23/07/2015

O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza

“Pedro caminhando sobre o mar”, Escola Inglesa (séc. XIX)
"A fé não é sempre, nem em todo mundo, uma luz ardente, mas frequentemente é apenas um pavio que fumega.[...] No entanto, a fé não justifica porque é uma virtude muito forte e perfeita, mas por causa de seu objeto, ou seja, porque ela se agarra a Cristo, o Mediador. Portanto, quando a fé não erra em relação ao seu objeto, mas se apega a ele em meio aos tremores sempre com tão fraca confiança ou tenta e procura apegar-se a ele, mesmo que seja somente uma fé fraca e moderada, ainda assim é fé verdadeira.[...] Apenas oremos, Mc 9.24: "Senhor, eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé."

- Bem-aventurado Martin Chemnitz (1522-1586), teólogo, pastor e confessor (Examen Concilii Tridentini)

22/07/2015

Festa de Santa Maria Madalena - 22 de julho

“A Penitente Madalena” (1598-1602), Domenico Tintoretto (1560–1635)

Com apenas uma exceção (Jo 19.25), sempre que os Evangelhos do Novo Testamento citam as mulheres que estavam com Jesus, Santa Maria Madalena é a primeira da lista. Muitos especulam que a razão para isso é que Maria foi abençoada por ser a primeira pessoa a ver o Senhor Jesus ressuscitado (Jo 20.10-18). De acordo com Lucas 8.2, Jesus tinha curado Maria da possessão de sete demônios. Através dos séculos, ela tem sido frequentemente identificada com a arrependida “mulher da cidade” (prostituta) que ungiu os pés de Jesus, quando ele se sentou à mesa na casa do fariseu (Lc 7.36-50). Essa identificação levou à inclusão da palavra “Penitente” em seu título oficial na Igreja da Idade Média, a única pessoa a ser assim designada. De acordo com os evangelhos, Maria de Magdala é a principal testemunha dos fatos fundamentais da proclamação cristã: ela viu a morte de Jesus, seu sepultamento e sua primeira aparição após a ressurreição. Devido Maria ter sido enviada aos apóstolos para contar sobre a ressurreição, Bernardo de Claraval (1090-1153) a chamou de “apóstola dos apóstolos”. Sua comemoração em 22 de julho é observada tanto pelas expressões ocidentais e orientais da Igreja, e se tornou uma das mulheres mais amplamente comemorada em toda a cristandade.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Provérbios 31.10-31
† Salmo: 73.23-28 (antífona vers. 1)
† Epístola: Atos 13.26-31
† Santo Evangelho: S. João 20.1-2, 10-18

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, teu Filho Jesus Cristo restaurou Maria Madalena à saúde e chamou-a para ser a primeira testemunha de sua ressurreição. Cura-nos de todas as nossas enfermidades e chama-nos para conhecer a ti no poder da vida eterna do teu Filho; pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008)

21/07/2015

Comemoração do Santo Profeta Ezequiel – 21 de julho

 “Profeta Ezequiel” (1726-1729), Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770)

Hoje lembramos, no nosso calendário litúrgico da Igreja Luterana, o profeta Ezequiel.

Ezequiel, filho de Buzi, foi um sacerdote chamado por Deus para ser um profeta para os exilados durante o cativeiro babilônico (Ez 12.13). Em 597 a.C., o rei Nabucodonosor e o exército babilônico levaram o rei de Judá e milhares dos melhores cidadãos de Jerusalém - incluindo Ezequiel - para a Babilônia (2 Rs 24.8-16). O conhecimento sacerdotal de Ezequiel marcou profundamente sua profecia, assim como a santidade de Deus e o Templo figuram com destaque em suas mensagens (por exemplo, Ezequiel 9-10 e 40-48). De 593 a.C. até a destruição de Jerusalém e do templo em 586 a.C., Ezequiel profetizou a inevitabilidade do juízo divino sobre Jerusalém, sobre os exilados na Babilônia e sobre sete nações que rodeavam Israel (Ez 1-32). Jerusalém cairia e os exilados não voltariam rapidamente, como consequência de seus pecados. Logo que a palavra da destruição de Jerusalém e do templo chegou a Ezequiel, sua mensagem se tornou de conforto e esperança. Através do profeta, Deus prometeu que seu povo iria experimentar a futura restauração, renovação e avivamento na vinda do reino messiânico (Ez 33-48). Grande parte do estranho simbolismo das profecias de Ezequiel foi mais tarde empregado no Apocalipse de São João.

ORAÇÃO DO DIA:


Senhor Deus, Pai Celestial, por intermédio do Profeta Ezequiel, tu continuaste o modelo profético de ensinar teu povo na verdadeira fé e demonstrar através dos milagres a tua presença na criação para curá-la de sua fragilidade. Concede que tua Igreja possa ver em teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o profeta do fim dos tempos cujos ensinamentos e milagres continuam na tua Igreja através da medicina curativa do Evangelho e dos Sacramentos; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 545-546)

10/07/2015

A Igreja vive da pregação do evangelho do perdão dos pecados


"A igreja não vive pela moral, pelo conhecimento e observância da lei de Deus. Nem vive por religião, por experiências sublimes do divino e uma percepção dos mistérios de Deus. Ela vive unicamente pelo perdão dos pecados. Por isso, a reforma não consiste [...] de uma correção ético-religiosa, de um avivamento moral e um aprofundamento espiritual em toda a igreja. Ela consiste, antes, de acordo com sua própria natureza peculiar, do reavivamento da pregação do evangelho do perdão dos pecados por causa de Cristo."

-- Hermann Sasse (1895-1976), teólogo (Aqui nos firmamos: natureza e caráter da fé luterana. Canoas: Editora da Ulbra, 2008. p. 64)

03/07/2015

O cristão vive apenas para fazer o bem aos outros

"O cristão vive apenas para fazer o bem aos outros e acabar não com as pessoa, mas com seus vícios. Isso só é possível quando se está disposto a suportar os fracos e conviver com eles. Seria, de fato, uma obra de caridade bem tola querer alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os que não têm roupa, visitar os doentes e, ao mesmo tempo, não estar disposto a suportar ou não querer ter a sua volta os famintos, sedentos, nus e doentes. Por outro lado, se você não suporta pessoas ruins ou fracas a sua volta, isso equivale a não estar disposto a ajudar e ser útil na salvação do próximo.
Por isso aprendamos dessa epístola o seguinte: a conduta e amor cristão não consistem em achar gente piedosa, justa e santa, mas em fazer deles gente piedosa, justa e santa. E que este seja o trabalho e a ocupação dos cristãos nesse mundo: fazer gente assim, seja por meio de castigo, oração, sofrimento, ou qualquer outro meio possível. O cristão também não vive para encontrar gente rica, forte e sã, mas para tornar os pobres em ricos, os fracos em fortes, os doentes em sãos."

-- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja