24/06/2013

Festa Junina ou Festa de São João

"São João", Di Cavalcanti (1897-1976)

No dia 24 de junho a Igreja Cristã em todo o mundo festeja o Nascimento de João Batista, e no Brasil e na maioria dos países cristãos, esta data é lembrada e celebrada nas tradicionais “Festas de São João” ou “Festas Juninas”.

Essas celebrações são particularmente importantes nos países majoritariamente luteranos do norte da Europa como a Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Islândia, Estônia, Letônia, etc., As festas juninas da Suécia (Midsommarafton) são consideradas a festa nacional sueca por excelência e lá, como aqui no Brasil, as pessoas se vestem em trajes típicos. Nestes países do hemisfério Norte as Festas de São João tem sua origem na antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a árvore de Natal é uma cristianização de uma simbologia pagã, a fogueira da Festa do Verão foi transformada, na Idade Média, num atributo da festa de São João Batista, festejado no mesmo dia da Festa do Verão.

Sabiamente, a igreja não se opôs à continuidade da tradição ritualística de se acender fogueiras no solstício de verão, mas deu um conteúdo cristão a este evento, homenageando João Batista, o precursor da luz do mundo – Jesus Cristo. De acordo com uma antiga tradição cristã, a fogueira passou a ser associada ao fato de que, por ocasião da visita de Maria a Isabel (Lc 1.39-45), quando estavam grávidas, as primas combinaram que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário