03/07/2016

Comemorando São Paulo e São Pedro

Comemorando


São Paulo e 


São Pedro




Mensagem apresentada na Hora Luterana, Rádio Antena Sul. Este programa ocorre todo domingo às 8:00 sob a responsabilidade do Distrito Campos Gerais da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Esta mensagem foi pensada como se fosse um entrevista, sendo que a parte negritada e sublinhada correspondente a outro interlocutor.
Bom dia caro ouvinte, no dia 19/06, duas semanas atrás (clique aqui para acessar a mensagem), falei sobre o começo da igreja Luterana lá na Alemanha. E aqui estamos nós, quase quinhentos anos de história.
Voltando novamente ao passado, em certo momento, Lutero precisou se refugiar em um castelo porque a sua vida corria muito perigo. Na verdade, naquelas condições que ele estava qualquer um poderia matá-lo e não seria julgado, nem muito menos condenado, pois, ele tinha sido expulso tanto do seio da Igreja Católica, como também do império.
Alguns partidários da reforma, não entendendo o real motivo, começaram a fazer um quebra-quebra dentro das igrejas da época. Várias imagens foram destruídas, vitrais quebrados, órgãos removidos de dentro das igrejas. E teria continuado se Lutero não saísse do seu recolhimento e voltasse para sua cidade.
Lutero defendia que tudo aquilo que era útil, bom para a propagação da Palavra de Deus e que não fosse contra a Palavra de Deus deveria ser mantido e preservado entre nós. Por esta razão, é comum entrar numa igreja luterana e ver o pastor vestido com roupas especiais, por exemplo, a batina. É comum você entrar numa igreja luterana e ver velas, cruz, crucifixo. Algumas igrejas vão ter vitrais. Algumas vão ter obras de arte, por exemplo, uma escultura de Jesus. Tudo isto nos educa através dos olhos.
Além de tudo isto que já foi dito, uma das coisas que foi retrabalhada dentro teologia luterana foi a comemoração dos grandes homens da fé. Pastor Elissandro, a igreja Luterana acredita nos grandes santos da história cristã? Antes de responder, gostaria de te perguntar o que seria um santo dentro da igreja luterana? Pela experiência que tenho, por aquilo que aprendi, um santo, dentro da perspectiva da igreja luterana, não é aquela pessoa especial e sem pecados, mas sim todo aquele que confia em Jesus Cristo como Salvador.
Exato, esta é a melhor resposta que podemos dar. Por esta razão, a igreja acredita nos santos, aqueles que confiam em Jesus. Há alguns dias atràs nós comemoramos dois pilares da fé cristã: São Pedro e São Paulo. Os grandes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Eu entendo o conceito de santo dentro da fé luterana, mas a igreja luterana também reserva dias especiais para lembrar deles? Sim, a Igreja Luterana também reserva por três motivos: 1) agradecer a Deus por ter concedido um servo fiel para a igreja; 2) O Deus que agiu na vida da pessoa lembrada continua agindo nas nossas vidas; 3) Exemplo a ser seguido.
A igreja luterana tem três razões para lembrar dos grandes homens da história cristã. Estas três razões podem ser aplicadas no caso das comemorações de São Pedro e São Paulo? Sim, com certeza, podemos aplicar estas três razões e começarei falando sobre Pedro.
O primeiro ponto é agradecer a Deus por ter concedido um servo fiel para a Igreja. E ele realmente foi um grande servo de Cristo, pois, além de sua importância ficou fiel a Cristo até o final de sua vida. Segundo a tradição, ele foi crucificado de ponta cabeça por não se achar digno de morrer de igual forma de Cristo. O segundo ponto, Deus agindo, no passado é o mesmo Deus de hoje. Ao olharmos a vida de São Pedro, veremos que ele teve falhas e erros. Pedro era muito impulsivo, quando Jesus foi preso, ele machucou a orelha de um soldado romano. Após Jesus ser preso, ele negou que conhecia o Salvador. Ou seja, Pedro traiu Jesus.
Tanto são Pedro como Judas traíram Jesus, existem semelhanças e diferenças entre eles? Existem semelhanças e diferenças. A Semelhança é que ambos traíram Jesus, mas também existe uma diferença muito importante: Judas, em vez de confiar no perdão de Cristo, se desesperou. Pedro, apesar de tudo, com lágrimas, confiou no perdão de Jesus. Este seria o terceiro ponto, como exemplo a ser seguido. São Pedro confiou no perdão de Jesus.
Nós já falamos sobre Pedro, poderíamos aplicar estes três pontos na vida de São Paulo? Com certeza podemos, o primeiro ponto é agradecimento a Deus por ter concedido um servo tão fiel a Cristo e a sua Igreja. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu vários livros do Novo Testamento. O segundo ponto vai falar da ação de Deus na vida de São Paulo: Apesar de ser um grande homem da fé, ele foi um ferrenho perseguidor dos discípulos de Jesus Cristo. Ele prendeu muita gente pelo simples fato de confiarem em Jesus Cristo. Ele conscentiu com a morte de Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão. Apesar de tudo isto, o próprio Jesus foi evangeliza-lo e depois disto, nunca mais foi o mesmo. De perseguidor, foi transformado em perseguido. O terceiro ponto fala do exemplo para nós:  Após sua conversão, temos o seu testemunho, os livros que eles nos deixou. Ele viveu sob a fé e morreu com esta mesma fé. Um belo exemplo a ser seguido por todos nós.
Neste dia que lembramos de São Paulo e São Pedro, possamos dizer, obrigado Jesus Cristo, Senhor da Igreja por ter concedido estes servos tão fieis. Obrigado Senhor porque como agiste na vida deles, Tu ages na minha vida e também transforma meu coração e minha mente. O mesmo Jesus que morreu por eles, também morreu por ti e por mim. O mesmo perdão dos pecados que eles receberam, você e eu, que confiamos em Jesus Cristo, também recebemos. E podemos olhar para a vida deles e dizer: “Assim como eles viveram na fé e morreram com esta fé; que eu também possa viver pela e fé e morrer com ela.”


Oração: Misericordioso e eterno Deus, teus Santos Apóstolos Pedro e Paulo receberam graça e vigor para sacrificar suas vidas por amor de teu Filho. Fortalece-nos pelo teu Espírito Santo para que possamos confessar tua verdade e estarmos sempre prontos a dar a vida por aquele que deu a sua vida por nós, o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário