26/11/2013

O Período de Advento

Culto de Advento em 2012, na Historic Trinity Lutheran Church - LCMS (Detroit, EUA)
O Advento

O Ano da Igreja começa com o Advento, período de preparação antes do Natal, iniciando no domingo mais próximo ao dia de Santo André, 30 de novembro, ou no quarto domingo antes do Natal. Este primeiro domingo do Advento não cede lugar a qualquer outra festa, mas os outros domingos do Advento podem ser substituídos por uma festa maior, como a festa da Dedicação da Igreja.

Todos os três “adventos” de Cristo são mencionados nos próprios do Advento: seu advento na “plenitude do tempo”, seu advento em sua Palavra e Sacramentos e seu advento no final dos tempos.

Embora este período seja penitencial, não é tão austero quanto a Quaresma. Durante este período, o Benedictus é dito no lugar Te Deum como o cântico dominical nas Matinas; o Gloria in Excelsis é omitido, exceto nos dias festivos; as flores não são colocadas sobre o altar, exceto no Terceiro Domingo (Gaudete) e em dias festivos; e o órgão é usado apenas para acompanhar a congregação e o coro. A Coleta para o Primeiro Domingo de Advento é dita após a Coleta do Dia em todos os cultos. Em Dias de Santos, a Coleta para o domingo anterior é adicionado como um memorial. Iniciando em 17 de dezembro, as grandes “Antífonas do Ó” são ditas antes e depois do Magnificat nas Vésperas e os sufrágios das Vésperas são omitidos. No Domingo, Segunda e Terça-feira Gaudete, paramentos de cor rosa podem ser usados no lugar dos paramentos de cor roxa.

A coroa de Advento

A iluminação de uma coroa do Advento, durante o período de Advento é uma cerimônia cristã que chegou até nós desde o tempo de Martinho Lutero. Assim como antes do nascimento de Cristo a luz da profecia a respeito de seu advento e sua obra redentora tornou-se cada vez mais brilhante, assim também, quanto mais perto nos aproximamos no Ano da Igreja da festa de sua Natividade, maior a quantidade de luz a brilhar na coroa de Advento. Esta cerimônia é útil para lembrar, examinar e ensinar o significado do Advento. A coroa de Advento pode ser feita com ramos verdes entrelaçados num aro de metal ou de madeira, formando, assim, uma coroa. A coroa pode ser pendurada no teto ou colocada sobre um pedestal. Um lugar apropriado para ela na igreja é diante do altar, pendurada no teto numa altura suficiente para caminhar embaixo. Por outro lado, ela pode ser colocada no lado norte ou sul do presbitério, preferencialmente no lado norte.

No ofício das Vésperas no sábado antes do Primeiro Domingo do Advento e em todos os cultos ao longo da semana até a Véspera do próximo Domingo, uma vela é acesa. Na semana seguinte, duas, na terceira semana três, e na quarta semana até a Véspera de Natal, quatro. Ela é removida antes da Primeira Véspera do Natal. Uma profecia messiânica apropriada pode ser lida ao acender a coroa ou em uma das leituras nos ofícios diários.

Fonte: LANG, Paul H. D. Ceremony and Celebration. Saint Louis: Concordia Publishing House, 1965. p. 153-154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário