02/11/2016

Existe diferença entre o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados?



Existe diferença entre DIA DE TODOS OS SANTOS e DIA DE FINADOS? Ou estamos falando da mesma coisa? Estas perguntas são realmente importantes. Todo culto tem seus textos que são próprios, por exemplo, o Salmo, o Introito, as leituras bíblicas, etc. Estes textos foram unidos para formar um quadro que chamo tema do culto. Para estes dois dias não seriam diferentes, pois, os textos que ouviríamos nos cultos, as orações, gradual, verso, etc., compõem a temática específica. E para ajudar a responder as perguntas iniciais, proponho que nós nos debrucemos sobre as Coletas (Oração do Dia) a fim de que cheguemos a uma conclusão.


Coleta (Oração) do Dia de Todos os Santos:

Todo-poderoso e eterno Deus, que uniste teu povo fiel de todos os tempos e lugares em uma santa comunhão, o corpo místico de teu Filho Jesus Cristo, concede que possamos seguir teus santos abençoados em sua maneira virtuosa e cristã de viver, a fim de que, junto com eles, possamos alcançar as incontáveis alegrias que preparaste para aqueles que te amam; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Culto Luterano: Lecionários, Editora Concordia, 2009. p. 345).
 
É interessante destacar que tal oração é dirigida a Deus e qual ação Deus é destacada: “que uniste teu povo fiel de todos os tempos e lugares em uma santa comunhão, o corpo místico de teu Filho Jesus Cristo.” Qual é o pedido feito a Deus: “concede que possamos seguir teus santos abençoados em sua maneira virtuosa e cristã de viver, a fim de que, junto com eles, possamos alcançar as incontáveis alegrias que preparaste para aqueles que te amam.” É importante destacar que o pedido feito a Deus inclui que nós possamos seguir teus santos.
 
Com base na coleta do dia podemos concluir que a oração destaca os santos da igreja militante. Apesar que a primeira leitura, Apocalipse 7. 2-17, também aponta para os santos diante de Deus. A segunda leitura, I João 3.1-3, fala da condição de filhos de Deus que ainda não vivenciaram a completa redenção, logo, concluímos que estão na Igreja Militante. E o Evangelho é de Mateus, o discurso das Bem-aventuranças.

Coleta (Oração) do Dia de Finados:
 
Todo-poderoso Deus, contigo estão todos os que adormeceram confiando em ti e nas tuas promessas em Cristo, pois agora descansam aliviados da carga do pecado. Agradecemos-te pela tua presença amorosa na vida de todos aqueles que perseveraram na fé até o fim e pedimos que permitas que os nossos caminhos e os daqueles que já partiram se encontrem na mansão que preparaste para os que confiam em teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

A oração é dirigida a Deus e logo em seguida descreve Deus nas seguintes palavras: “contigo estão todos os que adormeceram confiando em ti e nas tuas promessas em Cristo, pois agora descansam aliviados da carga do pecado.” Em seguida temos um agradecimento e um pedido. O agradecimento é: “Agradecemos-te pela tua presença amorosa na vida de todos aqueles que perseveraram na fé até o fim.” E o belíssimo pedido: “pedimos que permitas que os nossos caminhos e os daqueles que já partiram se encontrem na mansão que preparaste para os que confiam em teu Filho Jesus Cristo.”
 
Que oração mais linda que temos no dia dos Fiéis Defuntos. Agradecemos pela presença do nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo na vida daqueles que estão descansando e pede para que possamos nos encontrar com eles.

O belíssimo canto Te Deum Laudamos (A Ti, ó Deus, louvamos), cantando dentro da Ordem das Matinas, confirma a mesma suplica para que possamos nos encontrar com os Santos de Cristo na mansão celestial: “Tu, quando venceste o aguilhão da morte, abriste a todos fiéis o reino celeste... Portanto, te suplicamos, socorras a teus servos, aos quais com Teu precioso sangue redimiste. FAZE COM QUE SEJAM CONTADOS ENTRE OS SANTOS TEUS NA GLÓRIA ETERNA.”
 
As leituras para o Dia dos Fiéis Defuntos são: Isaías 35.3-10, 2 Pedro 3.8-14, 18 e João 5.24-29. Isaías traz uma promessa aos que passam por aflições e a promessa da Sião. A leitura da segunda epístola de São Pedro aponta para a volta de Cristo, Senhor Nosso. Segundo as promessas de Cristo, Ele voltará de forma visível, no entanto, para os santos de Cristo que estão no descanso, Cristo já veio para eles. O Evangelho deste dia é segundo São João que aponta que todo aquele que crê em Jesus passou da morte para a vida: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.


Conclusão

De forma muito simples, poderíamos, pela análise dos próprios dos dois dias (coleta, leituras, etc.), dizer que existe diferença, pois, o Dia de Todos os Santos está mais vinculado aos santos de nosso Senhor Jesus Cristo que estão ainda na Igreja Militante. Ou seja, vivos na terra. Já o Dia de Finados, ou Dia dos Fiéis Defuntos, aponta para aqueles santos que já estão na Igreja Triunfante. Ou seja, estão vivos na presença de Deus, pois, Deus não Deus de mortos e sim de vivos. No entanto, existe um ponto em comum: Ambas as datas lembram os santos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Rev. Elissandro Ribeiro da Silva
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário