31/10/2012

A História e Significado da Rosa de Lutero


A Rosa de Lutero, também conhecida como Selo de Lutero, é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. As suas origens são bem interessantes.

Em 1520 Lutero foi convidado a criar um símbolo pessoal para resumir a sua fé, uma vez que seus escritos tornaram-se cada vez mais popular. Havia um desejo por parte dos impressores Wittenberg de algum meio que indicasse uma publicação autorizada das obras de Lutero, então eles pediram ao próprio Lutero o que ele gostaria de ter como sua marca pessoal em seus trabalhos publicados.

Em 1530, o príncipe João Frederico queria dar a Lutero um presente na forma de um anel de sinete. Este gesto era um agradecimento por Lutero haver dedicado ao príncipe sua tradução do livro de Daniel e uma expressão do seu apreço, amor e respeito pelo Dr. Lutero. O presente foi dado pessoalmente a Lutero, pelo príncipe João, no Castelo de Coburgo em 14 de setembro, Dia da Santa Cruz, quando o príncipe parou em Coburgo, retornando da Dieta de Augsburgo.

Lazarus Spengler, de Nürnberg, que ajudou a preparar o anel, pediu a Lutero uma explicação sobre o selo. Lutero forneceu não só uma explicação, como também uma indicação das cores que ele deveria conter.

Abaixo está a carta de Lutero datada de 8 de julho de 1530, explicando o seu selo, quando foi indagado por Lazarus Spengler que estava preparando o anel a pedido Príncipe João:

"Graça e paz por parte do Senhor. Como você deseja saber se o selo pintado, que você me enviou, acertou o alvo, devo responder de forma amigável e lhe dizer sobre meus pensamentos e razões originais porque meu selo é um símbolo da minha teologia.
Primeiro, deve haver uma cruz preta dentro de um coração – o qual retém a sua cor natural – para que eu seja lembrado que a fé no Crucificado nos salva. Pois quem crê de coração será justificado (Romanos 10.10). Embora seja uma cruz preta, que mortifica e que também deve causar dor, ela deixa o coração em sua cor natural. Ela não corrompe a natureza, isto, ela não mata, mas mantém vivo. "O justo viverá por fé" (Romanos 1.17), mas pela fé no Crucificado.
Tal coração deve estar no meio de uma rosa branca, para mostrar que a fé dá alegria, conforto e paz. Em outras palavras, ela coloca o crente em uma rosa branca, de alegria, pois esta fé não dá paz e alegria como o mundo dá (João 14.27). É por isso que a rosa deve ser branca, e não vermelha, pois o branco é a cor dos espíritos e dos anjos (conforme Mateus 28.3; João 20.12).
Tal rosa deve estar numa área de azul celeste, simbolizando que tal alegria em espírito e fé é o começo da futura alegria celestial, que já começa, mas é obtida em esperança, pois ainda não é revelada.
Ao redor dessa área está um círculo dourado, simbolizando que tal bênção no céu dura para sempre; é sem fim. Tal bênção vai além de toda a alegria e bens, assim como o ouro é o melhor metal, o mais valioso e precioso.
Este é o meu compendium theoligae [o sumário da teologia]. Eu queria mostrar a você em boa amizade, esperando por sua apreciação. Que Cristo, nosso amado Senhor, seja com o teu espírito até a vida futura. Amém."

O texto pode ser encontrado na Edição Weimar das Obras de Lutero (Briefe Vol. 5:444s) e na edição inglesa das obras de Lutero (Luther's Works: American Edition, Vol. 49:356-359).



5 comentários:

  1. este historial eh muito importante para nos os luteranos de mocambique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson,sou um estudante, estou estudando está religioso, irei fazer um slide sobre Luteranismo, queria saber se o Luteranismo ainda existe, pesquiso e não acho, poderia me ajudar, pois pelo o que eu entendi vc é um luterano? Obrigado

      Excluir
  2. Metropolitan New York Synod Evangelical Lutheran Church in America.

    ResponderExcluir
  3. Sim, existe em todo mundo cristão. Luteranismo também é conhecido como protestantismo.

    ResponderExcluir