11/05/2013

Comemoração de Cirilo e Metódio, Apóstolos dos Eslavos - 11 de maio




Neste dia a igreja comemora os santos irmãos Cirilo e Metódio.

Cirilo (826-869) e Metódio (c. 815-885), conhecidos como “os apóstolos dos eslavos”, eram irmãos que vieram de uma família grega de Tessalônica. O irmão mais novo tomou o nome de “Cirilo” quando se tornou monge em 868. Depois da ordenação, Cirilo tornou-se bibliotecário na igreja de Santa Sofia (Hagia Sophia), em Constantinopla. Em 862, os irmãos foram enviados a pedido do imperador Miguel III como missionários para o que é hoje a República Checa, onde ensinaram na língua eslava nativa. Cirilo inventou o alfabeto que hoje conhecemos hoje como “cirílico”, que proporcionou uma linguagem escrita para a liturgia e as Escrituras dos povos eslavos. Este uso do vernáculo estabeleceu um princípio importante para missões evangélicas.
Os eslovacos, tchecos, croatas, sérvios e búlgaros reverenciam a memória de Cirilo e Metódio como fundadores de seu alfabeto, tradutores de sua liturgia e fundadores de sua literatura, bem como arautos do evangelho em suas terras.
Cirilo, ao morrer, assim orou: “Senhor Deus, faz crescer a tua Igreja e reúne todos os homens na unidade; estabelece os teus eleitos na concórdia da verdadeira fé e na sua reta confissão; faz penetrar as tuas palavras no seu coração, a fim de que se consagrem ao que é bom e te é agradável.

LEITURAS:

† Salmo 96.1-7 ou 98.1-4
† Efésios 3.1-7
† Marcos 16.15-20

INTERCEDEMOS:

† Por aqueles que sofrem perseguições e ataques;
† Pelas igrejas eslavas;
† Pelos linguistas e tradutores;

ORAÇÃO DO DIA

Todo-Poderoso e eterno Deus, que pelo poder do Espírito Santo moveu teu servo Cirilo e seu irmão Metódio a levar a luz do Evangelho a um povo hostil e dividido, supera toda amargura e contenda entre nós pelo amor de Cristo, e faze de nós uma família unida sob a bandeira do Príncipe da Paz; que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário