11/05/2017

A missão de Cirilo e Metódio, os irmãos tessalonicenses

Santos Cirilo e Metódio (1936), Jozef Hanula (1863-1944)
A conversão da Morávia e da Boêmia pelos dois célebres irmãos Cirilo e Metódio é de grande importância para os missiólogos. Os missionários francos já haviam se aventurado nesses territórios no século XVIII, mas com pouco sucesso.

Em 863, o rei Rastislau da Morávia pediu ao imperador bizantino missionários para pregar o Evangelho, sendo lhe enviado Cirilo e Metódio. Eles tinham crescido em Tessalônica e estavam familiarizados com os costumes e linguagem eslava. Cirilo inventou um alfabeto (hoje chamado cirílico, predecessor do russo moderno) e traduziu partes da Bíblia e a liturgia para o eslavo. Depois de quatro anos de frutuosa atividade na Morávia, foram chamados a Roma pelo papa, que sancionou sua liturgia e os ordenou bispos. Este incidente ilustra que no século IX a cristandade ainda era considerada uma unidade, e o Oriente reconhecia a primazia do papado. Cirilo morreu em 869, mas Metódio retornou para se tornar o primeiro arcebispo da Morávia. A partir daí, o cristianismo se expandiu na Boêmia.

No trabalho desses dois irmãos, percebemos algumas diferenças marcantes na abordagem entre os missionários orientais e ocidentais. Cirilo e Metódio desenvolveram uma nova linguagem e uma nova liturgia como dispositivos de ensino. A fé foi apresentada ao povo não como um elemento estrangeiro, mas como algo inerente à sua cultura. Sabemos também que os missionários orientais estavam muito mais preocupados em apresentar dogmas aos pagãos do que os ocidentais. Por outro lado, os missionários orientais eram enviados por seu governante e estavam sob sua tutela, enquanto no Ocidente eles mantiveram um senso de independência do controle político (embora usassem o braço político quando era adequado aos seus propósitos).

Fonte: The Church from Age to Age: A History from Galilee to Global Christianity (Edward A. Engelbrecht (ed.). St. Louis: Concordia Publishing House, 2011. p. 268)

Nenhum comentário:

Postar um comentário