07/05/2013

Biografia do Dr. C. F. W. Walther (1811-1887)

Hoje muitas igrejas luteranas lembram, com gratidão a Deus, a vida de C. F. W. Walther, um grande pastor e teólogo, firme na confissão da fé evangélica, ortodoxa, católica e apostólica, e que deixou um legado para infindas gerações de pastores em sua proclamação calorosa e amorosa da Palavra de Deus para o povo.

Walther reunido com Professores do Seminário
C. F. W. Walther nasceu em 25/10/1811 (em Langenchursdorf, Saxônia, Alemanha) e morreu em 7/05/1887 (em Saint Louis, Missouri, EUA). Filho de um pastor, Walther foi também ordenado em 1837 e serviu numa paróquia em Bräunsdorf. Nos Estados Unidos, se tornou pároco da Trinity Lutheran Church (St. Louis) até sua morte. Também serviu como pároco de outros três comunidades na região de St. Louis: Holy Cross, Immanuel e Zion.

Johanna Wilhelmina Zschenderlein (Mãe de Walther)
Enquanto atuava como pastor e presidente sinodal da LCMS, Walther também lecionou no Concordia Seminary (St. Louis) e, mais tarde, no Concordia Theological Seminary (Fort Wayne), fundou a St. Louis Lutheran Bible Society, editando vários periódicos, incluindo o Der Lutheraner e Lehre und Wehre, sendo que o primeiro continua a ser publicado como The Lutheran Witness.
Gottlob Heinrich Walther (Pai de Walther)
Walther casou em 1841 com Emilie Bünger (1812-1885) e teve seis filhos.

Esposa de Walther, Emilie Buenger Walther
C. F. W. Walther era um dedicado apreciador de cachimbo. Conta-se que o papagaio que ele mantinha em seu gabinete de estudo no seminário, possivelmente tenha sucumbido aos efeitos do fumo constante do teólogo. De acordo com um dos bibliotecários do Concordia Theological Seminary - Fort Wayne, os livros de estudo de Walther ainda conservam o cheiro da fumaça de seu cachimbo.

Walther aparece junto com seu neto, segurando um cachimbo (gesteckpfeife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário