18/03/2017

Parte 2/6 Credo Apóstolico

Período Quaresmal                              Parte 2/6
Jornada cristã através do Catecismo Menor e do Catecismo Maior

No segundo passo de nossa jornada, enfatizaremos o Credo Apostólico. O texto base será o Catecismo Menor, mas a introdução será uma frase do Catecismo Maior, da mesma forma que foi feito no primeiro passo da jornada, sobre os mandamentos.
Conhecendo a estrutura do Catecismo Menor: O Catecismo Menor está divido em duas partes: 1) O texto, neste caso, o texto do credo; 2) A explicação do texto do credo. O terceiro passo da jornada vai ser disponibilizado após o terceiro domingo na Quaresma (28/02).

Introdução
 No primeiro passo da “Jornada cristã através Catecismo Menor e Maior, ” “vimos tudo o que Deus quer façamos ou deixamos de fazer. Com razão segue agora a isso o credo, que nos apresenta tudo o que devemos esperar e receber de Deus. Em primeiro lugar, tem-se dividido o Credo, até agora, em doze artigos.... Todavia, para que se possa captá-lo do modo mais fácil e simples, como deve ensiná-lo às crianças, vamos compendiar, sumariamente, todo credo em três artigos principais, correspondentes às três pessoas da divindade, às quais se refere tudo o que cremos. De forma tal, que o primeiro artigo, de Deus Pai, explique a criação; o segundo, do Filho, a redenção; terceiro, do Espírito Santo, a santificação... Creio em Deus Pai que me criou; Creio em Deus Filho, que me redimiu; Creio no Deus Espírito Santo, que me santifica. Um só Deus e uma só fé, porém três pessoas, e por isso também três artigo ou confissões.” 

   1º Artigo da criação




   CATECISMO MAIOR: O Através dos mandamentos, vimos tudo o que Deus quer que façamos ou deixemos de fazer. O Credo nos apresenta tudo o que esperar e receber de Deus. O Credo não é nada mais que a resposta e confissão dos cristãos harmonizada com o Primeiro Mandamento. Podemos perguntar: que espécie de Deus tens? Que sabes a respeito dele? deveríamos responder: “Eis o meu Deus, em primeiro Lugar, o Pai, que fez o céu e a terra. Fora desse único Deus, não considero mais nada como Deus.”  Confessamos que Deus Pai não apenas nos deu tudo o que possuímos e temos diante de olhos, mas também nos protege de todo perigo e desastre. Nós confessamos que Deus faz todas essas coisas por amor e bondade, sem nenhum merecimento de nossa parte. Por esta razão devemos diariamente recitar este artigo a fim de lembramos, gravarmos em nossas mentes e corações tudo o que acontece e tudo o que Deus concede de bom, dos perigos que somos afastados, das necessidades supridas, é a prova de seu coração paternal e o seu imenso amor de Deus para conosco. Por tudo isto que Deus faz, agradeçamos e sejamos gratos por tudo aquilo que Deus faz por nós.
CATECISMO MENOR: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. Que significa isto? Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. Isto é certamente verdade.


  2º Artigo da Redenção




 CATECISMO MAIOR: Se, pois, se pergunta: “Que crês no segundo artigo, a respeito de Jesus Cristo? ” Responde, bem brevemente: “Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Filho de Deus, se tornou meu Senhor. ” Agora, “tornar-se Senhor” que significa isso? Significa que redimiu do pecado, do diabo, da morte e de toda desgraça. Depois que havíamos sido criados e tínhamos recebido toda a sorte de bens de Deus Pai, veio o diabo e nos levou a desobediência, ao pecado, a morte e a toda desgraça, de forma que estávamos debaixo da ira e do desagrado de Deus, sentenciados a condenação eterna, conforme por nossa culpa havíamos merecidos. .... Mas Jesus Cristo, Senhor da vida, da justiça, de todo bem e ventura, e nos arrancou a nós, homens pobres e perdidos das faces do inferno, nos conquistou e libertou e nos trouxe de volta a graça do pai, e nos pôs, como propriedade sua, sobre seu amparo e proteção, para governarmos com sua justiça, sabedoria, poder e bem-aventurança. O resumo deste artigo é, pois, que a palavrinha “senhor”, da maneira mais singela, significa tanto como redentor, isto é, aquele que nos trouxe do diabo a Deus, da morte para a vida.
CATECISMO MENOR: E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. QUE SIGNIFICA ISTO? Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade.

3º Artigo da Santificação

CATECISMO MAIOR DA SANTIFICAÇÃOEste artigo não posso titulá-lo melhor do que chamando-lhe “Da Santificação.” Pois nele se expressa e apresenta o Espírito Santo com seu ofício, a saber, que santifica. Mas como Ele realiza esta santificação? Assim como o Filho obtém o domínio, pelo qual nos conquista através de seu nascimento, morte, ressurreição, etc, da mesma forma o Espírito Santo efetua a santificação por intermédio das seguintes partes: a congregação dos santos ou a igreja cristã, o perdão dos pecados, a ressurreição da carne e a vida eterna. Isto é, primeiro nos conduz a sua santa congregação e nos põe no seio da igreja, pela qual nos prega e leva a Cristo. Por que nem tu nem eu jamais poderíamos saber algo a respeito e Cristo ou crer nele e que Cristo seja nosso Senhor, se o Espírito Santo não oferecesse e oferecesse Cristo ao nosso coração pela pregação do Evangelho.
CATECISMO MENOR: Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém. QUE SIGNIFICA ISTO? Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário