20/07/2017

Comemoração do Profeta Elias – 20 de julho


O profeta Elias, cujo nome significa “Meu Deus é Yahweh [o SENHOR]”, profetizou no reino do norte de Israel, especialmente durante o reinado de Acabe (874-853 a.C.).
O rei Acabe, sob a influência de sua esposa Jezabel, havia incentivado o culto a Baal em todo o seu reino, até que Jezabel tentou acabar com a adoração a Yahweh. Elias foi chamado por Deus para denunciar a idolatria e chamar o povo de Israel de volta a adoração de Yahweh como o único Deus verdadeiro (como ele fez em 1 Rs 18.20-40).
Elias foi uma vigorosa e imponente figura, vivendo no deserto e se vestindo com roupa de pêlos de camelo e um cinto de couro (2 Rs 1.8). Ele foi um profeta poderoso em obras e palavras. Muitos milagres foram feitos por intermédio de Elias, incluindo a ressurreição de mortos (1 Rs 17.17-24) e a predição de uma longa seca em Israel (1 Reis 17.1).
Ao final de seu ministério, Elias foi levado para o céu enquanto Eliseu, seu sucessor, o contemplava (2 Rs 2.11). Mais tarde, o profeta Malaquias proclamou que Elias retornaria antes da vinda do Messias (Ml 4.5-6), uma profecia que se cumpriu no ministério profético de João Batista (Mt 11.14).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, Pai Celestial, por intermédio do Profeta Elias, tu continuaste o modelo profético de ensinar seu povo na verdadeira fé e a demonstrar através dos milagres a tua presença na criação para curá-la de sua fragilidade. Concede que tua Igreja possa ver em teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o profeta dos últimos tempos cujos ensinamentos e milagres continuam na tua Igreja através da medicina curativa do Evangelho e dos Sacramentos, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 542-543)

Nenhum comentário:

Postar um comentário