18/05/2017

Comemoração de Érico IX da Suécia, Mártir – 18 de maio


Érico IX Jedvardsson foi governante de grande parte da Suécia de 1150 a 1160. Ele era o chefe de um reino cristão com reinos pagãos nas proximidades, todos compartilhando uma antiga tradição de combate. Por volta de 1155, ele chefiou uma expedição para a Finlândia, até então vagamente sob o domínio sueco, para consolidar a autoridade sueca naquela região e estabelecer uma missão cristã que foi liderada por Henrique de Uppsala, considerado o fundador da Igreja na Finlândia. Érico também é conhecido por propiciar à Suécia leis e tribunais justos e por tomar medidas destinadas a ajudar os pobres e os enfermos. Quando ele estava numa igreja em 18 de maio de 1160, no dia seguinte ao Dia da Ascensão, foi informado de que um exército pagão dinamarquês se aproximava para matá-lo. Ele respondeu: “Vamos, pelo menos, terminar o culto; o restante da festa celebrarei em outro lugar”. Ao sair da igreja, os pagãos avançaram sobre ele e o mataram.
Érico foi honrado como um defensor da fé cristã e como um herói nacional, predecessor de uma longa linhagem de reis suecos. Trinta anos após sua morte, seu nome figurou no calendário santoral sueco.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que chamaste o teu servo Érico da Suécia para um trono terrestre, para que ele possa fazer avançar o teu reino celestial, e dar-lhe zelo pela tua Igreja e amor pelo teu povo. Misericordiosamente concede que nós que o comemoramos neste dia, , E alcançar a gloriosa coroa de seus santos; Por meio de Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre.
 
Fonte: James E. Kiefer (Biographical sketches of memorable Christians of the past)

Nenhum comentário:

Postar um comentário