25/07/2013

O espírito de martírio

Miniatura do Livro de Horas de Étienne Chevalier ilustrando o Martírio de São Tiago, o Maior (1452-60), Jean Fouquet (c. 1420 - c. 1480).

Hoje, a Santa Igreja festeja São Tiago, o Maior, irmão de São João, filho de Zebedeu e primeiro mártir entre os Doze. A primeira leitura narra sua história: Atos 11.27-12.05. A cor litúrgica vermelha para este dia nos lembra também a morte dos santos.

Na ordenação de um pastor seria oportuno dizer: “Bem-vindo ao martírio”. O Dia de São Tiago nos lembra isso quando rezamos na Coleta do dia:

“Teu servo e apóstolo São Tiago foi o primeiro entre os Doze a sofrer o martírio em nome de Jesus Cristo. Derrama sobre os líderes da tua Igreja este espírito de serviço abnegado para que possamos abandonar todos os atrativos falsos e passageiros e passemos a seguir somente a Cristo.”

O espírito de martírio - de não encontrar a nossa vida em nenhum lugar, mas na comunhão com Jesus Cristo - é o espírito que oramos por todos que ocupam o Santo Ministério na Igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário