24/02/2017

Festa de São Matias, Apóstolo – 24 de fevereiro

"São Matias" (c. 1611), Peter Paul Rubens (1577 – 1640)

Ao nos lembrarmos do apóstolo Matias neste dia, rendemos graças a Deus por chamar seus filhos fieis para servirem como sub-pastores e nos dirigir constantemente ao Pastor Jesus.

† Isaías 66.1-2
† Salmo 134 (antífona Salmo 133.1)
† Atos 1.15-26
† Mateus 11.25-30


Cor litúrgica: Vermelha

São Matias é um dos apóstolos menos conhecidos. De acordo com os Pais da Igreja Antiga, Matias foi um dos setenta e dois enviados por Jesus em Lucas 10.1-20. Depois da ascensão, Matias foi escolhido, por sorteio, para preencher a vaga dos Doze em decorrência da morte de Judas Iscariotes (Atos 1.16-25). A tradição da Igreja Primitiva situa Matias em uma série de locais. Alguns historiadores sugerem que ele foi para a Etiópia, outros o situam na Armênia, a primeira nação a adotar o cristianismo como uma religião nacional. Martirizado por causa da sua fé, Matias pode ter encontrou a morte em Cólquida, na Ásia Menor, por volta do ano 50 d. C. A Igreja de São Matias em Tréveris (Trier, em alemão), na Alemanha, reivindica a honra de ser o local de enterro final de Matias, o único dos Doze a ser enterrado ao norte dos Alpes europeu.

ORAÇÃO DO DIA:
 
Todo-poderoso Deus, que escolheste teu servo Matias para ser contado entre os Doze, concede que tua Igreja, sempre preservada de falsos ensinamentos, possa ser ensinada e guiada por pastores fiéis e verdadeiros; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1236)

Nenhum comentário:

Postar um comentário