25/01/2016

Mensagem sobre a conversão de São Paulo

Conversão de São Paulo
(25/01)

Está mensagem foi transmitida no Programa Hora Luterana de responsabilidade do Distrito Campos Gerais da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Cidade de Ponta Grossa. Este programa vai ao ar todo domingo, às 8:00 pela Rádio Antena Sul.

Bom dia caro ouvinte, que bom poder chegar aos vossos lares através das ondas da rádio a fim de trazer uma mensagem especial de Deus para você e para a tua família.
Amanhã dia 25 de janeiro, a igreja cristã reservou para lembrar de alguém que foi muito importante para a fé crista, lembramos a conversão de Saulo de Tarso para o conhecido e amado Apóstolo Paulo. Ele foi tão importante que boa parte das livros do Novo Testamento são de sua autoria sob a orientação de Deus Espírito Santo. Ele foi um grande homem de Deus.
Segundo a tradição, ou seja, são informações que não estão na Bíblia, Saulo de Tarso, o conhecido apóstolo Paulo, nasceu provavelmente no décimo ano de nossa era, numa cidade chamada de Tarso. Tinha dupla cidadania, era judeu por origem, mas romano por ter nascido numa cidade do Império Romano. Foi julgado e condenado à morte por Nero que, naqueles tempos, estava perseguindo duramente os cristãos. Em face de ser cidadão romano, em vez de ser crucificado, Paulo teria sido decapitado em 64 d.C.
Ele não conviveu com Jesus e quando ouviu falar de Jesus, colocou-se na contramão de Cristo, sendo um perseguir ferrenho contra a fé cristã. Ele saia de cidade em cidade com ordem para prender os seguidores de Jesus e trazê-los a Jerusálem. No relato do primeiro martírio cristão, a morte de  Santo Estêvão, Saulo ou Paulo tem seu nome citado. Atos 8 afirma que Saulo aprovou a morte de Estêvão. Neste mesmo capítulo, vemos que Saulo estava determinado em acabar com a fé crista: “Porém Saulo se esforçava para acabar com a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava na cadeia.”
Ele era um perseguidor, mas algo mudaria a sua vida e mudaria para sempre. Paulo, munido de autorização, sai da capital, de Jerusalém, em direção a outra cidade chamada Damasco. Ele saiu um perseguidor, mas não chegou perseguidor. Eu gostaria de convidar o Adãozinho para que leia o texto de Atos 9.1-8: “1 Enquanto isso, Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote / 2 e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os seguidores do Caminho do Senhor que moravam ali, tanto os homens como as mulheres. / 3 Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. / 4 Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: – Saulo, Saulo, por que você me persegue? / 5 – Quem é o senhor? – perguntou ele. A voz respondeu: – Eu sou Jesus, aquele que você persegue. / 6 Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer. / 7 Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. / 8 Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.”
Este encontro foi tão decisivo para Saulo que ele nunca mais foi o mesmo. Em Filipenses 3. 4-10 temos uma declaração do próprio Paulo. Ele afirma que deixou de lado todas as coisas que ele considerava importante por amor a Cristo. De Saulo para Paulo; de perseguidor para perseguido; de judeu para Cristão, mas as mudanças não pararam por aí:
De perseguidor ele foi transformado em perseguido. Passou por muitas situações conflitantes por causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Passou por muitas cadeias, sofreu, foi perseguido, mas sua fé ficou inabalável. Em Filipenses ele aponta qual é a sua receita para enfrentar todas as dificuldades: “Pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que estar necessitado e sei também o que é ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer seja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. COM A FORÇA QUE CRISTO ME DÁ POSSO ENFRENTAR QUALQUER COISA
O Apóstolo Paulo, além de escritor, também foi um grande missionário, um grande anunciador do Evangelho para os não judeus. No Livro de Atos estão relatadas as grandes viagens missionárias que este valoroso servo do Senhor fez. Ele também fundou várias comunidades. Ele é conhecido também como o Apóstolo dos gentios, a sua missão foi basicamente divulgar a boa notícia da salvação aos que não pertenciam ao povo judeu.
A vida do Apóstolo Paulo realmente é uma vida empolgante, de fé e de amor a Cristo. No final de sua vida confessou: Combati o bom combate da fé, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor; reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim amam a sua vinda. Mas o Senhor me assistiu e revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse completamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
Deus pode transformar a vida de todo homem. Saulo, perseguidor, teve sua vida transformada por Jesus e a sua vida nunca mais foi a mesma. Eu não sei como está a tua vida, mas Deus pode transformar e primeira transformação que Ele quer fazer em tua vida é transforma-lo de pecador em filho de Deus. Confie em Jesus, Ele pode, quer mudar a tua história.

Oremos: “Todo-poderoso Deus, que mudaste o coração daquele que perseguia a igreja e pela sua pregação fizeste a luz do Teu Evangelho brilhar em todo mundo, concede que sempre nos alegremos na luz salvadora de teu Evangelho. Gracioso Espírito Santo transforme as mentes e corações a fim de que possamos confiar e amar Jesus Cristo como nosso Salvador.”

São Timóteo, pastor e confessor - Leituras bíblicas conforme Lecionário Luterano/ IELB

Vitral da Capela São Tito e São Timóteo do Concordia Seminary / LCMS - Saint Louis


 São Timóteo, pastor e confessor
24/01 




Introito: Salmo 89.1,5,15-16; antífona I Timóteo 6.12a, b;
Antífona: Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado
1 Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó SENHOR; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.
5 Celebram os céus as tuas maravilhas, ó SENHOR, e, na assembléia dos santos, a tua fidelidade.
15 Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
16 Em teu nome, de contínuo se alegra e na tua justiça se exalta,
Gloria Patri: Glória ao Pai, ao Filho, ao Santo Espírito como era no princípio, agora é e por todo sempre já de ser. Amém.
Antífona: Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado

Oração do dia:
Senhor Jesus Cristo, que sempre dás à tua Igreja na terra pastores fiéis como Timóteo, para guiar e alimentar o teu rebanho, faze com que todos os pastores sejam diligentes em pregar a tua Santa Palavra e administrar teus meios da graça, e concede ao teu povo sabedoria para seguir no caminho que leva à vida eterna; pois, tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Primeira Leitura: Atos 16.1-5
1 Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; / 2 dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. / 3 Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego. / 4 Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém. / 5 Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.

Gradual: Ezequiel 34.11,12b; Jeremias 23.4a,b
Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o SENHOR.

Segunda leitura: I Timóteo 6.11-16
11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.  / 12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. / 13 Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, / 14 que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; / 15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; / 16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

Santo Evangelho: Mateus 24.42-47 / Verso: I Timóteo 1.15
C_Aleluia! Aleluia! Aleluia!
P_Aleluia! Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Aleluia.
C_Aleluia! Aleluia! Aleluia!
P_Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo são Mateus
C_Glórias a ti, Senhor
P_42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. / 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. / 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. / 45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? / 46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. / 47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens.
C_Glórias a ti, ó Cristo.


Festa da Conversão de São Paulo - 25 de janeiro

 
"A Conversão de São Paulo" (c. 1525), Benvenuto Tisi ou Il Garofalo (1481-1559)
A experiência da conversão de São Paulo no caminho para Damasco é narrada três vezes no livro de Atos (9.1-9; 22.6-11; 26.12-18). Sendo um grande inimigo dos cristãos, Saulo de Tarso partiu para Damasco para prender e trazer fiéis a Jerusalém para julgamento. Quando estava no caminho, viu uma luz ofuscante e ouviu as palavras: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A resposta veio: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues.” Em Damasco, onde Saulo foi levado depois de ficar cego, um discípulo chamado Ananias foi dirigido pelo Senhor em uma visão até Saulo para restaurar sua visão: “Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” (Atos 9.15). Depois de recobrar a visão, Saulo foi batizado e tornou-se conhecido como Paulo, o grande apóstolo.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:
 
† Primeira Leitura: Atos 9.1-22
† Salmo: Salmo 67 (antífona v. 5)
† Epístola: Gálatas 1.11-24
† Santo Evangelho: S. Mateus 19.27-30

ORAÇÃO DO DIA:
 
Todo-poderoso Deus, tu transformaste o coração daquele que perseguia a Igreja e por sua pregação fizeste a luz do Evangelho brilhar em todo o mundo. Concede-nos sempre regozijar-se na luz salvadora de teu Evangelho e, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, espalhá-lo até os confins da terra; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: The Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House. p. 1151-1152)

24/01/2016

Festa da Confissão de S. Pedro - 18 de janeiro

Festa da Confissão de S. Pedro - 18 de janeiro


Cor litúrgicaBranca

Leituras bíblicas
† Salmo 118.19-29
† Atos 4.8-13
† 2 Pedro 1.1-15
† S. Marcos 8.27-35 (36-9.1)

Pétros, Pedro, que significa “rocha” fez uma confissão sólida, quando perguntado por Cristo, quem os homens dizem que ele é, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” Esta revelação é divina, não é dada a nós pela carne e sangue, mas por Deus Espírito Santo. E nosso Senhor disse a Pedro: “sobre esta pedra [petra] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” [S. Mateus 16]. Mas pouco tempo depois de Cristo estava repreendendo o “homem-rocha” quando ele quis resistir, com todas as boas intenções, a verdadeira rocha sobre a qual a igreja é construída: Cristo, e este crucificado! Um paradoxo interessante é retratado para nós em S. Mateus 16, uma leitura muito saudável e digna para todos nós. A rocha de ofensa é a rocha sobre a qual a igreja é construída: um ensanguentado, sofrido e moribundo Jesus, desprezado e rejeitado, cruz e sofrimento, sem triunfo glorioso algum, pelo menos, não aos olhos do mundo. Através da mais profunda e humilde e desdenhosa vergonha e sofrimento é como o nosso Senhor edificar a sua Igreja. Ele usa fracos, vasos humanos, como São Pedro e as palavras de sua confissão. É sobre a pregação da confissão de Pedro que o Senhor continua a chamar, congregar, iluminar e santificar toda a cristandade na terra, e promete, até o fim, mantê-la com Jesus Cristo, nosso cabeça e mestre, na verdadeira fé. Louve a Deus pela confissão de São Pedro! Glórias a Cristo pela rocha sobre a qual a igreja é construída e pelos “homens-rochas” e “mulheres-rochas” que proclamam, partilham, ensinam e propagam a Palavra amplamente em todo o mundo, em todas as maravilhosas e variadas vocações dadas entre nós! Louvado seja Deus pela confissão de São Pedro, a confissão da Igreja em todo o mundo.

Coleta
Pai celestial, tu revelastes ao apóstolo Pedro a bendita verdade de que teu Filho Jesus é o Cristo. Fortalece-nos pela proclamação desta verdade para que nós também possamos confessar alegremente que não há salvação em nenhum outro; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

O Batismo de Nosso Senhor (Período de Epifania)

O Batismo de Jesus Cristo

 Rev. Elissandro Ribeiro da Silva

Dia de Reis

Historicamente, o dia 6 de janeiro é conhecido como Dia de Reis, apesar que o Evangelho não retrata os sábios do oriente como reis. A verdadeira festa de reis não seria dia 6, mas sim no primeiro domingo após dia  6, quando celebramos o Batismo de Jesus. Este dia é realmente a Festa dos Reis: o Rei Pai, Rei Filho e Rei Espírito Santo, conforme afirma o Credo Atanasiano: “Deste modo o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor, entretanto não são três senhores, mas um único Senhor.


Aspectos litúrgicos:

O Batismo de Jesus dentro do Período da Epifania

O batismo de Jesus está dentro de um período chamado Epifania. A palavra Epifania significa revelação, manifestação. Eu gosto de pensar da seguinte forma: Advento, especialmente as leituras do Antigo Testamento, falam de algumas promessas que Deus fez relacionadas ao Salvador. No Natal, vemos que as promessas foram realmente cumpridas. E finalmente, temos a Epifania. Este período nos revela, nos mostra quem é Jesus. E entendermos quem é Jesus é de fundamental importância para entendermos o que Ele fez para minha salvação. Eu gosto de pensar a Epifania como um grande quadro que nos revela quem é Jesus. E a base neste quadro é o cenário do Batismo e da transfiguração, com duas frases muito parecidas: “Este é o meu filho amado”.

Leituras para o dia que se celebra o Batismo do Senhor

O Batismo de Jesus é celebrado no primeiro domingo após a Epifania, neste ano vai ser celebrado no dia 10 de janeiro. Gostaria de conversar sobre estes textos. E gostaria de começar pelo Evangelho do dia, Lucas 3.15-22.

Podemos dividir o nosso texto em duas partes: 1) relato sobre João Batista e 2) O Batismo de Jesus.

Gostaria de destacar a primeira parte, Lucas 3.15-21. O evangelho nos traz temas de grande importância no dia da celebração do batismo de Jesus e começa falando sobre João Batista. João Batista era uma figura tão ímpar que as pessoas começaram a se questionar se ele não seria o Cristo. João Batista responde que não é o Cristo, comparando o seu Batismo com o Batismo de Cristo.

Outro ponto que quero destacar é a mensagem de João Batista. Quando pensamos em João Batista, lembramos logo as palavras fortes deles de acusação do pecado: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” (v. 7). Mas ele não tinha somente palavra de acusação, mas também tinha palavra de perdão: "Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo." (v.18)

A segunda parte é o relato do batismo de Jesus: “E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” (vv. 21-22)

O relato é um dos mais reveladores, com a Santíssima Trindade envolvida num único cenário. Temos a voz de Deus Pai, o Filho sendo batizado e o Espírito Santo descendo em forma corpórea como pomba. E a voz do céu para Jesus: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (v. 22). Se olharmos Lucas 4, apenas alguns versículos após este relato, veremos Jesus no deserto sendo tentado pelo diabo e grande tentação era: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”; “se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo”. A tentativa foi colocar dúvida, “Se és o Filho de Deus...

A leitura da Epistola está registrada em Romanos 6.1-11. Paulo une num único pacote batismo de Jesus, nosso batismo, crucificação de Jesus, nossa morte, ressurreição de Jesus, nossa ressurreição:

"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus." (vv. 1-11)

O último ponto que destacamos é a Oração do Dia:

“Pai dos céus, ao ser batizado no Rio Jordão Jesus foi proclamado teu Filho amado e ungido com o Espírito Santo. Faze com que todos os batizados em seu nome sejam fiéis ao seu chamado como teus filhos e herdeiros com ele da vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

A coleta apresenta o fato de Jesus foi batizado e proclamação que Cristo é o Filho amado de Deus e ungido com Espírito Santo, mas especialmente suplica por nós, que fomos batizados em nome do Deus Trino, sejamos fiéis naquilo que nós fomos chamados também de filhos e herdeiros da vida eterna. Em outras palavras, Deus nos mantém na fé que nos foi dada no batismo.

Aspectos controversos: o nosso batismo

Com o batismo de Jesus está tudo certo, pois, que eu saiba, existe unanimidade em relação ao batismo de Cristo. Ele não precisava ser batizado, foi batizado por que se fez um de nós. Os problemas começam a surgir quando falamos do nosso batismo.

1. A Circuncisão e Batismo

Uma das grandes controvérsias relacionadas com o batismo é quem devemos batizar. A Bíblia é clara quando afirma que todos devem ser batizados, independentemente de idade, independente do sexo, cor ou qualquer outra distinção. Incluindo as crianças. E uma das alegações contra o batismo infantil é que a Bíblia nunca diz que devemos batizar crianças!

É necessário voltar ao Antigo Testamento e lá veremos que as crianças foram sempre parte dos atos de salvação Deus. Por exemplo, Deus deu a Abraão o ritual da circuncisão como um sinal exterior de que o Salvador viria de sua linhagem familiar. 

O sinal da circuncisão foi dado a meninos pequenos quando eles eram apenas 8 dias de idade! Estes meninos não eram diferentes de nossas crianças, eram crianças normais. Eles não podiam escolher; eles não podiam ser instruídos; eles não podiam dizer: “Nós queremos ser circuncidados”. E mesmo assim eles recebiam circuncisão que era o sacramento do Antigo Testamento. O Apóstolo Paulo em Colossenses 2.11-13 vai falar sobre a circuncisão e o Batismo. Eu gostaria de ler esta passagem: “Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne[11]. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”. O apóstolo Paulo mostra que a circuncisão foi substituída com o Batismo, através do qual o próprio Cristo trabalha para dar vida espiritual para aqueles que estão mortos no pecado.

2. Apresentação de Jesus x Batismo

Uma outra alegação é: “Por que Jesus foi apresentado em vez de ser batizado quando era criança? ” É importante destacar que no Novo Testamento, desde Mateus até Apocalipse, você não vai ter nenhuma palavra, nenhuma ordem, nenhum mandamento falando sobre a apresentação. Se olharmos o Batismo, teremos várias passagens, por exemplo, Mateus 28.18-20: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Em outras palavras, não existe ordem de Jesus para que as crianças sejam apresentadas.

No entanto, a pergunta fica no ar: “Por que Jesus foi apresentado? ” Para responder esta pergunta precisamos voltar um pouco na história, especialmente na saída do povo de Deus do Egito. A décima praga foi a morte dos primogênitos e todos que não tinham a marca do carneiro em sua porta, desde o primogênito do animal, até o primogênito do rei, morreriam. Jesus foi apresentado por que era o primogênito e também por que era homem.

No livro do Êxodo, capítulo 13, Deus afirma que os primogênitos são de dEle: “Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu ” (v. 2); “Apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR” (v. 12); “Pois sucedeu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até ao primogênito dos animais; por isso, eu sacrifico ao SENHOR todos os machos que abrem a madre; porém a todo primogênito de meus filhos eu resgato” (v. 15).

E como aconteceria este resgate? “Todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás” (v. 13). E por ser primogênito, homem, deveria ser apresentado a Deus e trazer o sacrifício requerido, um cordeiro. Caso fosse uma família pobre, traria dois pombos. Se insistimos na apresentação, também deveríamos insistir no sacrifício. Jesus foi apresentado por que era o primogênito e homem.

3. O batismo é um símbolo de nossa decisão por Jesus?

Existem muitas igrejas que entendem o batismo como simples testemunho da fé que já existe no coração da pessoa. Seria um simples testemunho de que eu decidi por Jesus. E este entendimento tem consequências em quem pode ser admitido no batismo, pois, somente quem pode dar este testemunho é alguém que pode expressar sua salvação. Nesta perspectiva, o batismo não oferece nada. E não é isto que a Bíblia apresenta sobre o batismo.

Jesus em João 3.5 afirma que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino do céu. Em I Pedro 3.21 nós temos, de forma clara, que o batismo nos salva. O apóstolo Paulo, em Gálatas 3, vai falar sobre o batismo e o se revestir com Cristo: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (vv. 26-27). O mesmo apóstolo Paulo vai ligar o batismo e a morte de Cristo em Romanos 6: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (vv. 3-4).

O batismo não é um simples testemunho de fé; é um verdadeiro meio da graça pelo qual o Espírito Santo traz o pecador à união com o Salvador, dá perdão dos pecados, outorga salvação, novo nascimento e vida nova. O batismo regenera as crianças, gerando a fé salvadora que aceita essas bênçãos. Sela a salvação nos adultos que creem, dando-lhes maior confiança no perdão e a convicção de que são filhos de Deus e herdeiros da Vida Eterna. (Manual Boas Novas, 50).

Consequências do Batismo de Jesus em nossa vida


a. Jesus foi batizado em meu lugar, pois, ele não precisava ser batizado. Então, em casa batismo que ocorre a cena é repetida, o Santo Espírito desce sobre aquele que está sendo batizado e somos transformados em filhos amados de Deus;

b. Com o batismo somos crucificados com Cristo;

c. O Batismo nos dá perdão dos pecados, conforme aprendemos do Catecismo: O batismo opera a remissão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a quantos creem, conforme dizem as palavras e promessas de Deus. 

d. No nosso batismo, nos é colocado o santíssimo nome de nosso Deus Trino: Pai, Filho e Deus Espírito Santo. 

e. Sinal que somos de Cristo: Recebe o sinal da Santa Cruz tanto na fronte, quanto no peito, em sinal do teu resgate por Cristo Crucificado. O Batismo nos faz propriedade exclusiva de nosso Deus

 - Rev. Elissandro Ribeiro da Silva

Santíssimo nome de Jesus

O nome do Senhor
Lucas 2.21

Sermão pregado no dia 30/12, celebrando, atecipadamente, o final de ano e também a Circuncisão e nome de Jesus. As leituras bases são: Números 6.22-27 e Lucas 2.21.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam convosco agora e sempre. Amém.
Dos textos lidos destaco dois versículos, um do Antigo Testamento e um do Evangelho:Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” e do Evangelho: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.” Que Deus Espírito Santo guarde estas palavras em vossos corações e mentes para a vida eterna. Amém.
Oremos: “Ó Senhor, agradecemos-te pelo fato de teres sido chamado Jesus e de seres o Salvador do mundo, porque abaixo do céu não existe nenhum nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Trouxeste-nos seguros ao início de mais um ano, faze dele outro ano de salvação para nós. O teu nome será o nosso refúgio. Grava-o em nossos corações. Permite que experimentemos diariamente o seu precioso poder e que nos alegremos em tuas consolações, para que nossa oração seja suave incenso diante de ti. Renova-nos o coração e santifica-nos pelo Teu Espírito. Amém

Meus caros irmãos, irmãs, uma palavra que se destaca neste culto, último culto de 2015, é a palavra “nome”, mas não é de qualquer nome que estamos falando, mas sim do santo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, dia 30/12, celebramos a véspera do ano novo e também celebramos a circuncisão e o nome de Jesus. E nada mais adequado do que concluímos e nos prepararmos para novo ano pensando no nome de Jesus. 
O primeiro texto que quero destacar é do Antigo Testamento, Números 6. O texto que nós ouvimos, nos é bem conhecido, pois, ouvimos este texto todo domingo. Nesta pequena bênção, o nome de Deus consta três vezes. Este texto não são palavras mágicas, mas tem autoridade por que o próprio Deus está envolvido, pois, o texto afirma, de forma enfática, Eu, Deus, colocarei o meu nome sobre o meu povo. Eu, Deus, abençoarei meu povo.
Está bênção é muito linda e três pontos se destacam neste texto:
1.      Assim abençoareis os filhos de Israel: Deus escolhe a forma que quer abençoar o seu povo;  
2.      O texto da própria bênção:
a.       Abençoe e guarde: os dois termos são tão vastos que fica até difícil falar sobre eles; no entanto, são duas palavras de fundamental importância. 
b.      Faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti: para que o rosto de Deus resplandeça sobre nós é necessário que olhe para nós.
c.       Levante o teu rosto e te de paz: nos acolha
3.      Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel. Nós temos o nome de nosso Deus sobre nós. E temos o nome de nosso Deus desde que fomos levados ao Santo Batismo.

A segunda leitura que quero destacar é do Santo Evangelho. O Evangelho fala do nome mais importante da fé cristã, o nome de Jesus. Mas por que o Filho de Deus recebeu o nome Jesus? Ele recebeu o nome Jesus por que o anjo, enviado da parte de Deus, orientou que o nome do bebê seria Jesus. Qual é o significado do nome Jesus: “SALVADOR”.  Em Mateus 1.21 lemos: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
O Evangelho que acabamos de ouvir, apesar de ser um versículo apenas, não deixa de ser importante, pois, é a concretização que o anjo tinha dito a Bem-Aventurada Virgem Maria. Jesus é o nome mais importante, pois, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. (Atos 4.12) É pelo nome de Jesus que os nossos pecados são perdoados (1 Jo 2.12).
O Antigo Testamento fala em colocar o nome de Deus sobre o povo de Deus. Evangelho fala do nome mais poderoso deste mundo, nosso Senhor Jesus Cristo. Gostaria de destacar algumas conclusões importantes relacionadas com estes dois textos:
1.    O nome de Deus está sobre nós desde o batismo. Existe dois pontos de fundamental importância no rito do Santo Batismo. O primeiro ponto é que somos selados como propriedade exclusiva de Jesus: "Recebe o sinal da Santa Cruz tanto na fronte como no peito em sinal do teu resgate por Cristo crucificado. " O segundo ponto é o próprio batismo em si, onde através da água e da Palavra, o pastor coloca sobre a nós o sacro santo nome de nosso Deus: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2.    Existe uma prática bem comum entre luteranos que é orar a bênção em conjunto. É uma prática bonita, no entanto, existe uma sequência importante: Deus coloca o seu nome sobre o seu povo. É Deus abençoando seu povo. A bênção não é uma oração, não é um pedido mas sim Deus colocando o Seu Santo Nome sobre o Seu Santo povo.
3.    A última parte da bênção Aaronica fala de paz, que a paz que Cristo conquistou nos acompanhe. Esta mesma paz que o próprio Cristo proclamou aos seus discípulos logo após a sua ressurreição. (João 20.19)
4.    No início dos nossos cultos, começamos com o Santo Nome de Deus: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
5. Na Confissão, especialmente na absolvição, ouvimos da boca de nosso pastor as palavras de perdão: "Em virtude desta vossa confissão, na qualidade de ministro da Palavra, chamado e ordenado, vos anuncio a graça de Deus, e da parte e por ordem de Jesus Cristo, meu Senhor, vos perdoo todos os pecados, em nome do Pai e do T Filho e do Espírito Santo."
5.    Na bênção após a participação da Santa Ceia, a bênção de Números ecoa sobre nós: "Que o corpo e o sangue de Jesus Cristo vos fortaleça e preserve na verdadeira fé para a vida eterna." Está mesma bênção pode ser dita de forma diferente: "Que o CORPO e SANGUE de nosso Senhor Jesus Cristo  fortaleça e preserve o teu corpo e a tua alma para a vida eterna. Ide em PAZ com a certeza que os teus pecados estão perdoados por Cristo. Amém."
E por último, considerando as duas leituras, Antigo Testamento e do Evangelho, as considerações que fiz, gostaria de concluir com a leitura da epístola.
Temos o nome de nosso Deus sobre nós, somos marcados desde o batismo e perguntamos com o Apóstolo Paulo perguntou: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. / 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? / 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. / 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. / 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, / 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Depois de tudo isto, precisamos temer o ano de 2016? Com o nome de Deus sobre nós, nada pode nos destruir, pois, tudo está dentro dos planos de Deus. Nós entendemos todos os planos de Deus? Não, mas podemos confiar que a nossa vida está guardada pelo nome santo de Deus.

O apóstolo Paulo nos abençoa com o nome de Deus e com esta bênção concluo este momento: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.