02/11/2016

Domingo da Eternidade: a lembrança dos que dormem no Senhor


Na igrejas evangélicas reformadas e luteranas da Alemanha e da Suíça, os fiéis defuntos são lembrados no Domingo da Eternidade (Ewigkeitssonntag), também chamado de Domingo dos Mortos (Totensonntag / Totenfest), que é no Domingo anterior ao Primeiro Domingo no Advento (Último Domingo do Ano da Igreja, portanto) e geralmente cai entre os dias 20 e 26 de novembro, devido à posição fixa do Quarto Domingo no Advento antes de 25 de dezembro.

Este dia santo foi estabelecido em 1816 pelo Rei  da  Prússia, Frederico  Guilherme  III,  através de um decreto que determinava que  o  último  domingo do ano  eclesiástico fosse  “uma  comemoração universal da Igreja na qual são recordados os mortos”, ensejando também o luto pelos mortos  nas  Guerras  da  Libertação (1813 a 1816) e pela morte da rainha Luise.

Este dia é um feriado muito sério na Alemanha, um dia  de silêncio, com restrições de músicas em locais públicos ou apenas em certas horas e proibição de dança (Tanzverbot). Este dia é celebrado com culto nas igrejas onde são lembrados os membros que faleceram no ano eclesiástico que passou, ocasião em que uma vela é acesa diante ou sobre o altar ou pia batismal em memória de um ente querido. A Vela Pascal (Osterkerze) que foi apagada no dia da Ascensão é acesa neste dia, assim como em todos os batismos e funerais. Também é costume as famílias visitarem e ornamentarem os túmulos dos parentes.

Na Igreja Evangélica Luterana Independente (Selbständigen Evangelisch-Lutherischen Kirche-SELK) o dia em memória dos falecidos também pode ser celebrada no Dia de Finados (Allerseelen) em 2 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário