05/05/2013

Comemoração de Frederico, o Sábio, Governante Cristão - 5 de maio

Retrato do Eleitor Frederico, o Sábio, da Saxônia (1496), de Albrecht Dürer (1471–1528) 

Hoje nosso Sínodo comemora Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor da Saxônia entre 1486-1525. Foi soberano de Martinho Lutero nos primórdios da Reforma. Não fosse por Frederico, a Reforma Luterana poderia não ter ocorrido. Nascido em Torgau, em 1463, tornou-se muito conhecido por sua habilidade na diplomacia política e seu senso de justiça e equidade, que foi chamado de “o Sábio” por seus súditos. Embora nunca tivesse encontrado Lutero, Frederico o protegeu repetidas vezes, salvando o reformador de ter o destino de um mártir. Frederico recusou o pedido do papa de extradição de Lutero a Roma para um julgamento por heresia em 1518. Quando o imperador Carlos V declarou Lutero um fora-da-lei em 1521 na Dieta de Worms, Frederico abrigou Lutero no castelo de Wartburg. Em seu leito de morte, Frederico recebeu a Ceia do Senhor em ambos as espécies - uma clara confissão da fé evangélica.

Carta do Eleitor Frederico da Saxônia para seu irmão Duque João (Lochau, 25 de agosto de 1520):

Estimado príncipe, amável, querido irmão e parente. Com isto eu lhe envio um livro escrito pelo Dr. Martinho Lutero, em que você vai encontrar muitas coisas maravilhosas. Deus Todo-Poderoso conceda que ele se saia bem, pois realmente as coisas estão vindo à luz, as quais muitas pessoas escondem; que Deus Todo-Poderoso garanta segurança para nós, pobres pecadores para sermos aperfeiçoados e não piorados por isso. Eu não poderia esconder isso de você, desde que você me pediu para enviar-lhe o que o Dr. Lutero escreve, e estou sempre disposto a atendê-lo. Estou feliz que os livros que enviei contentaram você e meu [sobrinho]. Por favor, diga ao querido menino [João Frederico] que fui informado de que os cardeais e romanistas com seus seguidores estão trocando conselhos contra o Dr. Lutero para colocá-lo sob interdição do império e persegui-lo até ao fim. Mas há muitas outras pessoas que desejam o bem. Deus conceda graciosamente que isso assente para o nosso bem. -- Treasury of Daily Prayer, CPH, pág. 1294, adaptado.

Neste dia oramos:

  • Pelos governantes das nações, incluindo presidentes, governadores, prefeitos, legisladores, etc., para que governem com sabedoria e justiça;
  • Pelas escolas cristãs, incluindo universidades, seminários e colégios, bem como por todas as escolas do país;
  • Pela igreja na Alemanha;
  • Pela paz, para que o Evangelho possa se propagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário