09/04/2017

DOMINGO DE RAMOS


“O Evangelho segundo São Mateus 21. 1-11”

            Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

            Deus raramente parece agir da maneira como nós esperamos. Por exemplo, quando ele vem para salvar o mundo, os acontecimentos não ocorrem da forma como nós pensamos que deveria: lembre-se do Rei dos Reis nascendo de uma Virgem em Belém e sendo colocado para repousar em uma humilde manjedoura. Pense também no Calvário! Perceba que Deus parece não estar muito preocupado com a sua dignidade – na verdade, a sua principal preocupação, ou melhor, o seu objetivo principal é nos livrar das prisões do pecado, das amarras da morte e da condenação eterna – e para isso, Deus não mede esforços, não importa o custo para si mesmo.
            Neste dia em que celebramos o Domingo de Ramos – a entrada de Jesus em Jerusalém – não deveríamos nos surpreender com o que ocorre. Afinal, de que outra maneira ele poderia entrar na sua cidade santa? O seu nascimento ocorreu em um estábulo, ele foi criado como um simples carpinteiro e ainda estava destinado a ser levantado em uma cruz e ser coroado de espinhos. Assim é o nosso Deus! Por isso, quando ele realiza sua entrada em Jerusalém, não é de se estranhar que ele faça montado em um jumentinho emprestado. Assim é o nosso Salvador!
            A maneira diferenciada de Deus agir pode trazer algumas reflexões interessante para nós, nos dias atuais: Jesus não está entrando em Jerusalém para concertar todas as coisas que aquela multidão que o recebia achava que deveria ser concertado; ele não estava indo para aquela cidade receber sua lista de queixas e reparar o mundo, segundo suas especificações; ele não estava se preparando para fazer a vontade daquele povo. Não! Jesus veio ao mundo e estava entrando na cidade santa de Jerusalém para tirar dos nossos ombros os fardos que nos esmagavam e que não podíamos suportar – o fardo do nosso pecado, da nossa vergonha, da nossa morte, da ira de Deus! Assim ele é: diferenciado, e as vezes, incompreensível para o ser humano.
            Deus em Cristo não vem ao mundo para simplesmente, ou somente, tornar a sua vida melhor neste mundo. Pelo contrário, Ele vem até você porque ele sabe que sua vida neste mundo é, literalmente, um beco sem saída. Ele vem para lhe dar a esperança concreta de uma nova vida! É verdade que ele promete a cura de toda a tristeza, a limpeza de cada lágrima, até uma alegria eterna. No entanto, apesar de ele conceder essas coisas, em parte, já aqui e agora para nós – como que em gotas; o cumprimento pleno dessas promessas – o transbordar de tudo isso – acontecerá na era vindoura, na Vida Eterna!
            A entrada de Jesus em Jerusalém e, consequentemente, seu caminhar até o Calvário – na Sexta-feira Santa – acontece para lhe dar Paz! Uma Paz que somente o seu Sangue derramado na cruz pode oferecer e dar! Que Paz é esta? A Paz da certeza de que todo o seu pecado foi coberto, perdoado e expiado! Ele cavalga para Jerusalém – não em um cavalo de guerra, como poderíamos querer – mas, montado em um jumentinho, em humildade; para, através do seu sofrimento e sua morte – e não após uma luta de espadas como um grande rei – trazer a você Libertação! Libertação do pecado, libertação do medo, libertação da morte!
            Raramente Deus age da maneira como nós gostaríamos ou imaginamos que deveria ser. Mas, a forma dele agir não é pensando na sua própria dignidade, e sim, na nossa salvação! Ele não está preocupado em conquistar e dominar o mundo como um grande guerreiro, rei ou coisa parecida que brote de nossa fértil imaginação – o seu objetivo é que cada um de nós, pessoas que vivem no mundo, saibamos que por causa dele somos filhos e herdeiros da Vida Eterna – uma herança, um presente que ele conquistou com sua própria humilhação, seu próprio sofrimento e sua própria vida – Assim é Jesus! Assim é o nosso Salvador! Assim é Deus!

            Amém!


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR em Cariacica/ES
Domingo de Ramos, 2017 AD

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário