02/11/2016

Dia de Finados – 2 de novembro

“Um Dia dos Fiéis Defuntos” (1839), Ferdinand Georg Waldmüller (1793–1865)

Também conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos, esta comemoração está de mãos dadas com a lembrança de ontem: Dia de Todos os Santos. Na igreja primitiva, festas de apóstolos e evangelistas foram prontamente celebradas, especialmente as de São Pedro e São Paulo, embora as de São João e São Tiago também eram favoritas. Mais tarde os mártires e todos os outros santos foram comemorados em 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) e os mortos no purgatório em 2 de novembro (Dia de Finados; em 3 de novembro, se 2 de novembro caísse no domingo). Visto que a ideia do purgatório foi erradicada na Igreja Luterana, nossos antepassados viram muita coisa boa neste dia reservado para lembrar aqueles que partiram na fé em Cristo e aguardam a ressurreição da carne (cf. Credo Apostólico). Damos graças a Deus por todos nossos entes queridos e todos aqueles que partiram e que de várias maneiras e em muitas circunstâncias, foram instrumentos de Deus na transmissão e fortalecimento de nossa fé. Por isso, são “bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Apocalipse 13.14). Os próprios do dia também podem ser usados no aniversário da morte de uma pessoa, para um culto em memória ou em outros momentos apropriados. Eles não devem substituir os próprios do domingo ou dias festivos. Em sua rememoração anual as congregações também podem ler os nomes daqueles que partiram no Senhor durante o ano que passou.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:
 

† Isaías 35.3-10
† Salmo 34.1-9 (antífona v. 1)
† 2 Pedro 3.8-14, 18
† João 5.24-29


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, contigo estão todos os que adormeceram confiando em ti e nas tuas promessas em Cristo, pois agora descansam aliviados da carga do pecado. Agradecemos-te pela tua presença amorosa na vida de todos aqueles que perseveraram na fé até o fim e pedimos que permitas que os nossos caminhos e os daqueles que já partiram se encontrem na mansão que preparaste para os que confiam em teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Erwin L. Lueker (Ed.). Lutheran Cyclopedia. St. Louis: Concordia Publishing House, 1954. p. 296 e Lutheran Service Book: Agenda. St. Louis: Concordia Publishing House, 2006. p. 151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário