28/02/2015

Segundo Domingo na Quaresma


O que significa: Tome sua cruz? Equivale a dizer: suporte tudo o que é desagradável; assim poderá me seguir. Pois assim que começar a me seguir em meus exemplos e mandamentos, achará muitos contraditores, muitos que quererão impedi-lo dissuadi-lo, e isso entre aqueles mesmos que parecem acompanhar a Cristo.

-- Santo Agostinho de Hipona (354-430), pastor e teólogo

24/02/2015

Evangelho do Dia – Festa de São Matias

“Cristo no Jardim do Getsêmani” (1890), Heinrich Hofmann

Evangelho segundo S. Mateus 11.25-30
25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Festa de São Matias, Apóstolo – 24 de fevereiro

“Apóstolo Matias”, Giovanni Francesco Barbieri (Il Guercino , 1591-1666)

São Matias é um dos apóstolos menos conhecidos. De acordo com os Pais da Igreja Antiga, Matias foi um dos setenta e dois enviados por Jesus em Lucas 10.1-20. Depois da ascensão, Matias foi escolhido, por sorteio, para preencher a vaga dos Doze em decorrência da morte de Judas Iscariotes (Atos 1.16-25). A tradição da Igreja Primitiva situa Matias em uma série de locais. Alguns historiadores sugerem que ele foi para a Etiópia, outros o situam na Armênia, a primeira nação a adotar o cristianismo como uma religião nacional. Martirizado por causa da sua fé, Matias pode ter encontrou a morte em Cólquida, na Ásia Menor, por volta do ano 50 d. C. A Igreja de São Matias em Tréveris (Trier, em alemão), na Alemanha, reivindica a honra de ser o local de enterro final de Matias, o único dos Doze a ser enterrado ao norte dos Alpes europeu.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 66.1-2
† Salmo: Salmo 134 (antífona Salmo 133.1)
† Segunda Leitura: Atos 1.15-26
† Santo Evangelho: S. Mateus 11.25-30


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que escolheste teu servo Matias para ser contado entre os Doze, concede que tua Igreja, sempre preservada de falsos ensinamentos, possa ser ensinada e guiada por pastores fiéis e verdadeiros; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1236)

23/02/2015

Comemoração de São Policarpo de Esmirna, Pastor e Mártir – 23 de fevereiro

Cena do martírio de São Policarpo em gravura impressa por Jan van Haelbeck, publicada por Jean Leclerc IV, entre 1600 - 1620.

Nascido por volta do ano 69 d. C., Policarpo foi uma figura central no início da igreja. Era um discípulo do evangelista João que ligou a primeira geração de crentes aos cristãos posteriores. Depois de servir por muitos anos como bispo de Esmirna, Policarpo foi preso, julgado e executado por sua fé em 23 de fevereiro, por volta do ano 156 d. C. A obra “O Martírio de Policarpo” é um relato de testemunha ocular de sua morte que continua a encorajar crentes em tempos de perseguição.

LEITURAS:
 
† Salmo121
† Números 23.5-12
† 1 Coríntios 2.1-5
† São Mateus 20.20-23


ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, criador do céu e da terra, tu deste coragem para confessar Jesus Cristo como Rei e Salvador e firmeza para morrer pela fé ao teu servo venerável, o santo e amável Policarpo. Concedei-nos a graça de seguir seu exemplo em participar do cálice do sofrimento de Cristo, para que possamos também participar da sua gloriosa ressurreição; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1233)

22/02/2015

Evangelho Dominical – Primeiro Domingo na Quaresma (Ano B)

“Jesus tentado pelo demônio e servido pelos anjos”, Artista do sul da Itália, Escola italiana, do século XVII
Evangelho segundo S. Marcos 1.9

9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão.
10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto,
13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam.
14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus,
15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

18/02/2015

Quarta-feira de Cinzas – 18 de fevereiro de 2015


Convertam-se ao Senhor, teu Deus, pois fostes reconciliado com Ele

Nesta Quarta-feira de Cinzas descemos do monte com Jesus e colocamos nossa face em direção a sua Cruz e Paixão em Jerusalém. Fazemos nossa peregrinação com Ele, pelo caminho do arrependimento e, assim, voltamos para o morrer e ressuscitar do Santo Batismo. Cristo Jesus, “aquele que não conheceu pecado”, se tornou nosso pecado, para que pela sua morte nós fôssemos libertados do pecado e pela sua ressurreição nós “fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21). Visto que desse modo Deus reconciliou o mundo consigo em Cristo, “eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Co 6.2). Ele proveu o Cordeiro sacrificial e abençoou o seu povo com uma oferta de trigo e vinho na Santa Eucaristia (Jl 2.14, 19). Ele chama para nos convertermos a ele com todo o nosso coração, “porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Jl 2.13). Converta-se a com fé e confiança nele e, assim, ore a ele como seu Pai que está no céu, ajude aos necessitados de um coração amoroso e apenas jejue por causa do arrependimento (Mt 6.3-4, 6, 17-18). — Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod)

Cor litúrgica: Preta ou Roxa

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Joel 2.12-19
† Salmo: Salmo 51.1-13 (14-19) (antífona v. 17)
† Epístola: 2 Coríntios 5.20b-6.10
† Evangelho: S. Mateus 6.1-6, 16-21

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que não desprezas o que foi criado por ti e perdoas os pecados de todos os penitentes, cria em nós um novo e contrito coração, a fim de que, lamentando nossos pecados e confessando nossa miséria, recebamos de ti total absolvição e perdão; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia)

Quarta-feira de Cinzas

Culto na Quarta-feira de Cinzas com a Litania Alemã de Lutero e Imposição de Cinzas




14/02/2015

A Transfiguração de Nosso Senhor – 15 de fevereiro de 2015 (Ano B)

“A Transfiguração do Senhor” (1694), por D. Nollet, na Igreja de São Tiago (Jakobskerk), em Bruges (Bélgica)
A face de Jesus Cristo manifesta a iluminação do conhecimento da glória de Deus

O que Eliseu pediu era uma "coisa difícil", mas por sua persistência ele pôde ver o profeta Elias sendo levado "ao céu num redemoinho". Ainda que "um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou, um do outro", Eliseu recebeu o manto de Elias e uma "porção dobrada" do seu espírito para pregar a palavra do Senhor (2 Rs 2.9-11). Também era algo difícil para Israel ver e aproximar-se de Moisés, quando "a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele" (Êx 34.29-30). Por isso, após Moisés ordenar "tudo o que o Senhor lhe falara no monte Sinai", ele "pôs um véu sobre o rosto" (Êx 34.32-33). Somente a Palavra do Evangelho levanta o véu, e somente "em Cristo, é removido" (2 Co 3.14). Deste modo somos capazes de contemplar "a iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo", "o qual é a imagem de Deus" (2 Co 4.4-6), pois a Lei e os Profetas são cumpridas Nele. Portanto, "a ele ouvi", e em “ninguém mais” fixem os olhos, "senão Jesus" (Mc 9.7-8). — Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod)

Cor: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: 2 Reis 2.1-12 ou Êxodo 34.29-35
† Salmo: Salmo 50.1-6 (antífona v. 2)
† Epístola: 2 Coríntios 3.12-13 (14-18); 4.1-6
† Santo Evangelho: S. Marcos 9.2-9


ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, na gloriosa transfiguração de teu amado Filho confirmaste os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias. Na voz que veio da nuvem brilhante predisseste nossa adoção por graça. Por tua misericórdia, nos torne herdeiros com o Rei de tua glória e nos leve à plenitude de tua herança nos céus; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

10/02/2015

Comemoração de São Silas, Cooperador de São Paulo – 10 de fevereiro

Ícone de Silas na Igreja São Paulo (Brighton, Reino Unido)
 Silas, um líder da igreja em Jerusalém, foi escolhido por São Paulo (Atos 15.40) para acompanhá-lo em sua segunda viagem missionária de Antioquia para a Ásia Menor e Macedônia. Silas, também conhecido como Silvano, foi preso com Paulo em Filipos e experimentou as agitações em Tessalônica e Bereia. Depois de tornar a reunir-se com Paulo em Corinto, provavelmente permaneceu lá por um tempo prolongado. Fora isso há pouca menção de Silas e sua cooperação com Paulo.

LEITURAS:

† Atos 16.19b-40
† 1 Pedro 5.5b-12
† São Mateus 5.1-12


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, teu servo Silas pregou o Evangelho ao lado dos apóstolos Pedro e Paulo aos povos da Ásia Menor, Grécia e Macedônia. Damos-te graças por levantares nesta e em toda a terra, evangelistas e anunciadores do teu reino, para que a Igreja continue a proclamar as insondáveis riquezas de nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1197-1198)

08/02/2015

Quinto Domingo após Epifania


"À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era. De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, disseram: — Todos estão procurando o senhor. Jesus respondeu: — Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim. Jesus andava por toda a Galileia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios." (Marcos 1.32-39 NTLH)

Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva. (Explicação do Primeiro Artigo do Credo Apostólico)

Abri as portas e aclamai  
o Deus da glória e festejai  
o Rei dos reis, o bom Jesus,  
que ao mundo inteiro, pela cruz,  
traz vida e eterna salvação.  
Exulte o vosso coração:  
Hosana ao meu Senhor,  
meu sábio Criador! 
(Hinário Luterano, 14 - Macht Hoch Die Tuer — Georg Weissel, 1623)

Evangelho Dominical – Quinto Domingo após Epifania (Ano B)

“Cristo curando a mãe da esposa de Simão Pedro” (1839), John Bridges (1818 – 1854)

Evangelho segundo S. Marcos 1.29-39

29 E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André.
 30 A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela.
 31 Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.
 32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoniados.
 33 Toda a cidade estava reunida à porta.
 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.
 35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.
 36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam.
 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam.
 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim.
 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

07/02/2015

Folheto para o Quinto Domingo após Epifania (Ano B)

Quinto Domingo após Epifania – 8 de fevereiro de 2015 (Ano B)

“Salvator Mundi”, Andrea Previtali
Jesus Cristo, o Filho de Deus, faz de nós uma nova criação

Somente Ele é "o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra" (Is 40.28). Ele "está assentado sobre o globo da terra" e "estende os céus como cortina" (Is 40.22). Contudo, sua onipotência é demonstrada principalmente pela Sua misericórdia e compaixão. Ele "faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Is 40.29). O Unigênito Filho do Pai, a própria Palavra por quem todas as coisas foram feitas, se torna carne e toma sobre si toda a pobreza e fraqueza do nosso pecado, levando-o em seu corpo para a Cruz. Assim como lá Ele morre por nós, assim também Ele nos ressuscita, uma nova criação, na sua ressurreição dentre os mortos. Assim, pela pregação desta palavra, Ele cura "muitos doentes de toda sorte de enfermidades” e também expele “muitos demônios” (Mc 1.34, 39). A sua pregação continua por meio daqueles a quem Ele enviou, aos quais está confiada "a responsabilidade de despenseiro" para "pregar o Evangelho" (1 Co 9.16-17). Deste modo somos libertos pela Palavra de Cristo e exercemos a nossa liberdade em amoroso serviço aos outros. — Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod)

Cor: Verde

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 40.21-31
† Salmo: Salmo 147.1-11 (antífona v. 5)
† Epístola: 1 Coríntios 9.16-27
† Santo Evangelho: S. Marcos 1.29-39


ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, mantém a Igreja, a tua família, continuamente na fé verdadeira, para que, confiando na esperança de tua graça celestial, possamos sempre ser defendidos por teu imenso poder; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia)

05/02/2015

Comemoração do Santo Patriarca Jacó (Israel) – 5 de fevereiro

“Jacó e a Árvore de Jessé”, em vitral da Catedral de Freiburg (Alemanha), de pintor germânico de vitral gótico (ativo c. 1218)

Jacó, o terceiro dos três patriarcas hebreus, foi o mais novo dos filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Após lutar com o Anjo do Senhor, Jacó, cujo nome significa "enganador", foi rebatizado de "Israel", que significa "ele lutou com Deus" (Gn 25.26; 32.28). Sua vida familiar foi cheia de problemas, causados por seus atos de decepção em relação a seu pai e seu irmão Esaú e seu favoritismo parental para com o filho José (31 de março). Passou boa parte de sua vida adulta sofrendo pela morte de sua amada esposa Raquel e da suposta morte de José, que tinha sido nomeado pelo faraó egípcio para ser responsável pela distribuição de alimentos durante um período de fome na região. Antes da morte de Jacó, durante a bênção de seus filhos, Deus deu a promessa de que o Messias viria através da linhagem Judá, o quarto filho de Jacó (Gn 49).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Jesus, cetro que se ergue de Jacó, Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, governa nossos corações através de seu sofrimento na cruz e perdoa os nossos pecados, para que possamos nos tornar participantes da tua vida divina; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1185-1186)

02/02/2015

O Nunc Dimittis após a Comunhão


Ao entoarmos o Cântico de Simeão, o Nunc Dimittis após a Comunhão, confessamos que a Apresentação do Senhor, como toda a Sagrada Escritura, se cumpre para nós no Corpo e Sangue de Cristo.

Festa da Purificação de Maria e Apresentação de Nosso Senhor - 2 de fevereiro

“Apresentação de Jesus no Templo” (c. 1644), Sébastien Bourdon (1616–1671)

Trinta e dois dias após a circuncisão de Jesus e setenta semanas após o anúncio do nascimento de João a Zacarias pelo anjo Gabriel, o Senhor vem ao seu templo para cumprir a Torá (Lc 2.22-38). Os dias são de fato cumpridos com a apresentação. Os pais de Jesus guardam a Torá e a cumprem, trazendo Jesus para sua verdadeira casa. Além disso, os pais de Jesus oferecem o sacrifício alternativa de duas rolas ou dois pombinhos. Em Levítico 12.8 isso é permitido ao invés de um cordeiro, uma vez que nem todos podiam dispor de um cordeiro (demonstrando a pobreza e humildade de José e Maria). No entanto, nenhum cordeiro era necessário, porque já aqui, aos quarenta dias de idade, Jesus é o Cordeiro, trazido ao seu templo para o sacrifício. O Nunc Dimittis de Simeão é um belo exemplo da resposta imediata a esta inauguração da consolação e redenção de Deus no Menino Jesus. Falando a Maria, Simeão também profetiza sobre o destino do Menino.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: 1 Samuel 1:21-28
† Salmo: Salmo 84 (antífona v. 4)
† Epístola: Hebreus 2.14-18
† Santo Evangelho: S. Lucas 2.22-32 (33-40)

ORAÇÃO DO DIA:

Deus todo-poderoso e sempre vivo, assim como teu Filho unigênito foi neste dia apresentado no Templo na substância da nossa carne, concede que possamos ser apresentados a ti com o coração puro e limpo; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2009. p. 1176-1177)