20/06/2016

500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana

Mensagem apresentada na Hora Luterana, Rádio Antena Sul. Este programa ocorre todo domingo às 8:00 sob a responsabilidade do Distrito Campos Gerais. Esta mensagem foi pensada como se fosse um entrevista, sendo que a parte negritada e sublinhada correspondente a outro interlocutor.
Bom dia caro ouvinte, é uma alegria chegar novamente ao vosso lar e trazer uma mensagem especial. Creio que todos nós gostamos de comemorar datas fechadas, por exemplo, comemorar os 50 anos de casamento, as famosas bodas de ouro.
A Igreja Luterana está chegando perto de comemorar uma data bem importante: 500 anos de história em 2017.  O programa de hoje é especial, pois, além de lembrar dos 500 anos, também quer informar aos caros ouvintes que ontem, 18 de junho, começou a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos.
Quase 500 anos de história, uma data realmente muito importante. Mas seria mais interessante que nos pudéssemos compartilhar com os nossos ouvintes como começou esta história de quase 500 anos. A ideia é muito boa e vai ser uma alegria compartilhar alguns fatos importantes. A Igreja Luterana teve origem na Alemanha, mas especialmente numa cidade chamada de Wittenberg. 
Além do local onde ocorreu a reforma, é importante destacar um nome muito importante nesta história, Martinho Lutero. Ele nasceu na Alemanha no ano de 1483. Tornou-se monge agostiniano e mais tarde doutor em Teologia. Ele é uma das pessoas de grande importância dentro do movimento da reforma.
Nós já sabemos que tudo aconteceu lá na Alemanha e que Lutero é um personagem importante, mas que evento marcou o início da reforma? A reforma Luterana é um longo processo, mas podemos dizer que tem um marco inicial. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Lutero, então monge católico, publicou 95
teses, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

Mas por que justamente numa porta da igreja? Para os mais novos, o que vou dizer parece estranho, mas naquela época, acreditem em mim, eles não tinham WhatsApp e detalhe e nem Facebook. Brincadeiras a parte, podemos dizer que a porta da igreja seria a internet da época, pois era, com certeza, o lugar onde grande parte da população iria.
Devido ao nosso tempo, não podemos falar sobre as 95 teses, mas se tivesse que resumi-las em poucas palavras, o que diria aos nossos ouvintes sobre este documento?  Lutero, com as suas 95 teses, estava chamando as pessoas para um debate sobre a questão da indulgência. Ou seja, contra a venda da indulgência, contra a venda do perdão, tanto para os vivos, quanto para os mortos.
Infelizmente as coisas não mudaram muito, a venda de indulgências está cada vez mais comum do que se pensa. Basta ligar a televisão que facilmente encontraras alguém vendendo alguma coisa e prometendo que tais objetos atraem as bênçãos de Deus. Lutero, de forma muito clara, afirma que o tesouro da igreja não são estas coisas. O tesouro da Igreja não é toalhinha, fronha, sabonete ungido. O tesouro da Igreja é Cristo, é o Evangelho.
Tu podes nos definir o que seria o Evangelho? O Evangelho, seria somente a história de Jesus nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João? Excelente pergunta, Lutero e nós luteranos, entendemos pela palavra Evangelho, a boa notícia que em Cristo e somente por Ele nossos pecados são perdoados. Este é o Evangelho.
Lutero publica 95 teses, sendo que o principal objetivo era discutir a venda das indulgências. Mas tem uma frase importante dentro da teologia luterana chamada de os Solas. O que significaria os solas luteranos?
Ismair, esta pergunta é ótima, Nós temos três solas da reforma: Sola Gratia, Sola
fides e Sola Scriptura. Sola é uma palavra que vem do latim e significa somente. Sola Gratia, significa somente pela graça de Deus somos perdoados e salvos. O motivo pelo qual Deus envia Jesus Cristo para nos salvar encontra-se somente nEle e não em nós.
Se somos salvos somente pela graça de Deus, o segundo sola, aponta como isto é aplicado a nós, Sola Fides, ou seja, somente pela fé. No entanto, não é qualquer fé, eu preciso ter fé na pessoa certa. Sou salvo somente por confiar em Jesus Cristo. Ele é o meu Salvador. Quem tem Cristo, tem tudo, tem perdão, tem salvação e tem bênçãos sem fim.
E o último sola, mas não menos importante, o Sola Scriptura, somente a Escritura Sagrada é fonte de revelação. Apesar da tradição ser muito importante dentro da Igreja Luterana, quem tem a última palavra é a Escritura Sagrada.
Além de Lutero ser um pastor e teólogo da Igreja, a sua área de atuação vai muito além dos muros da Igreja? Lutero foi um grande grande teólogo, mas também foi um grande cidadão alemão. Ele incentivou a educação em seu país, defendendo, por exemplo, a escola pública e para todos, tanto para meninas, como para meninos. Além disto traduziu a Bíblia para o alemão, sendo um marco importante para unificar a língua alemã.
Lutero também era um excelente compositor e o hino que agora ouviremos foi escrito por ele. Este hino é considerado o hino que representa os luteranos. Especialmente o que ouviremos é muito especial para a nossa cidade, pois, foi apresentado pelo Coro Cidade de Ponta Grossa, elenco de 2012, arranjos de Mark Hayes, acompanhada de Priscila Malanski no piano e sob a regência da talentosíssima Carla Roggenkamp.

Parabéns a todos os luteranos pelos quase 500 anos de história. E ao comemorarmos a reforma, sempre tenhamos em vista que somos perdoados por Deus Somente por graça, e esta graça é aplicada a nós somente pela fé naquilo que Cristo fez por ti e por mim e tudo isto com base nas verdades que Somente a Escritura Sagrada nos revela. 

Ouçamos o Coro Cidade de Ponta Grossa cantando Castelo Forte:


Vídeo sobre os 500 anos:



Explicação do selo dos 500 anos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário