24/10/2016

Sermão pregado no dia de São Tiago (23/10)



Sermão pregado na Congregação Evangélica Luterana Paz de Ponta Grossa em honra a Deus pela vida de São Tiago, comemorado no dia 23 de outubro.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Alguém já ouviu em falar no termo adiáforo? É um termo usado pelos pais luteranos para designar aquilo que não é expressamente ordenado na Bíblia ou aquilo que não é proibido. Para o cristão, amar a Deus não é um adiáforo, crer em Jesus como Salvador também não, pois, a Bíblia orienta que devemos amar a Deus e confiar em Jesus como Salvador. Do outro lado temos as coisas proibidas, por exemplo, matar. Isto também não é um adiáforo, pois, Deus diz claramente: “Não matarás.” Adiáforo significa aquilo que não foi ordenado e nem proibido e neste quesito, temos a liberdade.
O sermão de hoje está divido em três partes: 1) Evangelho; 2) Atos e 3) Testemunho de Tiago no livro de Tiago.
A primeira parte é do Evangelho do dia (Mateus 13.54-58). Hoje estamos falando do São Tiago, irmão de Jesus. A grande pergunta que se fez, faz e ainda se fará é:  "Tiago é irmão de Jesus ou primo?" E este assunto foi discutido, rediscutido e não perdeu força ainda. Se considerar que Tiago é irmão de Jesus, estou assumindo que Maria teve outros filhos. Se eu disser que são primos, parto do pressuposto que Maria morreu virgem (Maria Semper Virgo).
Li um artigo que coloca as duas ideias na mesa, argumenta e conclui que ambas as leituras são possíveis. Se vocês permitirem compartilhar a minha opinião, que acompanha o tradição e por ser fã de carteirinha da Bem-Aventurada Virgem Maria, gosto da ideia de que Tiago era primo de Jesus. Comecei falando em adiáforos, creio que este caso seria um bom exemplo, pois, o fato de crer não vai abrir o céu para mim. Se não crer, o céu não será fechado. O céu é aberto para aquele que confia naquilo que o Filho da Bem-Aventurada Maria, Jesus Cristo, fez na cruz.  
A segunda parte vem do livro dos Atos dos Apóstolos 15.12-22: Se ele era fato primo de Jesus ou seu irmão, deixa de ser relevante no dia de hoje, pois, o mais importante é o seu testemunho. Se falarmos que a salvação é para todos, creio eu, que ninguém ficaria espantado e nem muito menos ofendido.
No entanto, no começo da fé cristã, isto não estava tão claro assim, aliás, não estava nada claro. Ocorreu discussão sobre quem seria salvo e quem não seria salvo. A ideia que era necessário ser judeu, passar pelos ritos judaicos, e finalmente após tudo, a pessoa estaria pronta para a fé cristã. E São Tiago, conduzido pelo Espírito Santo, nós dá a resposta: “Quando eles terminaram de falar, Tiago disse: — Meus irmãos, escutem! 14Simão acabou de explicar como Deus primeiro mostrou o seu cuidado pelos não judeus, escolhendo do meio deles um povo que seria dele. 15As palavras dos profetas estão bem de acordo com isso, pois as Escrituras Sagradas dizem: 16“Depois disso eu voltarei — diz o Senhor — e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la. 17Assim todas as outras pessoas, todos os outros povos que eu chamei para serem meus, vão procurar conhecer o Senhor. Assim diz o Senhor, 18 que anunciou essas coisas desde os tempos antigos.” 19E Tiago continuou: — A minha opinião é esta: eu acho que não devemos atrapalhar os não judeus que estão se convertendo a Deus.”
Terceira parte (Tiago 1.1-12): A terceira parte são os conselhos que ele nos deixa em seu livro sobre as provações, sabedoria, fé, o contentamento. Sobre as provações ele escreve: “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!
Sobre a sabedoria e fé escreve: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.
Sobre o contentamento escreve: “O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida; 10e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida.” E para concluir afirma: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.”
Prezados membros da Congregação Paz, antes de comentar que a nossa congregação comemora os santos pelo simples fato de terem tal título, destacarei três pontos importantes:  1)lembre-se que nós estamos celebrando o que Deus fez na vida dele. Independentemente de ser ou não ser irmão de Jesus, ele foi um cristão fiel e sincero, louvemos a Deus por este servo.  2) Ele, inspirado pelo Espírito Santo, disse que não era para incomodar aqueles que Deus estava convertendo. Ou seja, seu testemunho conscientizou a Igreja de Cristo que a SALVAÇÂO era e é para todos. E, por último, e nem por isso menos importante, 3) conselhos que ele nos deu para todos os momentos de nossa vida.
Ao celebrar o dia de São Tiago, não estamos celebrando algo especial que ele tenha, mas sim celebramos O QUE DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO FIZERAM NELE E POR ELE. Amém. 


Artigo mencionado no sermão: Jesus tinha irmãos. Ou seriam primos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário