26/02/2017

A TRANSFIGURAÇÃO DE NOSSO SENHOR

           

             Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
            Neste último Domingo após a Epifania, nós celebramos com grande alegria a Festa da Transfiguração de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
            Quando pensamos na Transfiguração de nosso Senhor, precisamos considerar acima de tudo, o que este milagre significou para aqueles três homens que testemunharam o acontecimento. Esta é a chave para compreendermos o que este episódio importante significa para nós. Perceba que este milagre não termina simplesmente com Jesus dizendo: “Não digam nada a ninguém”. Ele complementa: “Não digam nada a ninguém até que o Filho do Homem tenha sido ressuscitado dentre os mortos” (São Mateus 17.9).
            Pedro, Tiago e João não viram a Transfiguração de nosso Senhor para a glorificação de Jesus, ao contrário, o brilho da glória de Jesus é para o bem deles e também o nosso. Agarre-se nisto e você perceberá o imenso amor de nosso Senhor por você, revelado no Monte da Transfiguração. A magnifica glória que iluminou o céu naquela noite é um vislumbre da glória eterna que Jesus veio para lhe transmitir. A glória que resplandeceu o Corpo de Jesus é a glória que ele trouxe para dar a você, também ao seu próprio corpo, na Ressurreição! Um dia, a glória do Senhor será sua e te resplandecerá eternamente, quando ele ressuscitar você dentre os mortos.
            Para que isso de fato pudesse acontecer, o Senhor Jesus desceu da montanha e continuou a caminhar em direção a outra montanha – o Gólgota. Para que você pudesse ter a esperança concreta da vida e não da morte, ele precisou passar do “Este é meu Filho querido, que me dá muita alegria” (São Mateus 17.5) para o “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste” (São Mateus 27.46). É assim que Jesus Cristo traz a sua Glória para você: te resgatando da escuridão e das prisões do pecado – trocando de lugar com você: possuindo sua vergonha e morrendo sozinho. Jesus morre a sua morte, a minha morte, a nossa morte, por nós – em nosso lugar, unicamente para dar a vida dele para cada um de nós. Ele carrega em seus ombros a nossa vergonha para nos conceder a sua eterna Glória. É assim que ele nos ama!
            Os três discípulos que testemunharam a Transfiguração, sem dúvida alguma, precisavam desta visão para poderem passar pelo horror da Sexta-feira Santa que estava por vir. Imagine, porém, a alegria deles na Páscoa! Eles podem ver Jesus glorificado, nunca mais tocado pela morte. Com toda a certeza seus corações saltaram de alegria ao verem o Senhor novamente como no Monte da Transfiguração. E agora, para sempre dessa forma, com suas palavras ecoando: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (São João 14.19).
            Isso também acontece com cada um de nós. Assim como os discípulos, nós também precisamos deste milagre, e o Senhor Jesus nos brinda com ele através do Batismo, da sua Palavra, e do seu Corpo e Sangue. Dessa forma, a sua Transfiguração continua resplandecendo em nossas vidas, nos ajudando a passar pela morte e também nos garantindo a Ressurreição.
            A mensagem e o consolo da Transfiguração de nosso Senhor mudam a forma como nós olhamos e enfrentamos os sofrimentos e a própria morte. Afinal, o brilho de Cristo através dos meios de sua Graça – Palavra, Batismo e Ceia – faz com que nós passemos a ser chamados e vivamos como herdeiros de sua Glória eterna. O Senhor diz a cada um de nós: “Levantem-se e não tenham medo” (São Mateus 17.7), vocês são minha família, meus irmãos, minhas irmãs... E por isso, a minha glória resplandecerá em sua vida, desde agora e para todo o sempre!
            Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas "Bom Pastor" e "Cristo Rei" em Cariacica/ES
No dia da Transfiguração de nosso Senhor, 2017 AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário