24/05/2013

Santíssima Trindade no Antigo Testamento



Este ícone de um iconógrafo desconhecido, em atividade entre 1690-1710, no norte da Rússia, representa a Santíssima Trindade. Encontra-se no Ikonen-Museum em Recklinghausen, na Alemanha.

Numa fase primeva da iconografia, uma imagem que representava a Trindade na Igreja Oriental foi uma representação simbólica que ficou conhecida como philoxenia (hospitalidade) de Abraão, baseada na visita, descrita em Gênesis 18, de três homens ou anjos a Abraão e Sara. Abraão deu um novilho e entreteu os convidados, que, em seguida, prometeram-lhe que sua esposa Sara daria à luz ao ansiado filho. Esta história do Antigo Testamento já havia sido interpretada pelos Pais da Igreja como a primeira revelação das três Pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Neste ícone três anjos estão sentados a uma mesa ricamente adornada, em que podem ser vistos três cálices, facas, um jarro, pãezinhos e outros objetos. Ao invés da habitação de Abraão, aparece uma cidade ricamente detalhada, colorida, enquanto à direita assomam três picos de uma montanha em que crescem as árvores estilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário