05/05/2017

Comemoração de Frederico, o Sábio, Governante Cristão - 5 de maio

Eleitor Fredeciro, o Sábio. Autor desconhecido. Wahrhaftige Abcontrafactur und Bildnis aller Grossherzogen von Sachsen (Authentic Representations and Portraiture of All the Grand Dukes of Saxony). Dresden, 1586, p. 24a. Vellum (19)

Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor da Saxônia entre 1486-1525, foi soberano de Martinho Lutero nos primórdios da Reforma. Não fosse por Frederico, a Reforma Luterana poderia não ter acontecido. Nascido em Torgau, Alemanha, em 1463, Frederico tornou-se muito conhecido por sua habilidade na diplomacia política e seu senso de justiça e equidade, sendo chamado de “o Sábio” por seus súditos. Embora nunca tivesse encontrado Lutero, Frederico o protegeu repetidas vezes, salvando o reformador de ter o destino de um mártir. Em 1518, Frederico recusou o pedido do papa para extraditar Lutero para Roma para um julgamento por heresia. Em 1521, quando o imperador Carlos V declarou Lutero um fora-da-lei na Dieta de Worms, Frederico forneceu imunidade para Lutero no castelo de Wartburg. Em seu leito de morte, Frederico recebeu a Ceia do Senhor em ambos as espécies - uma clara confissão da fé evangélica.

ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, tu destes sabedoria e destreza a Frederico, o Sábio, como eleitor da Saxônia durante os primeiros anos da Reforma, usando seu domínio e autoridade para proteger Martinho Lutero e preservar a pregação do Evangelho. Lembra graciosamente de todos os teus servos que fazem, executam e julgam as leis desta nação e olha com favor por todos os governantes da terra. Concede-lhes sabedoria e entendimento para que proporcionem imunidade para que a tua Igreja continue a proclamar a verdadeira fé; pois tu vives e reinas com o Filho e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1294)

Nenhum comentário:

Postar um comentário