07/11/2014

Comemoração de São Willibrord de Utrecht, Missionário – 7 de novembro

“São Willibrord pregando aos frísios”, Pieter Dierkx (1871-1950)
Hoje damos graças a Deus por seu servo e missionário Willibrord que evangelizou os povos dos Países Baixos. Esta comemoração chega até nós através do calendário santoral do Pastor Wilhelm Loehe (1808-1872).

Willibrord nasceu em Nortúmbria (Inglaterra) por volta de 658 e estudou na França e na Irlanda. Em 690, os cristãos anglo-saxões, cristianizados há um século, enviaram Willibrord com uma dúzia de companheiros para evangelizar as tribos germânicas do norte, na região da Frísia, que compreendia os atuais Países Baixos e ainda Flandres e Luxemburgo. Em 695, Willibrord foi consagrado bispo dos frísios, estabelecendo-se em Utrecht, onde continuou a trabalhar incansavelmente para a organização da Igreja e propagação do Evangelho naquelas terras. Willibrord enfrentou até perigo de morte ao destruir ídolos pagãos da região. Suas viagens missionárias alcançaram até a Dinamarca. Ele repousou em paz, em 7 de novembro de 739, em Echternach (localizada na atual Luxemburgo). Por seus esforços missionários, Willibrord é chamado de “Apóstolo da Frísia”.

LEITURAS:

† Salmo 115.9-15
† Isaías 55.1-5
† Atos 1.1-9
† S. Lucas 10.1-9


ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, nosso Deus, que chama quem tu quer e envia para onde tu escolhe. Damos graças a ti por enviar teu servo Willibrord para ser um apóstolo para os Países Baixos, para convertê-los da adoração de ídolos para servir a ti, o Deus vivo; e suplicamos-te que nos preserve da tentação de trocar a perfeita liberdade de teu serviço pela servidão a falsos deuses e ídolos de nossa própria criação; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário