24/04/2017

Johann Walter: o primeiro Kantor da Igreja Luterana


Johann Walter (1496-1570) ocupa um posição singular na história musical da Reforma. Como primeiro Kantor Luterano, amigo e conselheiro de Martinho Lutero e como compositor de uma grande variedade de música litúrgica para a igreja da Reforma e suas escolas latinas, Walter ocupa um lugar central no início do desenvolvimento da música da Igreja Luterana, um desenvolvimento que culminaria de forma extraordinária na música de Johann Sebastian Bach uns duzentos anos depois.

Embora Walter não seja contado entre compositores de primeira ordem na história, contudo era um mestre da técnica polifônica em seu tempo. Ele foi o primeiro a usar a tradução de Lutero da Bíblia na língua vernácula em sua música. Sua abordagem era completamente litúrgica e ele compôs música eclesiástica na qual o coral era o centro da grande maioria de suas obras… Seu trabalho estava claramente relacionado com a teologia da igreja e seu entendimento - que ele recebeu de Lutero - de que o papel da música na igreja era proclamar a Palavra, do que propriamente interpretá-la.

Na obra de Walter podem ser vistas as primeiras ideias das duas direções em que a música da igreja luterana seguirá nas próximas décadas. Estas duas direções foram o desenvolvimento do estilo moteto polifônico e, simultaneamente, o desenvolvimento do estilo homofônico canônico simplificado. Ao colocar a música da igreja luterana nesses dois caminhos, ambos intimamente ligados ao canto coral, Walter apontou uma direção que continuaria a orientar o trabalho dos compositores luteranos que o seguiriam.

Fonte: SCHALK, Carl F. Johann Walter: First Cantor of the Lutheran Church (St. Louis: Concordia Publishing House, 1992) p. 3,13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário