28/07/2017

28 de Julho - Johann Sebastian Bach






          Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!



          Neste dia, em 1750, o grande músico Johann Sebastian Bach se despedia desse mundo. Porém a herança musical que ele deixou é tão grandiosa que até mesmo em sondas espaciais foram levadas e executadas suas composições, representado o que de melhor e maior se tinha a respeito de música em todo o planeta terra. Mas, qual é a chave para a grandeza deste compositor? Por que a Igreja separa uma data especial para lembrar sua trajetória?



          Se tomamos os seus próprios escritos a sério, iremos perceber que Bach foi um cristão luterano convicto e devoto. Ele possuiu uma edição da Bíblia de Lutero que está preservada até hoje com diversas anotações e rabiscos por toda a parte – ele estudava as Escrituras. Além disso, tanto Lutero quanto a Igreja Luterana valorizam a música como sendo um dos maiores presentes do Senhor para o ser humano depois da Palavra de Deus. Por fim, é importante ressaltar que as composições de Bach, independente da temática, sempre tiveram o início e o fim em Jesus: ele inicia, “ajuda-me, Jesus” e conclui, “toda honra e glória se dada somente ao Senhor”.  Neste dia especial, não estamos lembrando de um músico apenas, mas de um homem que, através do dom que recebeu do Senhor, testemunhou o amor, a bondade e a misericórdia de Deus.



          Bach nasceu em uma família de músicos, na cidade de Eisenach. Seu pai era diretor dos músicos da cidade e todos os seus tios eram músicos profissionais. Bach cresceu, se preparou e também se tornou um músico profissional para atuar na Igreja. Seu trabalho se desenvolveu de tal maneira que foi chamado e contratado para trabalhar como músico na Igreja de uma cidade maior, Leipzig. Lá ele procurou forjar o que considerava ser uma “música bem regulamentada para a Igreja”. Assim, preparou diversas cançõespoéticas para, juntos com os hinos principais, serem executadas em todos os Domingos e dias santos. Bach sempre procurou projetar a música para que ela fosse um complemento a Palavra de Deus lida e pregada no Culto Divino. Isso foi extremamente importante para a Igreja Luterana, que, seguindo os passos de Bach, tem utilizada a música como um “louvor de Deus”, que ele coloca em nossos lábios para “proclamar as grandes coisas que ele está fazendo”, como lembramos no Salmo 40. Esta é a chave para compreendermos o lugar da música na Igreja.

         

          Bach, por todo esse apreço pela boa música e a importância dela no testemunho da Palavra, sempre foi um ardente defensor de músicos contratados pelas Igrejas para que tudo transcorresse da melhor forma possível. No entanto, mais do que isso, foi o testemunho que ele próprio deu a sua geração, seus filhos e a nós até os dias de hoje. Ele foi alguém em quem “habitou ricamente a Palavra de Cristo” e isso o conduziu, em toda a sua vida, a “louvar a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais”, sempre com muita “gratidão em seu coração” por todas as bênçãos do Senhor. Além de conquistar o mundo com sua arte, Bach enriqueceu a Igreja com suas composições, que sempre trazem a doce alegria do Evangelho através das notas musicais.



          Assim como Bach, e parafraseando o Apóstolo Paulo: “tudo o que fizermos, seja em palavra, seja em ação, façamos no Nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17).



          Amém!





Rev. Helvécio José Batista Júnior

Ministro do SENHOR nas Igrejas Luteranas Cristo Rei e Bom Pastor, Cariacica/ES

No dia de Johann Sebastian Bach, músico cristão, 2017 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário