20/05/2013

Bach e a Segunda-feira de Pentecostes

A Segunda-feira de Pentecostes é um dia festivo muito importante. Comemoramos o segundo dia de Pentecostes. O Pentecostes, uma das três grandes festas da Igreja Cristã se tornou também um dos três períodos de batismo, quando os batizados usam roupas brancas. Na Alemanha, hoje é o feriado de Pfingstmontag, mas, infelizmente, lá e em todas as partes do mundo, a Segunda feira de Pentecostes tem sido negligenciada e totalmente esquecida entre os cristãos, mesmo luteranos. No entanto, nem sempre foi assim. Durante a Era de Confessionalismo, Johann Sebastian Bach compôs lindas cantatas para a Segunda-feira de Pentecostes, baseadas nas leituras previstas para este dia festivo, do Sermão de São Pedro a Cornélio (Atos 10.42-48) e do encontro de Jesus com Nicodemos, no Evangelho de São João, quando Jesus diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (São João 3.16-21).

- Erhöhtes Fleisch und Blut (Excelsa carne e sangue ), BWV 173, composta por Bach em Leipzig e apresentada pela primeira vez em 29 de maio de 1724.



- Ich liebe den Höchsten von ganzem Gemüte (Eu amo o Todo-Poderoso com todo meu ser), BWV 174, composta por Bach em Leipzig e apresentada pela primeira vez em 6 de junho de 1729.



- Also hat Gott die Welt geliebt (Tanto amou Deus ao mundo), BWV 68, composta em Leipzig e apresentada pela primeira vez em 21 de maio de 1725.

Nenhum comentário:

Postar um comentário