13/04/2013

Domingo do Bom Pastor: Sou uma ovelhinha amada

"O Bom Pastor" (1765), de Miguel Mateo Maldonado y Cabrera (1695–1768)

"Esse é um evangelho muito consolador. Mostra e ensina-nos o Senhor Jesus de modo muito agradável quanto a sua pessoa, a obra que realiza e suas intenções para com o povo.

Se você perguntar se Cristo é piedoso, posso responder que sim, sem sombra de dúvida, e apresentá-lo como sendo a minha piedade, e confiar nisso com teimosia. Pois nisso sou batizado, e tenho aqui no evangelho a garantia e dos documentos de que sou uma ovelhinha amada, e ele o pastor bom e fiel, nada exigindo de mim, não me fustigando, sem ameaças nem metendo medo. Revela-me tão-somente sua doce graça, coloca-se abaixo de mim, tomando-me sobre si, de sorte que estou deitado em suas costas e me deixo carregar por ele. Por que, pois, iria temer ameaças e trovões de Moisés e, inclusive, do diabo? Pois estou sob aquele que tudo possui, que me suporta e sustenta, de sorte que não me posso extraviar, porque continuo sendo uma ovelhinha e não nego o Pastor nem dele me afasto."

- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja 

- Publicado no panfleto intitulado "Sermão sobre a Ovelha Perdida, pelo Dr. M. Lutero, pregado em Wittenberg na presença do Eleitor da Saxônia, Duque João Frederico, etc., 1533" e também como sermão do Terceiro Domingo após Trindade (Lucas 15.1-10), da Postila da Igreja de 1544.

Fonte: Castelo Forte: Devoções Diárias 1983 (17/04). São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário