12/09/2016

Independência do Brasil: três orientações bíblicas


Hoje desfrutamos o feriado da Independência do Brasil. Relembrando um pouco de nossa história, o Brasil, desde que foi oficialmente descoberto até 1821, era colônia de Portugal. Apesar da Independência do Brasil não ter ocorrido num único dia, mas ter sido um processo de alguns anos, nós celebramos a independência no dia 7 de setembro pois foi quando tudo começou, com o "Grito do Ipiranga".

Em virtude desta celebração da Independência, queremos trazer três orientações bíblicas específicas para melhorarmos o nosso país. A Bíblia tem uma mensagem principal que aponta-nos a fonte de nossa salvação, a saber, Jesus Cristo e a sua obra por ti e por mim. Mas além de apontar para Cristo, a Bíblia também traz orientações para a sociedade, na qual vivem justos e ímpios.

A primeira orientação desta mensagem vai aos políticos de nossa nação. A segunda orientação é aos eleitores. E a terceira orientação é para todos nós.

I.

A primeira orientação é para os políticos. Creio que o sonho de todo político é ser amado pelo seu povo. E para conseguir isto não é necessário contratar grandes empresas de publicidade, basta seguir os conselhos da Bíblia. E um dos conselhos vem de Provérbio que diz o seguinte: “Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça!” (Pv 29.4). Honestidade, transparência e impostos justos é tudo o que precisamos e é também orientação bíblica.

II. 

A segunda orientação é para os eleitores e vem de uma carta escrita por Paulo a Timóteo: "Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso" (1 Tm 2.1-3). Nestes versículos, somos orientados a orar por todas as pessoas, inclusive pelos reis e por todas as autoridades. Mas o objetivo desta orientação não é simplesmente orar porque eles são autoridades. O texto é bem claro em apontar para três objetivos de nossa oração: 1º) para que possamos viver uma vida calma e pacífica; 2º) dedicação a Deus; e 3º) respeito aos outros.

Primeiro objetivo: ter vida calma e pacífica. Todos nós queremos ter vida calma e pacífica recebendo por aquilo que pagamos. A grande questão não é quantidade de impostos que pagamos, mas sim a baixa qualidade dos serviços prestados para sociedade.

O segundo propósito das nossas orações pelas autoridades seria a dedicação a Deus. E neste ponto, temos que agradecer a Deus por vivermos num país onde existe liberdade religiosa. Precisamos orar para que esta liberdade nunca seja cassada, a exemplo do que acontece em muitos países orientais.

O terceiro propósito das nossas orações vem do amor ao próximo, respeitando as sua liberdade, mas também exortando em amor quando estiver cometendo iniquidades.

III. 

A terceira e última orientação envolve a todos nós, ou seja, todos os cidadãos de nosso país. O Salmista Davi escreve: “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR” (Sl 33.12). Em outras palavras, feliz é uma nação cujos membros desta nação têm a Deus como seu Senhor. E o que é ter Deus como Senhor? É nada mais e nada menos que confiar nele acima de todas as coisas. O próprio Jesus afirma: “Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24). Feliz é nação cujo povo confia em Deus.

Neste dia em que lembramos a Independência do Brasil, tenhamos sempre em mente estas três orientações bíblicas para o nosso bem e felicidade:

- Aos políticos: seja honesto e não cobre muito imposto;
- Aos eleitores: orem pelas autoridades a fim de que você tenha uma vida calma, possa se dedicar a Deus e que haja respeito ao próximo;
- A todo povo brasileiro: depositemos a nossa confiança e esperança no Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Dele vem toda esperança e salvação.

Oremos por nossa Pátria:

Divino Salvador, contempla com favor nosso país. Dá-nos justiça e paz, governo bom, capaz, pátria em que nos apraz viver feliz. Olhamos para ti; oh! vem reinar aqui, tu, Rei dos reis. Amém.
Rev. Elissandro R. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário