10/01/2013

Comemoração de Basílio Magno de Cesaréia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa, Pastores e Confessores - 10 de janeiro


Ícone com a representação dos Três Capadócios, Basílio de Cesareia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa.

Basílio e os dois Gregórios, coletivamente conhecidos como os “Pais Capadócios” ou “Os Três Capadócios”, eram líderes da ortodoxia cristã na Ásia Menor (atual Turquia) no final do século quarto. Basílio e Gregório de Nissa eram irmãos e Gregório Nazianzeno era amigo destes. Todos os três foram influentes na formação da teologia ratificada pelo Concílio de Constantinopla de 381, a qual está expressa no Credo Niceno. A defesa das doutrinas do Espírito Santo e da Santíssima Trindade, juntamente com as contribuições para a liturgia da Igreja do Oriente, os coloca entre os mais influentes mestres e teólogos cristãos do tempo em que viveram.

Oração do dia
Todo-poderoso Deus, tu revelaste à tua Igreja a tua natureza eternal de gloriosa majestade e perfeito amor como um Deus em uma Trindade de Pessoas. Que a tua Igreja, com bispos como Basílio de Cesaréia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa, receba a graça de continuar firmes na confissão da verdadeira fé e constante em nossa adoração a ti, Pai, Filho e Espírito Santo, que vive e reina, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: LCMS Worship e Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House)

Nenhum comentário:

Postar um comentário