31/10/2014

31 de Outubro – Dia da Reforma



LEITURA BÍBLICA

Então Jesus disse para os que creram nele: — Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (João 8.31-32 NTLH)

HINO: Castelo Forte (Hinário Luterano 165)

1.Castelo forte é nosso Deus,
defesa e boa espada;
da angústia livra desde os céus
nossa alma atribulada.
Investe Satã
com hábil afã
e sabe lutar
com força e ardil sem par;
igual não há na terra.

2.Sem força para combater,
teríamos perdido.
Por nós batalha e irá vencer
quem Deus tem escolhido.
Quem é vencedor?
Jesus Redentor,
o próprio Jeová,
pois outro Deus não há;
triunfará na luta.

3.O mundo venham assaltar
demônios mil, furiosos,
jamais nos podem assombrar,
seremos vitoriosos.
Do mundo o opressor,
com todo rigor
julgado ele está;
vencido cairá
por uma só palavra.

4.O Verbo eterno ficará,
sabemos com certeza,
e nada nos perturbará
com Cristo por defesa.
Se vierem roubar
os bens, vida e o lar —
que tudo se vá!
Proveito não lhes dá.
O céu é nossa herança.

ORAÇÃO

Jesus, meu Salvador, te agradeço por me libertar da punição dos meus pecados, tendo sofrido o castigado em meu lugar. Que a verdade da tua Palavra espalhe por todo o mundo, a fim de que todos possam ouvir e crer. Amém.

Evangelho do Dia da Reforma

“Jesus come com publicanos e pecadores”, ilustração de Alexandre Bida, em The Gospel Life of Jesus: With the Bida Illustrations. by Edward Eggleston. New York: Fords, Howard, & Hulbert, 1874.
Evangelho segundo S. Mateus 11.12-19

12   Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
13   Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.
14   E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.
15   Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.
16   Mas a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, gritam aos companheiros:
17   Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.
18   Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio!
19   Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Oração de Martinho Lutero


Senhor Jesus Cristo, tu és minha justiça,
eu, porém, sou teu pecado:

Levaste sobre ti o que é meu,
e deste a mim o que é teu.

Tomaste sobre ti o que não eras,
e deste a mim o que eu não era.

Senhor Jesus Cristo, permaneço contigo
e a ti me prendo e em ti creio;
pois tu somente és o que importa.

Depois quero ir e confrontar-me
com os dez mandamentos e aplicar-me a boas obras.

Mas o principal será que a ti me atenha
e que por ti me seja doada a vida eterna.

Dia da Reforma – 31 de outubro de 2014

“Sermão de Martinho Lutero” detalhe de um retábulo (1547) de Lucas Cranach, o Velho (1472-1553), na Igreja Santa Maria em Wittenberg.
O Filho de Deus nos libertou do pecado e da morte através da sua Graça

"A sabedoria é justificada por suas obras" (Mt 11.19), e a verdadeira sabedoria de Deus, Jesus Cristo, o Filho encarnado, nos justifica por suas obras. Ele prepara o seu caminho pela pregação de arrependimento, mesmo que Ele tenha sofrido a violência da Lei e se entregado voluntariamente aos homens violentos, a fim de que possamos comer e beber com Ele em seu Reino e ficar "para sempre em casa" (Jo 8.35). Ele é "um amigo de publicanos e pecadores" (Mt 11.18-19), e nos resgatou através da sua graça da escravidão do pecado e da morte. Através da proclamação de seu Evangelho eterno "aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo" (Ap 14.6), "se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus" (Rm 3.21), "para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rm 3.26). Ouvindo este Evangelho de Cristo Jesus, "a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé" (Rm 3.25), "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32).

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Apocalipse 14.6-7
† Salmo: Salmo 46 (antífona v. 7)
† Epístola: Romanos 3.19-28
† Santo Evangelho: S. João 8.31-36 ou S. Mateus 11.12-19


ORAÇÃO DO DIA:


Todo-Poderoso e gracioso Senhor, derrama o teu Espírito Santo sobre o teu povo fiel. Mantém-nos firmes em tua graça e verdade, protege e livra-nos em momentos de tentação, defende-nos contra todos os inimigos e concede à tua Igreja a tua paz salvadora; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

28/10/2014

Simão Cananeu e Judas Tadeu, Apóstolos


Simão e Judas. Se tivéssemos algumas boas histórias sobre eles, ainda que elas pudessem ser um pouco imaginadas, como histórias dos santos, por vezes, tendem a ser. Isso poderia ao menos fornecer para nós algum exemplo moral importante. “Agora vá e seja como São Simão e/ou São Judas”. Sinto muito, isto certamente não existe. Então, o que é que vamos fazer de São Simão e São Judas?
Não conseguiríamos nada mais inverso fazendo esta pergunta. Pergunta errada. A única boa pergunta é aquela uma que o Senhor, de fato, nos deu a resposta. O que Ele faz de Simão e Judas? Aqui estamos em terra firme. O Senhor os tornou apóstolos. Simão e Judas são nomeados na lista de apóstolos. Eles estavam lá quando Ele instituiu o Santo Ministério, o Santo Batismo, a Santa Ceia e a Santa Absolvição. Não só estavam lá, eles foram instituídos como apóstolos para o ofício do santo ministério. Sem sombra de dúvidas – eles são claramente identificados: Simão, o Zelota - não Simão Pedro - e Judas Tadeu.

- Rev.Dr. Norman Nagel, professor emérito do Concordia Seminary, St. Louis, Missouri (EUA), em Selected Sermons of Norman Nagel: From Valparaiso to St. Louis (St. Louis: Concordia Publishing House, 2004. p. 300, 301)

Evangelho do Dia – Festa de São Simão e São Judas

Martírio de São Judas e São Simão

Evangelho segundo S. João 15. (12-16) 17-21

12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa de São Simão e São Judas, Apóstolos – 28 de outubro

São Simão e São Judas (c. 1320), Simone Martini Simone Martini (1284-1344)

Nas listas dos doze apóstolos (Mt 10.2-4, Mc 3.16-19, Lc 6.14-16, At 1.13), a décima e décima primeira posição são ocupadas por Simão, o Zelote (ou “Cananeu”) e Judas (não o Iscariotes, mas “de Tiago”), que era possivelmente também conhecido como Tadeu. De acordo com a tradição cristã primitiva, Simão e Judas viajaram juntos como missionários para a Pérsia, onde foram martirizados. É provavelmente por esta razão, ao menos em parte, que estes dois apóstolos são comemorados no mesmo dia. Simão não é mencionado no Novo Testamento além das listas dos doze apóstolos. Desta forma, ele é lembrado e honrado por causa de seu ofício, e, por isso, permanece diante de nós – na eternidade, assim como em sua vida e ministério na terra – em nome e lugar de Cristo Jesus, nosso Senhor. Rendemos graças a Deus pelo chamado e envio de Simão, juntamente com Judas e todos os apóstolos, para pregar e ensinar o Santo Evangelho, proclamar o arrependimento e o perdão, e batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Jo 4.1-2; Mt 10; 28.16-20; Lc 24.46-49). Judas aparece no Evangelho de João (14.22) na noite da traição de nosso Senhor e no início de sua Paixão, perguntando a Jesus por que razão ele deveria se manifestar aos discípulos e não ao mundo. A resposta que Jesus dá a esta pergunta é a ênfase pertinente para este dia festivo: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14.23). Seguramente, tanto Judas quanto Simão exemplificaram, na vida e na morte, seu amor por Jesus e sua fé na Palavra. Nós não apenas estamos assim fortalecidos em nossa fé e vida cristã com o exemplo deles, mas somos, acima de tudo, encorajados pela fidelidade do Senhor em manter sua promessa de levá-los para fazer morada junto dele no céu. Lá eles vivem com Ele para sempre, onde devemos nos juntar a eles algum dia.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Jeremias 26.1-16
† Salmo: Salmo 43 (antífona vers. 5b)
† Epístola: 1 Pedro 1.3-9
† Santo Evangelho: S. João 15. (12-16) 17-21

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, tu escolheste os teus servos Simão e Judas para serem enumerados na gloriosa companhia dos apóstolos. Assim como eles foram fiéis e zelosos em sua missão, assim também possamos nós, com ardente devoção, tornar conhecido o amor e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 857)

27/10/2014

Deus abençoe nossa Presidente.


Divino Salvador,
contempla com favor
nosso país.
Dá-nos justiça e paz,
governo bom, capaz,
pátria em que nos apraz
viver feliz.
(Hinário Luterano, 513 .1)

26/10/2014

Evangelho Dominical – Vigésimo Domingo após Pentecostes (Próprio 25 – Ano A)

“Cristo e os Fariseus”, Ernst Karl Georg Zimmermann (1852–1901)

Evangelho segundo S. Mateus 22.34-46

34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
41 Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus:
42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi.
43 Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo:
44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés?
45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
46 E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

25/10/2014

Vigésimo Domingo após Pentecostes – 26 de outubro de 2014 (Próprio 25 – Ano A)

“Moisés recebendo as tábuas da lei” (1868), João Zeferino da Costa (1840-1916)
Em divino e santo amor, o Senhor Jesus nos santifica pelo Evangelho de sua Cruz
O povo de Deus deve ser santo como Ele é santo. Portanto, devemos temer, amar e confiar nele acima de todas as coisas, e nessa fé "amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 19.18). Esta fé em Deus e amor ao próximo são os dois grandes mandamentos dos quais "dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.40). O Senhor, nosso Deus, cumpriu sua Lei em nosso lugar - em seu grande amor por nós, de todo seu coração, alma e mente, e num corpo de carne e sangue como o nosso. O Senhor de Davi tornou-se o Filho de Davi, para que todos os nossos inimigos fossem colocados debaixo de seus pés e para que Nele possamos ser exaltado à mão direita de Deus (Mt 22.43-45). Por isso os seus servos carregam sua cruz em fé e amor. Por causa do Evangelho eles sofrem perseguição por suas obras, suportando suas dificuldades com mansidão, "como a ama que cria seus filhos" (1 Ts 2.7). Da mesma forma e com terna afeição, eles exortam e consolam "como pai a seus filhos" (1 Ts 2.11-12).

Cor litúrgica: Verde

LEITURAS:
 
† Antigo Testamento: Levítico 19.1-2,15-18
† Salmo: Salmo 1 (antífona v. 1a)
† Epístola: 1 Tessalonicenses 2.1-13
† Santo Evangelho: S. Mateus 22.34-46


ORAÇÃO DO DIA:
 
Ó Deus, que nos ordenaste amar a ti acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, concede-nos o Espírito para pensar e fazer o que é agradável a ti, a fim de que nossa fé em ti nunca vacile e nosso amor uns pelos outros nunca enfraqueça; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Comemoração de Dorcas, Lídia e Febe, Mulheres Fiéis – 25 de outubro


Essas mulheres foram cristãs exemplares que demonstraram sua fé através do sustento material da Igreja. Dorcas (também conhecido como Tabita) era bem conhecida e muito amada por seus atos de caridade na cidade de Jope, especialmente por fazer roupas para os pobres. Quando Dorcas morreu repentinamente, os membros de sua congregação enviaram mensageiros à cidade vizinha de Lida para o Apóstolo Pedro, que veio e a levantou dos mortos (Atos 9.36-41). Lídia era uma mulher de Tiatira, que trabalhava em Filipos vendendo uma famosa tintura púrpura que tinha grande demanda no mundo antigo. Ela também era uma mulher que “servia a Deus” na sinagoga local. Quando o apóstolo Paulo a encontrou em oração, entre outras mulheres prosélitas, sua pregação da Palavra trouxe Lídia à fé em Cristo. Ela e suas amigas tornaram-se assim o núcleo da comunidade cristã em Filipos (Atos 16.13-15, 40). Febe era outra mulher fiel associada com o apóstolo Paulo. Ela era uma diaconisa de Cencreia (o porto de Corinto), a quem Paulo enviou para a igreja em Roma com a responsabilidade de entregar sua Epístola aos Romanos. Nela, ele escreve sobre seu apoio ao trabalho da Igreja Primitiva (Romanos 16.1).

LEITURAS:

† Salmo 100
† Malaquias 3.16-18
† Atos 16.11-15
† S. Lucas 8.1-3


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, tu inspiraste à compaixão os corações de tuas amadas servas Dorcas, Lídia, e Febe para manter e suster a tua Igreja através de suas obras devotadas e caritativas. Concede-nos a mesma vontade de amar a ti, abra os nossos olhos para vê-lo na pequenez e fortalece nossas mãos para servir a ti nos outros; por amor de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 847, 848)

23/10/2014

Evangelho do Dia – São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir

“Cristo Ensinando na Sinagoga em Nazaré”, Gerbrand van den Eeckhout (1621-1674)
Evangelho segundo S. Mateus 13.54-58

54 E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?
55 Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?
56 Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?
57 E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.
58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa de São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir – 23 de outubro


São Tiago de Jerusalém (ou “Tiago, o Justo”) é referido por São Paulo como “o irmão do Senhor” (Gálatas 1.19). Alguns teólogos modernos acreditam que Tiago era filho de José e Maria e, portanto, um irmão biológico de Jesus. Mas na maior parte da Igreja (historicamente, e ainda hoje), o termo de Paulo “irmão” é entendido como “primo” ou “parente”, e Tiago é tido como o filho de uma irmã de José ou Maria, que ficou viúva e foi morar com eles. Juntamente com outros familiares de nosso Senhor (exceto sua mãe), Tiago não cria em Jesus até sua ressurreição (João 7.3-5; 1 Coríntios 15.7). Depois de se tornar um cristão, Tiago foi elevado a uma posição de liderança dentro da primeira comunidade cristã. Sobretudo após a saída de São Pedro de Jerusalém, Tiago foi reconhecido como o bispo da Igreja naquela cidade santa (Atos 12.17; 15.12 ss.). Segundo o historiador Josefo, Tiago foi martirizado em 62 d. C., sendo apedrejado até a morte pelos saduceus. Tiago foi o autor da Epístola no Novo Testamento que leva o seu nome. Nela, ele exorta seus leitores a permanecerem firmes na única fé verdadeira, mesmo diante de sofrimento e tentação, e viver a vida pela fé que há em Cristo Jesus. Tal fé, ele deixa claro, é uma coisa operante e ativa, que nunca cessa de fazer o bem, confessar o Evangelho com palavras e ações, e arrisca a sua vida, tanto agora como sempre, na cruz.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:
† Primeira Leitura: Atos 15.12-22a
† Salmo: Salmo 133 (antífona vers. 1)
† Epístola: Tiago 1.1-12
† Santo Evangelho: S. Mateus 13.54-58


ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, pastor do teu povo, tu levantaste Tiago, o Justo, irmão de nosso Senhor, para liderar e orientar a tua Igreja. Concede que possamos seguir o seu exemplo de oração e reconciliação e sermos fortalecido pelo testemunho de sua morte; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p 841, 842)

22/10/2014

O nosso pecado deve ser o próprio pecado de Cristo

“A Crucificação” (1512—1516), na tábua central do Retábulo de Issenheim, por Matthias Grünewald (1470-1528)

“João Batista chama Cristo de "o Cordeiro de Deus" (João 1.29). Ele é, naturalmente, inocente, porque Ele é o Cordeiro de Deus sem mancha ou defeito. Mas pelo fato dele carregar os pecados do mundo, sua inocência é esmagada com os pecados e a culpa de todo o mundo. Seja qual for o pecado que eu, você e todos nós temos cometido ou podemos cometer no futuro, eles são todos do próprio Cristo, como se ele próprio os tivesse cometido. Em suma, o nosso pecado deve ser o próprio pecado de Cristo, ou pereceremos eternamente.”

-- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja (Preleções acerca da Epístola aos Gálatas, 1535 – LW 26,278)

18/10/2014

Décimo Nono Domingo após Pentecostes – 19 de outubro de 2014 (Próprio 24 – Ano A)

“Mostrando o dinheiro do tributo” (entre 1600 e 1640), Após Peter Paul Rubens (1577–1640)

Somos recriados à imagem de Deus através da cruz de Cristo

Conspirando contra Jesus, os fariseus "consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra", então lhe perguntaram sobre o pagamento de tibutos a César (Mt 22.15). O Senhor apontou a moeda do tributo e respondeu que devemos dar "a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mt 22.21). Porém se moedas com a imagem de César deve ser entregues a ele, então o homem - que é feito à imagem de Deus - deve ser entregue ao Senhor. Esse tributo é pago por nós pelo Senhor Jesus, a imagem de Deus na carne, através de seu sacrifício na cruz. E a partir de sua cruz, como o ungido do Senhor, Ele reina como o verdadeiro César sobre todas as nações "desde o nascente do sol, e desde o poente" (Is 45.6). O Senhor chamou uma vez e ungiu Ciro "para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis" (Is 45.1). Agora pela pregação do Evangelho "em poder, e no Espírito Santo" (1 Ts 1.5), os estrangeiros de todo o mundo são convertidos a Deus, para servirem “o Deus vivo e verdadeiro” (1 Ts 1.9-10).

Cor litúrgica: Verde

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 45.1-7
† Salmo: Salmo 96.1-9 (10-13) (antífona v. 9a)
† Epístola: 1 Tessalonicenses 1.1-10
† Santo Evangelho: S. Mateus 22.15-22

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, protetor de todos que confiam em ti, tem misericórdia de nós a fim de que, tendo a ti como aquele que nos governa e orienta, possamos passar através das coisas deste mundo de tal forma que não percamos as eternas; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Evangelho Dominical – Décimo Nono Domingo após Pentecostes (Próprio 24 – Ano A)

“O Dinheiro do Tributo” (entre 1886 e 1894), James Tissot (1836–1902)

Evangelho segundo S. Mateus 22.15-22

15 Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra.
16 E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens.
17 Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não?
18 Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?
19 Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário.
20 E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição?
21 Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
22 Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram-se.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Evangelho do Dia – Festa de São Lucas, Evangelista

“Cristo envia os setenta discípulos de dois em dois”, James Tissot (1836-1902)

Evangelho segundo S. Lucas 10.1-9

1   Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.
2   E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
3   Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4   Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho.
5   Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!
6   Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.
7   Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa.
8   Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido.
9   Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa de São Lucas, Evangelista – 18 de outubro

“São Lucas Evangelista” (1478), Gabriel Mälesskircher c. 1425-1495)
São Lucas, o médico amado, como é chamado por São Paulo (Cl 4.14), nos presenteia com Jesus, cujo sangue provê o remédio da imortalidade. Lucas viajou com Paulo durante a segunda viagem missionária, juntando-se a ele após Paulo receber chamado da Macedônia para levar o Evangelho para a Europa (At 16.10-17). Lucas muito provavelmente ficou em Filipos por sete anos, juntando-se novamente a Paulo no final da terceira viagem missionária na Macedônia. Viajou com Paulo a Trôade, Jerusalém e Cesareia, onde Paulo foi preso por dois anos (At 20.5 – 21.18). Enquanto estava em Cesareia, Lucas pode ter pesquisado o material que ele usou em seu Evangelho. Depois, Lucas acompanhou Paulo em sua viagem a Roma (At 27.1 – 28.16). Especialmente belas no Evangelho de Lucas são as histórias do Bom Samaritano (Lc 10.29-37), do filho pródigo (Lc 15.11-32), do homem rico e Lázaro (Lc 16.19-31), e do fariseu e o cobrador de impostos (Lc 18.9-14). Somente Lucas fornece um relato detalhado do nascimento de Cristo (Lc 2.1-20) e os cânticos de Maria (Lc 1.46-55), de Zacarias (Lc 1.68-79) e de Simeão (Lc 2.29-32). Para mostrar como Cristo continuou seu trabalho na Igreja Primitiva através dos apóstolos, Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos. Mais de um terço do Novo Testamento vem das mãos do evangelista Lucas.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 35.5-8
† Salmo: Salmo 147.1-11 (antífona vers. 12)
† Epístola: 2 Timóteo 4.5-18
† Santo Evangelho: S. Lucas 10.1-9


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, nosso Pai, teu bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico da alma. Concede que o remédio curativo do Evangelho e dos Sacramentos possam afastar as doenças de nossas almas para que, com coração voluntário possamos amar e servi-lo; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 826)

17/10/2014

Comemoração de Santo Inácio de Antioquia, Pastor e Mártir – 17 de outubro


Inácio foi bispo de Antioquia, na Síria, no início do século II d. C., e um mártir cristão precoce. Próximo ao final do reinado do imperador romano Trajano (98-117 d. C.), Inácio foi preso, levado acorrentado para Roma e posteriormente jogado às feras na arena. No caminho para Roma, escreveu cartas aos cristãos de Éfeso, Magnésia, Trales, Roma, Filadélfia e Esmirna, bem como a Policarpo, bispo de Esmirna. Nas cartas, que têm um tom maravilhosamente pastoral, Inácio alertou contra algumas heresias (falsos ensinamentos). Ele também enfatizou várias vezes a plena humanidade e divindade de Cristo, a realidade da presença corporal de Cristo na Ceia do Senhor, a autoridade suprema do bispo, e a unidade da Igreja encontrada em seus bispos. Inácio foi o primeiro a utilizar a palavra católica para descrever a universalidade da Igreja. Seu cristocentrismo, sua coragem diante do martírio e seu zelo pela verdade contra a falsa doutrina são um legado permanente para a Igreja.

LEITURAS:

† Salmo 31.1-5
† Isaías 43.16-21
† Romanos 8.35-39
† São João 12.23-26


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, louvamos o teu nome pela vida de Inácio de Antioquia, pastor e mártir. Ele se ofereceu como grão de trigo para ser moído pelos dentes das feras, para que pudesse apresentar o pão puro do sacrifício. Aceita o tributo voluntário de tudo o que somos e tudo o que temos, e concede-nos uma porção na oferta pura e imaculada de teu Filho, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 822, 823)

12/10/2014

Evangelho Dominical – Décimo Oitavo Domingo após Pentecostes (Próprio 23 – Ano A)


Evangelho segundo S. Mateus 22.1-14

1  De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:
2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
3 Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.
4 Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.
5 Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
6 e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.
7 O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.
8 Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.
10 E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.
11 Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial
12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.
13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Décimo Oitavo Domingo após Pentecostes – 12 de outubro de 2014 (Próprio 23 – Ano A)


Revestidos da justiça de Cristo, participamos de sua festa de casamento

Através da sua cruz e ressurreição, o Senhor tragou a morte para sempre, e através de seu Evangelho Ele enxugará “as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo" (Is 25.8). Por isso, "na sua salvação exultaremos e nos alegraremos" (Is 25.9). No monte do Senhor dos Exércitos - na sua Igreja na terra, assim como no reino dos céus - Ele tem dado "a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos" (Is 25.6). Esta a régia e grandiosa festa de casamento do Filho de Deus, “e tudo está pronto" (Mt 22.1, 4). Desta forma, seus servos são enviados para as encruzilhadas dos caminhos para convidar e reunir todos quantos encontrarem, "tanto maus como bons", para encher a sala do banquete com os convidados (Mt 22.8-10). No Santo Batismo, o Senhor veste a todos com a "veste nupcial" da sua perfeita justiça (Mt 22.11). Portanto, "não vos inquieteis com nada, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus", e "alegrar-se sempre no Senhor" (Fp 4.4-6).

Cor litúrgica: Verde

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 25.6-9
† Salmo: Salmo 23 (antífona v. 5a)
† Epístola: Filipenses 4.4-13
† Santo Evangelho: S. Mateus 22.1-14

 
ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que nos convidas a crer em ti para nossa salvação, trata conosco, não com a severidade do teu juízo, mas com a grandeza da tua misericórdia; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.