25/04/2013

São Marcos - “Útil para o ministério”



Hoje a Igreja celebra o Dia de São Marcos, o santo Evangelista. 
Abaixo, homilia para o dia de hoje baseada em 2 Timóteo 4:


“Útil para o ministério”
2 Timóteo 4.11

Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” (2 Tm 4.11). Esta simples menção no final de 2 Timóteo, ao fim da vida de Paulo, nos diz que a história teve um final feliz.

Você se lembra da última menção que Paulo fez de Marcos, não é? Barnabé queria levar Marcos com eles em sua revisitação das Igrejas e Paulo bateu o pé. De jeito nenhum teriam João Marcos a acompanhá-los novamente, seja primo de Barnabé ou não. Você se lembra por quê? João Marcos tinha sentido saudades de casa durante a primeira viagem missionária e deixou Paulo e Barnabé. Para Paulo, e sua consagração total à missão de difundir o Evangelho, esta era uma questão de seriedade. Talvez ele tenha recordado as palavras do Senhor sobre aqueles que olham para trás depois de colocar a mão no arado.

Barnabé, cujo nome é apropriado e significa "filho da consolação", era tudo pela segunda chance, mas Paulo era irredutível. A discussão deles foi tão forte, que seguiram caminhos separados. Barnabé e Marcos deixaram Paulo para seguir seu próprio caminho.

E, contudo, na epístola de hoje, Paulo instrui Timóteo para trazer-lhe Marcos, Marcos que “me é muito útil para o ministério”.

O que aconteceu? Podemos apenas imaginar os detalhes, mas sabemos com certeza por que isso sucedeu. Você não pode viver no amor de Jesus Cristo e nutrir ressentimento. Você não pode viver no perdão de Cristo e se recusar a perdoar. É impossível.

Não há dúvida de que João Marcos estava errado por voltar atrás. E eu não duvido que ele confessou para Paulo cara a cara. Mas se Paulo estava partindo para continuar a viver e servir a este seu Senhor que o havia derrubado de seu cavalo na estrada de Damasco e o transformado em apóstolo da graça, então a graça deveria ter a palavra final em todos os seus relacionamentos também. O perdão convenceu o coração de Paulo. Como poderia ser de outra maneira?

E o perdão é uma força poderosa. Marcos pode ter voltado atrás uma vez e abandonado a missão, mas no amor perdoador de Seu Salvador, ele foi ficando cada vez mais ousado. Teve alento para passar aqueles últimos meses com Pedro e escrever a sua história de Cristo - o que nós chamamos hoje de Evangelho de Marcos – visto que Pedro fora condenado e sentenciado à morte. E foi com coragem e alegria que Marcos viajou para Alexandria e tornou-se o bispo daquela cidade, apenas para ser martirizado por proclamar a todos a boa notícia: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Evangelho de hoje).

Longe de fugir da missão, Marcos terminou sua vida como uma testemunha poderosa do Salvador, cujo sangue apagou os pecados do mundo e cuja ressurreição abriu um caminho através da morte. A Igreja se alegra em seu Evangelho, sua anotação do testemunho de Pedro. E ela se alegra de que em Cristo, aqueles que estão em desentendimento uns com os outros – mesmo aqueles desentendimentos ao fazer o trabalho do Senhor! – podem deixar de lado as acusações e auto-justiça e se alegrarem juntos, pois todos nós somos, apesar de tudo, apenas companheiros destinatários da misericórdia do Cristo crucificado, ressuscitado e Rei Senhor, para quem, com o Pai e o Espírito Santo e toda glória e domínio, para todo o sempre! Amém.


- Tradução da homilia publicada no blog do Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário