26/12/2016

26 de Dezembro: "Dia de Santo Estêvão, Mártir da Fé"

           



          A Palavra de Deus nos diz que após a Ascensão de Jesus Cristo e a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes, os seguidores do Senhor continuaram testemunhando a mensagem da Fé Cristã por todos os lugares e de diversas formas possíveis. Em outras palavras, os Atos do Senhor estavam sendo realizados agora através dos seus discípulos. Dentre estes, havia Estêvão, “um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder” (Atos 6.8), que foi um dos “homens de confiança” (Atos 6. 3) escolhidos para auxiliarem o trabalho dos Apóstolos. Seu testemunho e fidelidade a Jesus Cristo eram tamanhos que provocaram uma reação violenta dos líderes religiosos da época, porém, estes “começaram a discutir com Estêvão. Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estêvão, que ele ganhava todas as discussões” (Atos 6. 9-10). Por causa disso, enfurecidos, o levaram para diante do Conselho e após ouvirem novamente seu “testemunho centrado em Cristo” (Atos 7) o arrastaram para “fora da cidade e o apedrejaram... Enquanto eles atiravam as pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Depois, ajoelhou-se e gritou com voz bem forte: Senhor, não condenes esta gente por causa deste pecado! E, depois que disse isso, ele morreu” (Atos 7. 58-60).
            É interessante perceber que mesmo em meio a este sofrimento horrível, Estêvão sabia que não importava o que seus inimigos fizessem a ele, pois Jesus já havia preparado um lugar para ele. E este lugar, onde tanto se firmou Santo Estêvão, foi manifestado a ele, ainda que de forma breve, em seus últimos momentos de vida na terra. Enfrentando uma morte sangrenta e dolorosa por apedrejamento, Santo Estêvão, “cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus. E viu também Jesus em pé, ao lado direito de Deus” (Atos 7. 55). Por causa dessa “gota do paraíso” (usando uma expressão de C. S. Lewis), Santo Estêvão pôde deixar mais um belo testemunho antes de fechar os seus olhos para este mundo e abri-los novamente junto ao Senhor, no Céu: “Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do homem em pé, ao lado direito de Deus” (Atos 7. 56).
            Ainda hoje, podemos seguir o exemplo de Santo Estêvão, e mantermos os nossos olhos e nossa confiança fixos e firmados neste Céu que se abre para nós através de janelas graciosas: O Santo Batismo, a Palavra de Deus e a Ceia do Senhor – nestas “janelas dos céus” (meios da Graça de Deus), nós podemos ver a glória de Deus, e em Cristo sermos perdoados, consolados e fortalecidos da mesma forma que Santo Estêvão o foi, mesmo que estejamos passando pelos mais sangrentos e horríveis sofrimentos. Além disso, podemos continuar fazendo coro as suas palavras e ao seu testemunho, e quando chegar nossa hora derradeira, confessar como fez este Mártir da Fé Cristã: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas “Bom Pastor” e “Cristo Rei”

Cariacica/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário