02/02/2017

02 de Fevereiro: "Dia da Apresentação de nosso Senhor"

       



       O Menino Jesus tinha apenas 40 dias, e assim havia chegado “o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia de purificação, conforme a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor” (São Lucas 2.22). É óbvio que Jesus não precisava de nenhum rito, cerimônia ou dedicação, afinal, ele é Filho de Deus. No entanto, Maria e José sempre foram pessoas fiéis o observavam as Leis cerimoniais. “Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, conforme a Lei do Senhor” (São Lucas 2.24).

         Informações interessantes. No entanto, o que chama a atenção é o que segue, afinal, no dia da Apresentação de Jesus ocorreu algo extraordinário. “Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel” (São Lucas 2.25a). E este homem, que jamais havia visto aquele Menino, ao ver ele no colo de Maria, “pega-o em seus braços e louva a Deus” (São Lucas 2.28):
         “Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua Salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma Luz para mostrar o teu caminho e para a glória do teu povo Israel” (São Lucas 2. 29-32).
         As palavras de Simeão, sem dúvida alguma, compõem um dos mais belos hinos que temos registrado em toda a Sagrada Escritura. Porém, precisamos nos perguntar: Como foi possível, Simeão reconhecer que aquele bebezinho nos braços de Maria era Jesus, o Cristo, o Messias há tanto tempo prometido? A resposta se encontra um pouco antes de suas palavras: “O Espírito Santo estava com Simeão” (São Lucas 2.25b); ou seja, o próprio Deus, através de sua Palavra, por ação do Espírito Santo “guiou Simeão até o Templo” (São Lucas 2.27) e até o Menino de Jesus.

         Hoje, quando celebramos este dia especial e extraordinário, lembramos também que o mesmo que ocorreu na vida de Simeão continua acontecendo em nossas vidas: Afinal, somos guiados pelo Espírito Santo, conforme as promessas da Palavra de Deus, até Jesus Cristo, o qual podemos enxergar, tocar, receber em nossas mãos e em nossas vidas.
         O “Nunc Dimittis” – o Hino de Simeão (São Lucas 2. 29-32) – encontra-se, na Liturgia Luterana, após a distribuição da Santa Ceia não por acaso ou porque alguém acho que ficaria bonito cantá-lo naquele momento. Ele se encontra ali para nos lembrar que fomos conduzidos pelo Espírito Santo até aquele momento de Comunhão, confiando na promessa de Salvação. E agora, da mesma forma como Simeão enxergou esta Salvação na pessoa do Menino Jesus que estava nos braços de Maria, nós também a enxergamos no verdadeiro Corpo e no verdadeiro Sangue de Cristo que nos são dados num pedaço de pão e num cálice de vinho.
         Simeão, por si mesmo, jamais poderia perceber que diante dele estava a Salvação de toda a humanidade e nem ao menos se aproximaria daquele Menino. Assim também, por nós mesmo ou por nossa capacidade, não podemos nos aproximar de Jesus, reconhece-lo e muito menos recebe-lo. Isso só pode realizado por ação do Espírito Santo em nossas vidas, que através do Batismo e da Palavra cria em nós a Fé e dia-após-dia nos conduz até Jesus Cristo, nosso Salvador.

         Por isso, não apenas com Simeão há quase 2.000 anos atrás, mas em cada oportunidade que o Espírito Santo nos concede de participarmos da Ceia do Senhor, algo especial e extraordinário está acontecendo: “os nossos olhos estão enxergando a Salvação que Deus preparou”; afinal, os nossos pecados estão sendo perdoados e em consequência disso, a confiança na Palavra do Senhor é fortalecida.
         Em virtude deste acontecimento tão maravilhoso, nada mais nos resta do que louvar o Senhor, conforme a Liturgia Luterana nos conclama: “Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no princípio, agora é e por todo o sempre há de ser”.

         Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES

No dia da Apresentação de nosso Senhor, 2016 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário