11/02/2016

Quarta-feira de Cinzas

Mensagem do programa Hora Luterana, de responsabilidade dos pastores do Distrito Campos Gerais da Igreja Evangélica Luterana do Brasil na cidade de Ponta Grossa/PR. Este programa foi ao ar no dia 07/02/2016 pela Rádio Antena Sul.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Bom dia caros ouvintes, é sempre uma alegria poder chegar ao vosso lar com uma mensagem especial para você e para toda a sua família. Daqui a alguns dias, na quarta-feira, começamos um período chamado Quaresma.  É um bonito período dentro do Ano da Igreja que tem como objetivo preparar as nossas mentes e corações para celebramos os principais eventos da fé cristã, a saber, a crucificação, a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Salvador Jesus Cristo.
Mas o que significa Quaresma? Quando começa?
Primeira pergunta: O que significa o termo Quaresma? O termo quaresma significa literalmente 40. Ou seja, se excluirmos os domingos, estamos a 40 dias para começarmos a Semana Santa. Se incluirmos os domingos, estamos a 46 dias.  
Quando a Quaresma começa? A Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas, sendo um período de seis semanas durante o qual nos preparamos para observar a morte de nosso Senhor e celebrar a sua ressurreição. A Quaresma nos convida ao arrependimento e conversão diária a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Mas por que Quarta-feira de Cinzas? Aliás, por que "cinzas"? 1) No Antigo Testamento, as cinzas eram um sinal de arrependimento e luto. 2) Cinzas também estão associadas com a morte que o pecado trouxe ao mundo, a respeito da qual Deus disse a Adão depois da queda: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3.19).
O que acontece na  Quarta-feira de Cinzas? Nas Igrejas Luteranas que tem este costume, a
imposição das cinzas é oferecida a todos os que desejam recebê-la. O pastor fará  uma pequena cruz na fronte, na testa, com as cinzas e dirá: “Lembra-te que tu és pó e ao pó tornarás”. Qual é objetivo desta cerimônia? Através da imposição das cinzas nós demonstramos visivelmente a lamentação sobre nosso pecado e o arrependimento. Nós também somos lembrados pelas cinzas e pelas palavras do pastor que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).
Por este motivo é conveniente que ouçamos a leitura do profeta Joel e que ouçamos o convite que ele nos faz: "O SENHOR Deus diz: “Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. Talvez o SENHOR, nosso Deus, mude de ideia e abençoe o seu povo ... e façam esta oração: “Ó Deus, não castigues o teu povo!"  E sabe qual será a resposta de Deus? A resposta também é para mim e para você. Ouçamos a resposta de Deus a todos que esperam dele o perdão: "Então o SENHOR mostrou o seu grande amor para com a sua terra e teve pena do seu povo".
Gostaria de compartilhar um segundo relato que envolvia cinzas e arrependimento. No Antigo Testamento tem um famoso profeta chamado Jonas. Ele recebeu uma missão muito especial da parte de Deus. Ele deveria pregar numa cidade chamada Nínive. Inicialmente não queria ir, mas depois de muita resistência, ele finalmente foi. Chegando nesta cidade ele pregou para as pessoas daquela cidade. Ouçamos um pouco deste relato: “Pela segunda vez, o Senhor Deus disse a Jonas: — Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você. Jonas se aprontou e foi a Nínive, como o Senhor Deus havia ordenado. Nínive era tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar: — Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!
As pessoas ouviram a pregação de Jonas e, visivelmente, com sacos e com cinzas, mostraram que estavam arrependidas dos seus maus caminhos, dos seus pecados. Ouçamos o relato da conversão deste povo: “Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar. E todos, desde os mais importantes até os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos. Quando o rei de Nínive soube disso, levantou-se do trono, tirou o manto, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e sentou-se sobre cinzas. Mandou também anunciar ao povo da cidade o seguinte: “Esta é uma ordem do rei e dos seus ministros. Ninguém pode comer nada. (...) Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades!” E Deus, que é gracioso, não destruiu aquela cidade.
A Quarta-feira de Cinzas nos lembra que a vida é passageira e nos chama ao arrependimento. Nos chama a viver uma vida confiando em Jesus Cristo como nosso Salvador. Ele é o nosso Salvador que entregou a sua vida a fim de nos salvar.
Alguém pode estar se perguntando: “Pastor, eu sou luterano e a minha congregação não tem este costume”, ou “Pastor, a minha igreja não tem esta cerimônia” ou ainda, “Pastor, eu não vou em nenhuma igreja.” Se você for luterano e a tua congregação não tem este costume; se for de uma igreja que não tem esta cerimônia na Quarta-feira de Cinzas, te convido para que separe um tempo nesta quarta-feira e reflita na brevidade da vida e lembre-se que precisas de Salvador para garantir uma vida eterna feliz e bem-aventurada na presença de Deus.
Se você não vai a nenhuma igreja, gostaria de te incentivar que procure a Igreja Luterana mais próximo de sua casa, converse com o pastor, tenho certeza, serás bem-vindo. Também informo que em Ponta Grossa, duas das nossas congregações terão culto especial na quarta-feira com imposição de cinzas. Uma destas congregações fica no Jardim Santa Luiza,  culto será às 19:30 e será conduzido pelo pastor Ervino. E a outra, fica na vila Isabel, com o culto começando às 20h, que será conduzido por este pastor que vos fala. Todos serão bem-vindos.

Caro ouvinte, nesta Quarta-feira de Cinzas, aproveite para lembrar o que Bíblia nos diz sobre a brevidade da vida em Tiago 4: “Agora escutem, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!' Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.” A vida é realmente muito curta, mas lembremos o que Jesus nos disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.” Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário