30/01/2015

A Epístola para o 4º Domingo após Epifania e o Livro de Concórdia

“São Paulo Escrevendo” (c. 1520), Pier Francesco Sacchi (c. 1485 - 1528)

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.” (1 Co 8.9,11)

“O evangelho não aconselha quanto a diferença de veste, comida e abdicação de propriedade. Essas coisas são tradições humanas com respeito a todas as quais foi dito: “Não é comida que nos recomendará a Deus” [1 Co 8.8]. Razão Por que não são cultos justificantes nem perfeição. Quando são apresentadas recobertas com esses títulos, são até, pelo contrário, meras doutrinas de demônios.” (CA XXVII)

“Cremos, ensinamos e confessamos, outrossim, que nenhuma igreja deve condenar outra por ter menos ou mais cerimônias externas não ordenadas por Deus do que outra, se quanto ao mais existe concórdia entre elas na doutrina e em todos os artigos dela, como também no uso correto dos santos sacramentos, segundo a bem conhecida sentença: Dissonantia ieiunii non dissolvit consonantiam fidei, discordância no jejum não destrói concordância na fé.” (FC-Ep X)

29/01/2015

Quarto Domingo após Epifania – 01 de fevereiro de 2015 (Ano B)

Estudo para "Jesus in Capernaum" (1885), na Pinacoteca do Estado de São Paulo, por Rodolpho Amoêdo (1857 - 1941)
Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Deus na carne, purifica a nossa consciência do pecado

Assim como havia prometido, o Senhor nosso Deus levantou "um Profeta" como Moisés, a saber, Jesus, nosso irmão na carne. "A ele ouvirás", pois a Palavra do Senhor está "na sua boca" (Dt 18.15-18). De fato, Ele é mais do que um profeta: Ele é a Palavra encarnada e ensina "como quem tem autoridade e não como os escribas" (Mc 1.22, 27). Ele entra "na sinagoga" de Sua Igreja e proporciona o verdadeiro descanso sabático, usando sua autoridade para silenciar e expulsar "aos espíritos imundos" (Mc 1.21-27). Através da Sua Palavra da Cruz Ele remove as acusações da lei e do diabo, e purifica a nossa consciência diante de Deus Pai, "de quem são todas as coisas e para quem existimos". Por isso, estamos agora libertos da escravidão e confiados a Deus por um só Senhor, Jesus Cristo, "por quem tudo existe e por quem nós vivemos também" (1 Co 8.6). Portanto, usem a liberdade para cuidar de seus irmãos e irmãs, não lhes fazendo tropeçar nem ferindo suas consciências (1 Co 8.9-12), mas lhes purificando e fortalecendo com o Evangelho.

Cor: Verde

LEITURAS:


† Antigo Testamento: Deuteronômio 18.15-20
† Salmo: Salmo 111 (antífona v. 3)
† Epístola: 1 Coríntios 8.1-13
† Santo Evangelho: S. Marcos 1.21-28


ORAÇÃO DO DIA:


Todo-poderoso Deus, que sabes que vivemos em meio a muitos perigos, de tal forma que não podemos ficar de pé por causa da nossa fragilidade, concede força e proteção para nos auxiliar em todos os perigos e guia-nos através de todas as tentações; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

27/01/2015

Comemoração de São João Crisóstomo, Pregador - 27 de janeiro

“São João Crisóstomo pregando para a Imperatriz Eudóxia”, (c. 1880) Joseph Wencker, Musée Crozatier , Le Puy-en-Velay, França.

 Chamado pelo nome adicional de Crisóstomo, que significa “Boca de ouro”, em grego, São João foi uma autoridade que mais se distingue na igreja cristã do século IV. Nascido em Antioquia por volta do ano 347, João foi instruído na fé cristã por sua piedosa mãe, Antusa. Depois de servir em uma série de ofícios cristãos, incluindo acólito e leitor, João foi ordenado presbítero e lhe foram atribuídas responsabilidades de pregação. Suas mensagens simples, mas diretas, encontraram uma audiência muito além de sua cidade natal. Em 398, João Crisóstomo foi feito Patriarca de Constantinopla. Sua determinação de reformar a igreja, o tribunal e a cidade o colocaram em conflito com as autoridades estabelecidas. Consequentemente, ele foi exilado de sua cidade adotiva. Apesar de removido de suas paróquias e povo, continuou escrevendo e pregando até o momento de sua morte em 407. É relatado que suas últimas palavras foram: “Glória a Deus por todas as coisas. Amém.”

LEITURAS:

† Salmo 49.1-8
† Jeremias 42.1-6
† 1 Coríntios 12.31–13.7
† S. Lucas 21.12-15

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, tu deste a teu servo João Crisóstomo graça para anunciar o Evangelho com eloquência e poder. Como bispo de grandes congregações de Antioquia e de Constantinopla, João suportou destemidamente a desonra para a honra de teu nome. Misericordiosamente concede aos bispos e pastores de tua igreja que sejam como João na pregação e na fidelidade em seu ministério da Palavra para o teu povo, e concede que nós todos sejamos participantes da natureza divina através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1158)

19/01/2015

19 de janeiro - Dia de Martin Luther King Jr.




Hoje lembramos o Rev. Dr. Martin Luther King Jr., e seu trabalho inspirador para pôr fim à discriminação racial contra os afro-americanos. Apresentamos um trecho da sua famosa "Carta da Prisão de Birmingham", na qual ele escreveu:

"Espero que a igreja como um todo enfrente o desafio nessa hora decisiva. Mas mesmo que a igreja não venha ajudar a justiça, não perco a esperança no futuro... Ganharemos nossa liberdade porque a herança sagrada de nosso país e a eterna vontade de Deus estão incorporadas nas nossas sonoras exigências."

Leia toda a carta: http://ow.ly/HBcIc

18/01/2015

Segundo Domingo após Epifania

"Deus aparece em uma visão noturna ao menino profeta Samuel", Harry Anderson (1906-1996)

"Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve." (1 Sm 3.9)

Evangelho Dominical – Segundo Domingo após Epifania (Ano B)


Evangelho segundo S. João 1.43-51

43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galileia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me.
44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
50 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás.
51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

17/01/2015

Segundo Domingo após Epifania – 18 de janeiro de 2015 (Ano B)

"Natanael vem até Jesus" (Escola Inglesa)

O Senhor Deus está contigo e se revela a você pela pregação da Sua Palavra

O Senhor Jesus chama Filipe e Natanael para vir e ver que Ele é "o Filho de Deus" e "o Rei de Israel" (Jo 1.43-49). Eles verão até "coisas maiores do que estas" (Jo 1.50). O Corpo de Cristo é o Templo de Deus na terra e por Seu sacrifício sacerdotal, os céus serão abertos a todos os que creem e são batizados nele. Por isso, Ele chama Filipe e Natanael, primeiramente para ouvir a Sua Palavra e depois falar como Apóstolos, da mesma forma que o Senhor uma vez chamou Samuel e o confirmou "como profeta do Senhor" (1 Sm 3.20). Assim como o Senhor estava com Samuel "e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra" (1 Sm 3.19), Ele também acompanha e confirma os pregadores da Sua Palavra em nossos dias. Deste modo, "vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós" (1 Co 6.19) através do Evangelho que é pregado a você. Visto que seu corpo pertence ao Corpo de Cristo, é destinado "para o Senhor" e será ressuscitado assim como Ele, "glorificai, pois, a Deus no vosso corpo" (1 Co 6.13-20). — Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod).

Cor: Verde

LEITURAS:

† Antigo Testamento: 1 Samuel 3.1-10 (11-20)
† Salmo: Salmo 139.1-10 (antífona v. 14)
† Epístola: 1 Coríntios 6.12–20
† Santo Evangelho: S. João 1.43-51

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que governas todas as coisas nos céus e na terra, com misericórdia escuta as orações do teu povo e concede-nos a tua paz durante todos os nossos dias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia)

06/01/2015

Evangelho do Dia – Festa da Epifania

“Adoração dos Magos” (1638), Pieter Fransz. de Grebber (c.1600-53)
Evangelho segundo S. Mateus 2.1-12

2.1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;
4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.
5 Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.
9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.
11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa da Epifania de Nosso Senhor – 6 de janeiro de 2015

“Adoração dos Magos” (c.1833-36), , Jean Pierre Granger (1779-1840)
O Senhor Deus é manifestado no Filho encarnado

A Festa da Epifania se concentra na visita dos Magos do Oriente. É o "Décimo Terceiro Dia" de Natal e também o início de um novo período litúrgico. Enquanto o Natal se concentrou na Encarnação do Senhor - em Deus se tornando carne -, a Epifania e todo o período enfatizam a manifestação (ou auto-revelação) de Deus na carne de Jesus Cristo. O próprio Senhor entrou em nossas trevas e resplandece sobre nós com o brilho de sua luz verdadeira (Is 60.1-2). Ele faz isso especialmente através de sua Palavra do Evangelho, a qual Ele faz com que seja proclamada em sua Igreja na terra, não apenas para judeus, mas também para gentios (Ef 3.8-10). Assim como os Magos foram guiados pelas promessas da Sagrada Escritura para encontrar e adorar o Menino Jesus com sua mãe na casa (Mt 2.5-11.), assim também o Senhor chama discípulos de todas as nações, por meio da pregação de sua Palavra , para encontrá-lo e adorá-lo em sua Igreja (Is 60.3-6). Com o ouro eles confessam a sua realeza; com incenso, sua divindade; e com mirra, o sacrifício sacerdotal de Jesus (Mt 2.11).

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 60.1-6
† Salmo: Salmo 72.1-11 (12-15) (antífona v. 18)
† Epístola: Efésios 3.1-12
† Santo Evangelho: S. Mateus 2.1-12


ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, pela direção de uma estrela tornaste conhecido o teu Filho unigênito àqueles que não faziam parte do teu povo. Dirige a nós, que o conhecemos pela fé, a desfrutar nos céus da plenitude da sua divina presença; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

01/01/2015

Evangelho do Dia - Festa da Circuncisão e Nome de Jesus


“Circuncisão de Jesus” (1586), Giorgio Picchi (c. 1555-1605)
Evangelho segundo S. Lucas 2.21

Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa da Circuncisão e Nome de Jesus – 1º de janeiro de 2015

“Glorificação do Nome de Jesus” (1629-1639), Anthonis Sallaert (1594-1650)
O Senhor Jesus é circuncidado para cumprir a lei, derramando seu sangue por nós

A circuncisão, a aliança que Deus fez com Abraão e sua posteridade, selava suas promessas e bênçãos na carne, mas também significava o fardo da Lei. Quando o Senhor Jesus veio na carne para resgatar seu povo, Ele se sujeitou a essa Lei, a fim de cumprir a lei e libertar todas as pessoas da escravidão. "Deram-lhe o nome de JESUS" (Lc 2.21), pois Ele veio salvar o seu povo dos seus pecados. Jesus derramou seu sangue primeiramente em nosso favor quando foi circuncidado, prenunciando assim seu derramamento de sangue quando se sacrificou sobre a Cruz. Somos "justificados por fé" no seu sangue (Gl 3.24). Por isso, "sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa" (Gl 3.29), não pela circuncisão de nossa carne, mas na carne e sangue de Cristo Jesus, o verdadeiro Descendente de Abraão. "Batizados em Cristo", pertencemos a Ele e estamos revestidos e cobertos por sua justiça (Gl 3.27). O Santo Batismo é a verdadeira circuncisão não feita por mão, através do qual o Senhor Jesus coloca seu nome em nós e nos abençoa (Nm 6.22, 27). — Traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod)

Cor litúrgica: Branca


LEITURAS:

† Antigo Testamento: Números 6.22-27
† Salmo: Salmo 8 (antífona v. 9)
† Epístola: Gálatas 3.23-29
† Santo Evangelho: S. Lucas 2.21


ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, fizeste com que teu amado Filho nosso Salvador, estivesse sujeito à lei, e levaste-o a derramar seu sangue por nós. Concede-nos a verdadeira circuncisão do Espírito para que nossos corações possam ser purificados de todos os pecados; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Culto Luterano - Lecionários (Editora Concórdia)