29/09/2015

Deus designa nossos anjos para cada um de nós

"O Anjo da Guarda" (1615), Domenichino (1581–1641)
 O bem-aventurado Johann Gerhard (1582-1637), grande Pai do Luteranismo Confessional, assim escreveu sobre os anjos:

"Qual é a atitude [dos anjos] em relação aos seres humanos? Isto o Senhor Jesus Cristo revela com uma palavra quando Ele os chama de "seus anjos", isto é, anjos dos pequeninos, os servos das crianças e todos os crentes. ... Eles prestam esse serviço a todos os cristãos de diversas maneiras. Quando somos crianças, Deus designa nossos anjos para cada um de nós, como Cristo nos diz no santo evangelho. Quando ficamos mais velhos e seguimos nosso próprio caminho, ou seja, andamos nos caminhos da nossa vocação, Deus também designa anjos para nós (Sl 91.11,12). Quando dormimos, os anjos nos assistem e protegem contra o diabo. Quando morremos, eles levam a nossa alma para o seio de Abraão (Lc 16.22). Sua proteção está sobre nós do começo ao fim da vida . ... Por que os anjos servem prontamente aos crentes visto que são muito mais nobres e superiores do que nós?

(1)    Porque eles são confirmados no bem e, por essa razão, obedecem alegremente e plenamente a vontade de Deus. A vontade e a ordem de Deus é que eles nos sirvam (Hb 1.14). As hostes dos céus — sol, a lua e as estrelas — mantém a ordem dada por Deus por causa dos seres humanos. Ainda mais as hostes celestiais dos santos anjos manterão esta ordem.

(2)    Porque a nossa natureza é ressuscitada em Cristo acima de todos os anjos e arcanjos (Ef 1.20, 21; Hb 1.4). Portanto, os anjos não se recusam a servir-nos, em honra à natureza humana assumida por Cristo. Assim como uma raça inteira é honrada por meio de um casamento, assim também as bodas do Filho de Deus com a humanidade restaurou a honra da raça humana (Mt 22.2). É de admirar, então, que os anjos nos servem, uma vez que o Filho de Deus, o Senhor dos anjos, veio para a terra para que Ele pudesse nos servir?

(3)    Porque o amor é puro e perfeito nos anjos, eles nos servem alegremente, assim como o Senhor, que é amor (1 Jo 4.8), em cuja imagem os anjos foram criados, e que declarou: "Eu me alegrarei em fazer -lhes o bem "(Jr 32.41).

(4)    Finalmente, pela razão de que nós seremos um dia com eles no céu e nos juntaremos ao seu coro de louvor a Deus, os anjos estão felizes em nos servir aqui na terra."

-- Sermão de Johan Gerhard sobre Mateus 18.1-11 (Fred H. Lindemann. The Sermon and the Propers, volume IV: Trinity Season – Second Half. St. Louis: Concordia Publishing House​, 1959. p. 72, 74-75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário