04/09/2013

A divisão dos Mandamentos

Os mandamentos aparecem primeiramente em Êxodo 20.2-17. Em Deuteronômio 5.6-21 os mandamentos aparecem novamente, mas reagrupados de uma forma ligeiramente diferente, mantendo as ideias originais do Êxodo.
A divisão dos mandamentos não corresponde à divisão dos versículos, visto que a divisão do Antigo Testamento em versículos só foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas, entre os séculos IX e X. Como os mandamentos de Deus podem ser agrupados em 10, são também chamados de Decálogo (do grego deka, “dez”, e logos, “palavra”).
A partir de Agostinho, os Dez Mandamentos passaram a ser utilizados na catequese dos futuros batizados e dos fiéis. No século XV, começou o costume de recitar os mandamentos em fórmulas rimadas, fáceis de decorar, que ainda hoje se usam. Lutero compôs hinos para aprender os mandamentos com facilidade.
A divisão e a numeração dos mandamentos variaram no decurso da história. A Igreja Luterana e a Igreja Católica seguem em seus catecismos a divisão dos mandamentos estabelecida por Agostinho no século IV. Outra divisão encontra-se em uso nas igrejas reformadas (a partir do século XVI), onde o 1º mandamento é dividido em dois e o 9º e 10º mandamentos são juntados em um.



2 comentários:

  1. Ual... Veio em boa hora!
    Estou cursando Pedagogia, e numa aula de Filosofia da Educação II lemos o texto " Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs" de Lutero no ano de 1524; então uma amiga adventista do sétimo dia ficou intrigada com Lutero mencionando o Quarto Mandamento em relação aos pais, não ao dia de descanso, como ela foi ensinada, e me indagou o porquê. Expliquei, mas ela não assentou bem. Já enviei para ela imagens e artigos do seu blog com observações. Muito bom, Parabéns!

    ResponderExcluir