01/05/2017

Festa de São Filipe e São Tiago, Apóstolos – 1º de maio

“São Tiago Menor e São Filipe” (1565), Paolo Veronese (1528–1588)
No dia 1º de maio é celebrada a festa de São Filipe e São Tiago desde 561, quando nessa data os supostos restos dos dois santos foram enterrados na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma. Na igreja romana, o Papa Pio XII instituiu em 1955 a festa de São José Operário em 1º de maio e trocou a festa de Felipe e Tiago para 11 de maio, com o intuito de neutralizar os efeitos da dedicação do 1º de maio para a classe trabalhadora. O novo calendário romano comemora os dois apóstolos em 3 de maio. No entanto, luteranos e anglicanos mantiveram a data tradicional em 1º de maio.

Filipe nasceu em Betsaida, a mesma vila de pescadores nas margens da Galileia de onde vieram Pedro e André. Ele foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus e trouxe Natanael (às vezes identificado com Bartolomeu) ao Senhor (Jo 1.43-51). Além do registro de seu chamado, da história de Natanael e da menção junto com os outros Apóstolos, os únicos outros incidentes de sua vida registrados nos Evangelhos são a ocasião em que alguns gregos vieram a ele solicitando ajuda para terem uma conversa com Jesus (Jo 12.20-22) e o momento em que Jesus perguntou a Filipe como eles seriam capazes de alimentar as multidões (Jo 6.5-7). Segundo a tradição, depois do Pentecostes Filipe foi primeiro para a Cítia para pregar o Evangelho, onde foi notavelmente bem-sucedido e depois para a Frígia, onde permaneceu até sua morte. Diz-se que encontrou a morte na cidade de Hierápolis na Frígia (na atual Turquia) por crucificação e apedrejamento, de acordo com alguns relatos. Tiago, filho de Alfeu é geralmente chamado de Tiago “o Menor”, para distingui-lo de São Tiago “o Maior” (irmão de São João) e de Tiago de Jerusalém (irmão do Senhor). A única menção de Tiago na Bíblia, além de seu nome nas listas apostólicas, é a afirmação de que sua mãe Maria foi uma das presentes na crucificação (Mt 27.55 e Mc 15.40), o que também nos diz que ele tinha um irmão chamado José ou a forma grega do nome (Joses).

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:
 
† Isaías 30.18-21
† Salmo 36.5-12 (antífona v. 8)
† Efésios 2.19-22
† João 14.1-14


ORAÇÃO DO DIA:
 
Todo-poderoso Deus, o teu Filho se revelou a Filipe e Tiago e deu-lhes o conhecimento da vida eterna. Concedei-nos reconhecer perfeitamente o teu Filho, Jesus Cristo, como o caminho, a verdade e a vida, e firmemente andar no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Rev. Philip H. Pfatteicher. The New Book of Festivals and Commemorations: A Proposed Common Calendar of Saints (Minneapolis: Fortress Press, 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário