14/09/2016

Dia da Santa Cruz: 14 de Setembro



O nome de nossa igreja é Igreja Evangélica Luterana do Brasil. E a maioria das pessoas quando pensa numa igreja evangélica, imediatamente, cria um modelo em sua mente. Mas quando chega em muitas igrejas luteranas, aquilo que imaginou se desfaz. O que vê é o pastor usando roupas clericais; no templo cruz ou um crucifixo, velas, etc. Sem contar que outra pergunta pode ser feita: Por que o pastor e alguns membros fazem o sinal da cruz? Não parece muito católico? Estou numa igreja evangélica ou numa igreja católica? Estas são as muitas perguntas que povoam a mente de alguém que vai pela primeira vez numa igreja luterana.

 Por que celebrar o dia da Santa Cruz? 
Esta comemoração começa no ano 320 com a descoberta da verdadeira cruz na qual Jesus foi crucificado. Se isto é verdade ou não, isto não tem a menor importância, pois, celebramos aquilo que Jesus Cristo fez por ti e por mim na cruz. Todos nós já ouvimos falar dos carnavais fora de época. Na verdade, estes carnavais são simplesmente desculpas para ter o carnaval deslocado do seu tempo. Creio que a mesma ideia poder ser aplicado para a celebração do dia da Santa Cruz, pois, este dia é uma bonita desculpa para ser celebrar a sexta-feira santa deslocada do seu tempo certo.

Por que chamar Santa Cruz? 
A resposta é simples e começo a resposta com uma pergunta: Por que chamamos a sexta-feira antes da Páscoa de Sexta-feira Santa? Alguns tem o costume de chamar de sexta-feira maior. A resposta para estas duas perguntas segue a mesma lógica. Se isolarmos o que aconteceu na sexta-feira santa, simplesmente a terrível morte de um homem, diríamos que foi uma sexta-feira trágica, mas não estamos falando de uma pessoa qualquer, mas sim de Jesus, verdadeiro filho de Deus e verdadeiro homem, que morreu para dar o perdão dos pecados, salvação e vida eterna. É sexta-feira santa porque lembramos que Cristo morreu para te salvar e para me salvar.
A Cruz é lugar de maldição e instrumento de tortura. No entanto, quando Cristo usou a cruz, ele ganhou para nós todas as bênçãos. A cruz tornou-se o objeto pelo qual Cristo trouxe salvação. E não foi o único objeto que Deus usou para trazer salvação. Em Números, Moisés construiu uma serpente de bronze para que povo fosse curado. Estes objetos que Deus usa para trazer a salvação não as coisas mais importantes, mas sim o que Deus disse, a sua promessa atrelada a estes objetos. A serpente tinha uma promessa feita por Deus: olhe e será sarado.
No Evangelho de João 3.14-15 cita Moisés levantando esta serpente no deserto e Jesus sendo levantado na cruz: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”

Alguns podem alegar, mas pastor o crucifixo é algo da Igreja Católica Apostólica Romana e que as igrejas evangélicas não deveriam usar.
Sério, este é o argumento? Eu não acredito nesta explicação, porque Paulo diz que nós pregamos a Cristo crucificado. Em Gálatas 3.1, Paulo está chamando atenção do povo daquela cidade que estava deixando de confiar na obra de Jesus para confiar nas suas obras, confiar neles mesmos. E apóstolo Paulo, na tentativa de fortalecer a fé, diz que pregou tanto sobre a crucificação de Jesus que vai afirmar que eles viram Jesus na cruz: “Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz.
Em Gálatas 6.14, Paulo diz para eles: além de vocês se afastarem da fé em Jesus e confiarem em vocês mesmos, vocês querem se orgulhar disso? Existe um orgulho santo, justo, bom e necessário e o São Paulo aponta para a cruz de Cristo: “ Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.”A cruz, mas especialmente o crucifixo, apontam para o aspecto visual de nossa salvação. A única função destes objetos é trazer a nossa memória aquilo que Jesus fez por nós

Quando o crucifixo ou cruz torna-se um problema
O único problema do crucifixo e da cruz não está nestes objetos em si, mas o próprio ser humano que podem transformar estes objetos em um amuleto mágico. A cruz ou crucifixo fora da obra de Cristo não é nada. Eles não têm poder algum.

A negação do crucifixo: onde está o problema
Mas tem um problema bem mais grave do que simplesmente negar estes objetos por ser uma prática Católica Romana. Creio que o principal problema de negar a cruz, especialmente o crucifixo, é não entender a obra de Cristo na cruz. Assim como o povo na época de Jesus queria um Messias todo poderoso com exércitos, assim também querem um Jesus que eles mesmo criaram. Querem um Jesus que dê muita prosperidade, pois sou filho do rei. Quero um Jesus todo poderoso que me dê tudo: Deus eu exijo cura; eu ministro a prospreridade; eu exijo.... exijo. E para concluir toda está lista de exigências, coloca o abracada evangélico: Em nome de Jesus. Alguns criam amuletos com a cruz ou com crucifixo. Já outros usam o nome de Jesus como palavra mágica ou como amuleto.
Olhar para cruz, especialmente o crucifixo, e ver Jesus com semblante de dor, ah isto não, definitivamente, não, isto não é para mim. Este não é o Jesus todo-poderoso que desejo. Tem uma canção que apresenta muito bem está negação dos sofrimentos de Cristo: Ao ver as gravuras dos quadros pintados/ Daquilo que dizem ser o meu Senhor / Meu ser não aceita o que está na tela / É falsa inspiração do pintor / Não creio, não creio num Cristo vencido / Cheio de amargura, semblante de dor/ Eu creio num Cristo de rosto alegre / Eu creio no Cristo que é vencedor.
Cristo teve momentos alegres, momentos tristes, momentos que chorou. E na crucificação, foi um homem de dores, não somente pela dor física, mas porque pesava sobre ele os pecados de todos nós. Não creio, não creio num Cristo vencido. Eu também não creio num Cristo vencido. Creio num Cristo que em todo momento foi vencedor, seja quando fazia grandes milagres, quando curava, quando ressuscitava, quando multiplicava os pães. Mas Cristo continuou vitorioso quando aguentou toda dor e sofrimento na cruz. O nosso salvador na cruz não foi derrotado, mas foi vencedor. E no evangelho de hoje, o próprio Cristo aponta a cruz como momento de sua glorificação: 23 É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. 33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. (João 12.20-33)

Por que celebrar o dia Santa Cruz? 
Celebrar este dia por aquilo que Cristo fez por ti e por mim na Cruz. Concluo esta mensagem com a primeira e a terceira estrofe do Hino 80 de nosso hinário: 1) Eu vejo aquela cruz/ na qual o meu Jesus/ por mim foi pendurado, / levando o meu pecado. / Sua angustiosa morte/ mudou a minha sorte.  3) Eu vejo aquela cruz, / envolta em grande luz, / pois nela, vitorioso, / Jesus o Herói glorioso, / venceu pecado inferno e deu-me o lar eterno. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário