a boca (brincadeira de Halloween: apple bobbing). Coloque uma fantasia e fique um pouco pateta. Como cristãos somos tão livres, pois fomos resgatados por Cristo do pecado e da morte, que podemos achar graça das lápides infláveis e se fantasiar de zumbi. Talvez o Halloween seja uma forma do mundo tentar fingir que a morte é algo para se achar graça. Mas para aqueles que estão em Cristo, sabemos que tudo isso é o que a morte é. Algo para se rir e zombar. Pois a morte foi derrotada por Jesus. Sua morte foi vencida. Sabemos que não voltaremos como vampiros ou zumbis. Em vez disso, no Último Dia Jesus voltará e nos ressuscitará e não haverá mais morte.

Então passe o dia de Halloween do mesmo jeito que você vive todos os outros dias. Faça o sinal da cruz pela manhã para lembrar que você é um filho de Deus, marcado pelo Senhor como seu próprio filho. Aproveite seu dia e coma o seu doce com a consciência tranquila, sabendo que o seu manto de justiça não é a roupa que você veste, mas é a verdadeira vestimenta pela qual você foi coberto em Jesus. Sirva ao próximo e evite qualquer coisa que possa prejudicá-lo ou incomodá-lo (Nem TODAS as coisas do Halloween são uma boa ideia!). Ao fim do dia, faça o sinal da cruz novamente e saiba que você ainda é do Senhor por causa de Jesus. Ouse ser luterano também, lembrando que 31 de outubro é também o dia em que a Reforma começou, o momento em que Martinho Lutero lembrou a Igreja que Cristo é o mais importante e que as superstições, mesmo que estejam na igreja, ainda são bobagem e inútil. Quem precisa ter medo dessas coisas quando temos como um Salvador aquele que nos redimiu, comprou e conquistou do pecado, da morte e do poder do diabo? Então Feliz Halloween! Feliz porque você é um santo batizado em Jesus.
Rev. Mark Buetow é pastor na Bethel Lutheran Church em Du Quoin, Illinois (EUA).
Pastor Mark Buetow

Um comentário: