14/09/2016

Os próprios do dia da Santa Cruz


Como foi dito no post anterior, temos festas maiores e festas menores e todas elas estão ligadas a obra de Cristo. Cada festa tem uma coleção de textos, orações que chamamos de “Próprios do dia”. Ou seja, é o que especifico daquele dia. Este texto enfatizará os seguintes próprios: Coleta, gradual, verso, prefácio próprio. Além destes próprios ainda temos as leituras específicas do dia e que não serão contempladas neste texto.

Oração/ Coleta
Um dos primeiros próprios do dia é uma pequena oração chamada de coleta. Na Igreja Luterana ou na Igreja Católica Romana é uma das primeiras orações. Normalmente ela vem acompanha pela seguinte saudação: O Senhor seja convosco/ E com o teu Espírito.
Misericordioso Deus, teu Filho, Jesus Cristo, foi levantado na cruz para que pudesse levar os pecados do mundo e atrair todas as pessoas a ti. Concede que nós, que gloriamos na sua morte para a nossa redenção, possamos atender fielmente ao teu chamado para suportar a cruz e seguir a Ele, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Esta é a oração mais temática do culto. O primeiro ponto é para quem está oração está sendo dirigida: Misericordioso Deus. Qual é verdade que tal oração destaca? Cristo foi levantado na cruz para levar os pecados do mundo e atrair todas as pessoas. Qual sera a nossa petição? A nossa petição fala em “nós”, mas quem seria este nós? Este nós é respondido dentro da propria oração: “que gloriamos na sua morte para a nossa redenção” Já temos a definição do nós, e temos o pedido: possamos atender fielmente ao teu chamado para suportar a cruz e seguir a Ele. E concluir em nome de Jesus dentro de um context trinitário. Por Jesus já ter sido mencionado no começo da oração, substitui o nome pelo respectivo pronome: Ele, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Gradual
Aprouve a Deus que em Cristo Jesus residisse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, quer sobre a terra, quer no céu, fazendo a paz pelo sangue da sua CRUZ. Assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. (Colossenses 1.19-20 e João 3.14b-15)

Verso do dia
O orgulho foi sempre combatido na Bíblia, mas existe um orgulho bom e salutar conforme nos aponta São Paulo em Gálatas 6.14: “Aleluia. Mas eu me orgulharei somente da CRUZ do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da CRUZ, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo. Aleluia.”

Prefácio próprio
O prefácio próprio é uma oração dentro da celebração da Santa Ceia e começa com a seguinte frase: “É verdadeiramente digno....” O próprio não é uma citação direta da Bíblia, mas com certeza tem verdades importantes. O primeiro é ação de graças a Deus mediante Jesus Cristo: “É verdadeiramente digno, justo e do nosso dever, que em todos os tempos e em todos os lugares te demos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente, eterno Deus, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor,”
Logo em seguida, temos a temática do dia e no dia da Santa Cruz duas temáticas são destacadas:
1.      Cristo conquista a salvação para a humanidade e no lugar onde morte reinava, a salvação conquistada na cruz traz vida: “que no lenho da cruz deu salvação à humanidade, para que que haja novamente vida onde havia morte,”
2.      Comparação entre duas árvores: árvore do jardim e árvore da cruz. Considero, depois dos textos bíblicos, o melhor texto dentro dos própios do dia da Santa Cruz: “e para que a serpente que venceu pela árvore do jardim seja da mesma forma vencida pela árvore da cruz.”
Conclusão: “Portanto, com os anjos e arcanjos e com toda a companhia celeste, louvamos e glorificamos o teu glorioso nome, dizendo” Esta conclusão é maravilhosa e nos coloca dentro do céu, pois, nós juntamos as nossas vozes ao coro celestial (aos anjos, arcanjos e com todos os santos de nosso Senhor Jesus Cristo)  para cantar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos....”
Texto do prefácio próprio na integra: “É verdadeiramente digno, justo e do nosso dever, que em todos os tempos e em todos os lugares te demos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente, eterno Deus, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que no lenho da cruz deu salvação à humanidade, para que que haja novamente vida onde havia morte, e para que a serpente que venceu pela árvore do jardim seja da mesma forma vencida pela árvore da cruz. Portanto, com os anjos e arcanjos e com toda a companhia celeste, louvamos e glorificamos o teu glorioso nome, dizendo:

Estes textos, próprios do dia, juntamente com as leituras específicas do dia, hinos, sermão e demais orações, distinguem um culto de outro. Para concluir, cito novamente o orgulho bom e salutar apontado por São Paulo: Mas eu me orgulharei somente da CRUZ do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da CRUZ, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário