29/07/2016

Comemoração de Maria, Marta e Lázaro, amigos de Jesus

"A Ressurreição de Lázaro (1706), Jean Jouvenet (1644-1717)

Pai Celestial, teu amado Filho se tornou amigo de seres humanos sujeitos a erros e culpas como nós a fim de nos tornar teus. Ensina-nos a ser como os amigos amados de Jesus em Betânia, para que possamos servi-lo fielmente como Marta, aprendermos dele fervorosamente como Maria e, finalmente, sermos ressuscitados por ele como Lázaro. Mediante Jesus Cristo, o Senhor deles e nosso, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Comemoração de Maria, Marta e Lázaro de Betânia - 29 de julho


Maria, Marta e Lázaro de Betânia eram discípulos com os quais Jesus mantinha um vínculo especial de amor e amizade. O Evangelho de São João registra que “amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro” (João 11.5). Numa ocasião, Marta recebeu Jesus em sua casa para uma refeição. Enquanto ela fazia todo o trabalho, Maria sentou-se aos pés de Jesus ouvindo sua Palavra e foi louvada por Jesus por haver escolhido “a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10.38-42). Quando seu irmão Lázaro morreu, Jesus anunciou a Marta esta graciosa promessa evangélica: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.” (João 11.25-27). Ironicamente, quando Jesus ressuscitou Lázaro da morte, isto tornou os inimigos de Jesus mais determinados em matá-lo (João 11.39-54). Seis dias antes de Jesus ser crucificado, Maria ungiu-lhe os pés com um óleo aromático muito caro e os enxugou com seus cabelos, não sabendo naquele momento que estava fazendo aquilo em preparação para o sepultamento de Jesus (João 12.1-8; Mateus 26.6-13).

LEITURAS:

† Salmo 35.5-10 ou 33.1-5, 20-21
† Romanos 12.9-13
† Lucas 10.38-42


ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, teu amado Filho se tornou amigo de seres humanos sujeitos a erros e culpas como nós a fim de nos tornar teus. Ensina-nos a ser como os amigos amados de Jesus em Betânia, para que possamos servi-lo fielmente como Marta, aprendermos dele fervorosamente como Maria e, finalmente, sermos ressuscitados por ele como Lázaro. Mediante Jesus Cristo, o Senhor deles e nosso, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 571-572)

28/07/2016

Comemoração de Johann Sebastian Bach, Mestre de capela – 28 de julho

Retrato de Johann Sebastian Bach, por Johann Emanuel Göbel (1720-1759)

Johann Sebastian Bach (1685-1750) é reconhecido como um dos mais famosos e talentosos de todos os compositores do passado e do presente em todo o mundo ocidental. Órfão aos dez anos de idade, Bach foi quase que inteiramente autodidata na música. Sua vida profissional como regente, cantor, compositor, professor e consultor de órgãos iniciou com a idade de 19 anos, na cidade de Arnstadt e terminou em Leipzig, onde durante os últimos 27 anos de sua vida, foi responsável por toda a música nas quatro igrejas luteranas da cidade. Além de ter sido um esplêndido artista do teclado, permanecem irresistíveis a genialidade e a magnitude das composições vocais e instrumentais de Bach. Sendo um luterano consagrado e dedicado, Bach é especialmente honrado na cristandade por insistir que sua música foi primeiramente escrita para a vida litúrgica da igreja, para glorificar a Deus e edificar o seu povo.

LEITURAS:
 
† Salmo 150
† 2 Crônicas 7.1-6
† Colossenses 2.2-6
† Lucas 2.8-14

ORAÇÃO DO DIA:
 
Todo-poderoso Deus, belo em majestade e majestoso em santidade, tu nos ensina na Sagrada Escritura a cantar teus louvores e concedeste graça a teu servo Johann Sebastian Bach para manifestar a tua glória através da música. Continua a conceder este dom de inspiração para todos os teus servos que escrevem e fazem música para o teu povo, para que com alegria, possamos vislumbrar na Terra a tua beleza e ao final conhecer a riqueza inesgotável da tua criação em Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive, e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 568-569)

26/07/2016

Feliz dia dos Avós

Os avós são pessoas especiais na vida de todos e desfrutam de um afeto peculiar dos netos por suas atitudes acolhedoras, por vezes mais permissivas que a dos pais. Mas os avós também têm também uma relevância muito grande na fé de seus netos. Assim, vemos nas Escrituras que São Paulo elogia o jovem Timoteo pela sua fé, a qual herdou de sua mãe Eunice e sua avó Loide. O pregador luterano ortodoxo Valerius Herberger (1562-1627) escreveu certa vez, com razão, que “Timóteo aprendeu o catecismo de sua avó”.

O Dia dos Avós no calendário civil é comemorado em 26 de julho pois, no mesmo dia, no calendário litúrgico, também é comemorado o Dia de Santa Ana, avó de Jesus Cristo.

De acordo com a tradição cristã, Ana é mãe da Virgem Maria. Santa Ana não é mencionada nos evangelhos canônicos, mas um escrito do século II conta a história de Maria e seus pais, assemelhando-se à história de Ana, mãe de Samuel (1 Sm 1.1-28).

“Santa Ana ensinando a Virgem a ler” (1655), Bartolomé Esteban Murillo (1617–1682)

Esta comemoração no calendário festivo da igreja latina vem de longa data. Entre os cristãos gregos a comemoração é no dia anterior, em 25 de Julho. Entre os luteranos, a avó de Jesus também é lembrada no dia 26 de julho. A comemoração de Ana é registrada no Martyrologium [1] [2], calendário santoral de Wilhelm Loehe (1808-1872), publicado na Alemanha em 1868. Loehe é um dos pais do luteranismo confessional na América do Norte e um dos maiores incentivadores na formação do ramo luterano a que pertence a IELB. Loehe serviu como pastor na igreja de Neuendettelsau, de 1837 até sua morte.


Wilhelm Loehe, pai do Luteranismo Confessional

Martyrologium: 26 de julho - Ana, avó de Jesus

Calendário Santoral de Wilhelm Loehe

25/07/2016

Festa de São Tiago, o Maior, Apóstolo – 25 de julho

"São Tiago, o Maior" (c. 1650-1655), Bartolomé Esteban Murillo (1617–1682)

São Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu e Salomé eram pescadores no mar da Galileia, que foram chamados juntamente com Pedro e seu irmão André para seguir a Jesus. Nas listas dos discípulos de Jesus nos Evangelhos, Tiago aparece logo após Pedro e antes de João. Juntos, esses três aparecem como líderes dos Doze. A razão de Tiago preceder João é porque Tiago é o mais velho dos irmãos. O Livro de Atos registra que Tiago foi decapitado por Herodes Agripa I, provavelmente entre os anos 42 e 44 d. C. (Atos 12.1-2). Desta forma, Tiago foi o primeiro dos Doze a morrer como um mártir.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:
 
† Atos 11.27-12.5
† Salmo 56 (antífona vers. 4)
† Romanos 8.28-39
† Marcos 10.35-45

ORAÇÃO DO DIA:
 
Ó gracioso Deus, teu servo e apóstolo São Tiago foi o primeiro entre os Doze a sofrer o martírio em nome de Jesus Cristo. Derrama sobre os líderes da tua Igreja este espírito de serviço abnegado para que possamos abandonar todos os atrativos falsos e passageiros e passemos a seguir somente a Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008)

16/07/2016

Comemoração de Rute

Ó Deus, cuja infalível providência ordena todas as coisas nos céus e da terra, humildemente te suplicamos que afastes de nós todas as coisas nocivas e nos concede aquelas coisas que são benéficas para nós; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Comemoração de Rute – 16 de julho

Rute, por Alexandre Cabanel (1823-1889)

Neste dia a Igreja Luterana comemora e rende ações de graças a Deus por sua filha Rute, uma estrangeira na genealogia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Rute de Moabe, personagem do livro bíblico que leva seu nome, é um exemplo inspirador da graça de Deus. Embora ela fosse uma moça estrangeira, Deus fez dela a bisavó do Rei Davi (Rute 4.17) e, consequentemente, uma antepassada do próprio Jesus (S. Mateus 1.5). A fome em Israel levaram Elimeleque e Naomi a emigrar de Belém para o país vizinho de Moabe com seus dois filhos Malom e Quiliom. Os filhos casaram com mulheres moabitas, Orfa e Rute, mas após cerca de dez anos, Elimeleque e seus filhos morreram (Rute 1.1-5). Naomi então decidiu voltar para Belém e pediu que suas noras voltassem para suas famílias. Orfa atendeu a Naomi mas Rute se recusou, respondendo com as comoventes palavras: “para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus” (Rute 1.16). Após Rute chegar a Belém, Boaz, um parente próximo de Elimeleque, concordou em ser o “redentor” de Rute (Rute 3.7-13; 4.9-12). Ele a tomou como sua esposa, e Rute deu à luz Obede, avô de Davi (Rute 4.13-17), preservando, assim, a semente messiânica. A bondade de Rute e sua lealdade altruísta para com Naomi – e sua fé no Deus de Noemi – resultou em louvor a Deus por sua misericordiosa escolha de um modo inesperado.

ORAÇÃO DO DIA:
 
Deus fiel, tu prometeste preservar o teu povo e salvar a tua herança, usando vasos pouco prováveis e inesperados na extensão da genealogia que traria o nascimento de teu bendito Filho. Concede-nos a lealdade de Rute e sua confiança no Deus único e verdadeiro, para que nós também possamos te honrar através de nossa submissão e respeito, e sermos contados entre teu povo escolhido, pela graça de Jesus Cristo, nosso Senhor, e do Espírito espírito, que reina contigo, agora e sempre. Amém.

A boa parte! (Nono Domingo após Pentecostes)

"A Melhor Parte", de Simon Dewey (1962 - )
 
Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Nono Domingo após Pentecostes (Ano C)

"Cristo na casa de Maria e Marta" (1610-1622), Vincent Adriaenssen (1595–1675)
E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. (Lc 10.38-40 ARA)

11/07/2016

Calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus: semelhança e diferença.

Calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus: semelhança e diferença. 


Mensagem apresentada na Hora Luterana, Rádio Antena Sul. Este programa ocorre todo domingo às 8:00 sob a responsabilidade do Distrito Campos Gerais da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil. 
Bom dia caro ouvinte, que bom poder chegar mais um dia ao vosso lar e poder trazer uma mensagem especial da parte de Deus. Do meu lado, está o Adãozinho e começo fazendo uma pergunta para ele: Adaozinho, você já ouviu falar da famosa calçada da fama que fica em  Hollywood, Califórnia, Estados Unidos,?
Eu já ouvi falar, é um lugar bem famoso e muito visitado. Você tem alguma noção de qual é a proposta desta calçada? A ideia seria perpeturar o nome de celebridades de Hollywood.
 Mas não é somente em Hollywood que nós temos uma calçada da fama. Existe uma calçada da fama dentro da Bíblia Sagrada. Ouvinte, você sabe onde está localizado a calçada da fama da Bíblia? Se a sua Bíblia estiver perto de ti, gostaria de convidá-lo a abrir num livro chamado de Hebreus, capítulo 11, versículo 1. Se por qualquer motivo, você não estiver com sua Bíblia próxima, peço que preste atenção da leitura que Adaozinho vai fazer narrando a calcaçada da fama da Bíblia.
1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2 Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus.  3É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. / 4 Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala. / 5 Foi pela fé que Enoque escapou da morte. Ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus. / 6 Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.
A leitura de Hebreus foi até o sexto versículo, no entato, a lista da calçada da fama de Deus é bem mais extensa do que estes seis versículos, pois, a lista de famosos vai até o versículo 40. Será que existe semelhança entre as duas calçadas? Será que existe diferença entre a calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus?
Talvez uma semelhança é que as duas falam de pessoas que foram importantes, seja no cinema de Hollywood ou na calçada da fama da Bíblia. É verdade, taí uma boa semelhança, estamos falando de pessoas importantes. Mas o mais importante é diferença entre estas duas calçadas.
A lógica da calçada de Hollywood é bem clara, se você é uma celebridade que muito fez pela produção de Hollywood, teu nome estará na calçada a fim de ser  lembrado. A calçada da fama de Deus neste quesito é bem diferente, pois, o ponto não está naquilo que pessoa lembrada fez, mas sim em quem ela depositou a sua confiança.
Um aspecto relevante da leitura dos famosos de Deus é a repetição da palavra fé. Ela aparece, pelas minhas contas, 28 vezes em Hebreus 11, ou seja, uma palavra importante para dentro da calçada da fama de Deus.
Fé é o único critério que temos para poder participar da calçada da fama de Deus. E isto está muito bem claro no texto que o Adãozinho vai reler para nós: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.”
A palavra fé, atualmente, é muito usada, alguns já vão dizer que o importante é ter fé, não importa no que se confia. Não isto que o capítulo 12 de Hebreus nos indica. O capítulo 12, nos diz que estes grandes homens da fé são testemunhas para cada um de nós e nos faz dois convites: deixar o que nos atrapalha e conservermos os nossos fixos em Jesus.
Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. / 2 Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.
Fé é realmente uma palavra muito importante, mas fé em Jesus Cristo, pois é por meio de Cristo que a nossa fé começa e é Cristo que a aperfeiçoa. Eu tenho fé, confio em Jesus Cristo e meu nome não está na calçada da fama de Hebreus.
Seria meio complicado escrever o nome de todos os cristãos, de todos os tempos e de todos os lugares, na calçada da fama de Hebreus, mas existe uma outra calçada da fama de Deus que nós não vemos, na verdade é o livro da fama. Quem tem seu nome anotado neste livro está bem e feliz, não somente enquanto viver neste mundo, mas especialmente na eternidade. Todos que tiverem seus nomes no livro da fama chamado livro da vida, viverão eternamente ao lado de Deus.
Caro ouvinte, você gostaria de participar deste livro da fama de Deus? Só uma coisa é necessária: Tenha fé naquilo que o Deus Triúno fez para te salvar. No Deus Pai que criou todas coisas; Em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que morreu na cruz por ti e por mim. E no Espírito Santo, Senhor e doador da vida.
Confie neste Deus de amor e de graça, pois, “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Amém.

Ao mundo Deus assim amou / Que o Filho amado nos mandou. / Quem nele crer de coração / Terá eterna salvação.

06/07/2016

Comemoração do Santo Profeta Isaías - 6 de julho

“Profeta Isaías” (c. 1516), Fra Bartolomeo (1472-1517)
Isaías, filho de Amoz, é considerado o maior dos profetas escritores (ou canônicos) e é citado no Novo Testamento mais do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento. Seu nome significa “Yahweh [o Senhor] é salvação”. Isaías profetizou ao povo de Jerusalém e de Judá por volta de 740 a.C. até 700 a.C. e foi contemporâneo dos profetas Amós, Oseias e Miqueias. Isaías foi um impetuoso pregador da Lei de Deus, condenando o pecado da idolatria. Ele também foi um confortante proclamador do Evangelho, enfatizando repetidamente a graça e o perdão de Deus. Por isso, ele é às vezes chamado de “Evangelista do Antigo Testamento”. Nenhum profeta vaticinou tão claramente sobre a vinda do Messias e seu reino salvador quanto Isaías. Ele anunciou o milagroso nascimento do Messias (Is 7.14; 9.6), seu reinado eterno (Is 2.1-5; 11.1-16), seu ministério público (Is 61.1-3) e mais notavelmente seu papel de “Servo Sofredor” e morte vicária (Is 52.13-53.12). A descrição que o apóstolo São João faz de que Isaías viu a glória de Jesus e falou a seu respeito (Jo 12.41), é um resumo apropriado do ministério profético de Isaías.

ORAÇÃO DO DIA:
 
Senhor Deus, Pai Celestial, por intermédio do Profeta Isaías, tu continuaste a forma profética de ensinar teu povo na verdadeira fé e a demonstrar através de milagres a tua presença na criação para curá-la de sua fragilidade. Concede que tua Igreja possa ver em teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o profeta dos últimos tempos cujos ensinamentos e milagres permanecem na tua Igreja através da medicina curativa do Evangelho e dos Sacramentos; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 498-499)

03/07/2016

Comemorando São Paulo e São Pedro

Comemorando


São Paulo e 


São Pedro




Mensagem apresentada na Hora Luterana, Rádio Antena Sul. Este programa ocorre todo domingo às 8:00 sob a responsabilidade do Distrito Campos Gerais da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Esta mensagem foi pensada como se fosse um entrevista, sendo que a parte negritada e sublinhada correspondente a outro interlocutor.
Bom dia caro ouvinte, no dia 19/06, duas semanas atrás (clique aqui para acessar a mensagem), falei sobre o começo da igreja Luterana lá na Alemanha. E aqui estamos nós, quase quinhentos anos de história.
Voltando novamente ao passado, em certo momento, Lutero precisou se refugiar em um castelo porque a sua vida corria muito perigo. Na verdade, naquelas condições que ele estava qualquer um poderia matá-lo e não seria julgado, nem muito menos condenado, pois, ele tinha sido expulso tanto do seio da Igreja Católica, como também do império.
Alguns partidários da reforma, não entendendo o real motivo, começaram a fazer um quebra-quebra dentro das igrejas da época. Várias imagens foram destruídas, vitrais quebrados, órgãos removidos de dentro das igrejas. E teria continuado se Lutero não saísse do seu recolhimento e voltasse para sua cidade.
Lutero defendia que tudo aquilo que era útil, bom para a propagação da Palavra de Deus e que não fosse contra a Palavra de Deus deveria ser mantido e preservado entre nós. Por esta razão, é comum entrar numa igreja luterana e ver o pastor vestido com roupas especiais, por exemplo, a batina. É comum você entrar numa igreja luterana e ver velas, cruz, crucifixo. Algumas igrejas vão ter vitrais. Algumas vão ter obras de arte, por exemplo, uma escultura de Jesus. Tudo isto nos educa através dos olhos.
Além de tudo isto que já foi dito, uma das coisas que foi retrabalhada dentro teologia luterana foi a comemoração dos grandes homens da fé. Pastor Elissandro, a igreja Luterana acredita nos grandes santos da história cristã? Antes de responder, gostaria de te perguntar o que seria um santo dentro da igreja luterana? Pela experiência que tenho, por aquilo que aprendi, um santo, dentro da perspectiva da igreja luterana, não é aquela pessoa especial e sem pecados, mas sim todo aquele que confia em Jesus Cristo como Salvador.
Exato, esta é a melhor resposta que podemos dar. Por esta razão, a igreja acredita nos santos, aqueles que confiam em Jesus. Há alguns dias atràs nós comemoramos dois pilares da fé cristã: São Pedro e São Paulo. Os grandes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Eu entendo o conceito de santo dentro da fé luterana, mas a igreja luterana também reserva dias especiais para lembrar deles? Sim, a Igreja Luterana também reserva por três motivos: 1) agradecer a Deus por ter concedido um servo fiel para a igreja; 2) O Deus que agiu na vida da pessoa lembrada continua agindo nas nossas vidas; 3) Exemplo a ser seguido.
A igreja luterana tem três razões para lembrar dos grandes homens da história cristã. Estas três razões podem ser aplicadas no caso das comemorações de São Pedro e São Paulo? Sim, com certeza, podemos aplicar estas três razões e começarei falando sobre Pedro.
O primeiro ponto é agradecer a Deus por ter concedido um servo fiel para a Igreja. E ele realmente foi um grande servo de Cristo, pois, além de sua importância ficou fiel a Cristo até o final de sua vida. Segundo a tradição, ele foi crucificado de ponta cabeça por não se achar digno de morrer de igual forma de Cristo. O segundo ponto, Deus agindo, no passado é o mesmo Deus de hoje. Ao olharmos a vida de São Pedro, veremos que ele teve falhas e erros. Pedro era muito impulsivo, quando Jesus foi preso, ele machucou a orelha de um soldado romano. Após Jesus ser preso, ele negou que conhecia o Salvador. Ou seja, Pedro traiu Jesus.
Tanto são Pedro como Judas traíram Jesus, existem semelhanças e diferenças entre eles? Existem semelhanças e diferenças. A Semelhança é que ambos traíram Jesus, mas também existe uma diferença muito importante: Judas, em vez de confiar no perdão de Cristo, se desesperou. Pedro, apesar de tudo, com lágrimas, confiou no perdão de Jesus. Este seria o terceiro ponto, como exemplo a ser seguido. São Pedro confiou no perdão de Jesus.
Nós já falamos sobre Pedro, poderíamos aplicar estes três pontos na vida de São Paulo? Com certeza podemos, o primeiro ponto é agradecimento a Deus por ter concedido um servo tão fiel a Cristo e a sua Igreja. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu vários livros do Novo Testamento. O segundo ponto vai falar da ação de Deus na vida de São Paulo: Apesar de ser um grande homem da fé, ele foi um ferrenho perseguidor dos discípulos de Jesus Cristo. Ele prendeu muita gente pelo simples fato de confiarem em Jesus Cristo. Ele conscentiu com a morte de Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão. Apesar de tudo isto, o próprio Jesus foi evangeliza-lo e depois disto, nunca mais foi o mesmo. De perseguidor, foi transformado em perseguido. O terceiro ponto fala do exemplo para nós:  Após sua conversão, temos o seu testemunho, os livros que eles nos deixou. Ele viveu sob a fé e morreu com esta mesma fé. Um belo exemplo a ser seguido por todos nós.
Neste dia que lembramos de São Paulo e São Pedro, possamos dizer, obrigado Jesus Cristo, Senhor da Igreja por ter concedido estes servos tão fieis. Obrigado Senhor porque como agiste na vida deles, Tu ages na minha vida e também transforma meu coração e minha mente. O mesmo Jesus que morreu por eles, também morreu por ti e por mim. O mesmo perdão dos pecados que eles receberam, você e eu, que confiamos em Jesus Cristo, também recebemos. E podemos olhar para a vida deles e dizer: “Assim como eles viveram na fé e morreram com esta fé; que eu também possa viver pela e fé e morrer com ela.”


Oração: Misericordioso e eterno Deus, teus Santos Apóstolos Pedro e Paulo receberam graça e vigor para sacrificar suas vidas por amor de teu Filho. Fortalece-nos pelo teu Espírito Santo para que possamos confessar tua verdade e estarmos sempre prontos a dar a vida por aquele que deu a sua vida por nós, o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.  


01/07/2016

Comemoração de Henrique Voes e João Esch, Mártires – 1 de julho

Os monges agostinianos Henrique Voes e João Esch sendo queimados, ilustração em “Atos e Monumentos” (9ª edição) de John Foxe.

Hoje lembramos dos santos Henrique Voes e João Esch, monges agostinianos que foram queimados no dia 1º de julho de 1523 por ensinar que somente a fé justifica. Esch e Voes foram os primeiros mártires da Reforma.

Esch e Voes eram monges do Mosteiro de Santo Agostinho, em Antuérpia (atual Bélgica). Em 1522, quando os monges daquele mosteiro professaram publicamente a doutrina luterana, todos eles foram presos e interrogados. Quando os monges perceberam que corriam o risco de serem queimados vivos, caso não se retratassem, todos voltaram atrás, exceto João Esch, Henrique Voes e Lampertus Thorn. Os monges que se retrataram foram liberados, mas não voltaram ao mosteiro, que, na verdade foi demolido, depois de ser declarado contaminado.
Esch, Voes e Thorn, ainda mantidos em custódia, foram interrogados novamente pelo tribunal da Inquisição eclesiástica, mas se recusaram a se retratar. Foram então entregues ao tribunal secular e condenado à morte. Depois de serem levados para Bruxelas para serem executados, Voes e Esch recusaram-se a renunciar ao luteranismo diante de novas tentativas de retratação. Thorn pediu um prazo de quatro dias para estudar as escrituras com respeito aos seus pontos de vista, por isso não foi executado juntamente com Esch e Voes. Esch e Voes foram sumariamente entregues ao carrasco e queimados vivos numa estaca na praça do mercado de Bruxelas, acusados de Lutherije (ideias luteranas). No entanto, as acusações contra eles não foram lidas em voz alta como era a prática corrente, pois as autoridades estavam preocupadas que isso poderia espalhar as ideias luteranas entre as testemunhas públicas ou que estas ideias poderiam ser a ignição de um protesto.
Ao saber da execução de Esch e Voes, Martinho Lutero escreveu o que é tido, não somente como seu primeiro hino, mas também o primeiro hino da Reforma. “Ein neues Lied wir heben an” (Um novo cântico entoamos) provavelmente foi composto no início de agosto de 1523 com 12 estrofes sobre os dois mártires de Bruxelas que não negaram a sua fé e não temeram a morte na fogueira, mas corajosamente recitavam o Credo Apostólico e cantavam uma antiga doxologia da Igreja, Te Deum Laudamus (A ti, ó Deus, louvamos).

Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos. (Salmo 116.15)