29/06/2017

São Pedro e São Paulo, Apóstolos


A Confissão de São Pedro (“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”) é festejada em 18 de janeiro e a Conversão de São Paulo no caminho de Damasco, uma semana depois, no dia 25 de janeiro. Em 29 de junho a Igreja celebra o martírio de ambos os apóstolos.

De acordo com a tradição, os apóstolos São Pedro e São Paulo foram martirizados no mesmo dia, porém em anos diferentes. Mas esta data especial (29 de junho), surgiu provavelmente quando da transferência de seus restos mortais para as catacumbas, no ano de 258, durante a perseguição de Valeriano.

São Pedro foi crucificado, mas pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, considerando-se indigno de morrer da mesma forma que o seu amado Senhor. São Paulo, como cidadão romano, foi decapitado fora de Roma. Junto com o apóstolo São Pedro, ele deu testemunho de que a vida que há em Cristo Jesus é mais forte que a morte:

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.37-39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário