21/07/2017

Comemoração do Profeta Ezequiel – 21 de julho

A Visão do Profeta Ezequiel da Ressurreição dos Mortos / Die Vision des Propheten Ezechiels von der Auferstehung der Toten” (1589), por Quentin Metsys, o Jovem (1543–1589)
Ezequiel, filho de Buzi, foi um sacerdote chamado por Deus para ser um profeta para os exilados durante o cativeiro babilônico (Ez 12.13). Em 597 a.C., o rei Nabucodonosor e o exército babilônico levaram o rei de Judá e milhares dos melhores cidadãos de Jerusalém - incluindo Ezequiel - para a Babilônia (2 Rs 24.8-16). O conhecimento sacerdotal de Ezequiel marcou profundamente sua profecia, assim como a santidade de Deus e o Templo figuram com destaque em suas mensagens (por exemplo, Ezequiel 9-10 e 40-48). De 593 a.C. até a destruição de Jerusalém e do templo em 586 a.C., Ezequiel profetizou a inevitabilidade do juízo divino sobre Jerusalém, sobre os exilados na Babilônia e sobre sete nações que rodeavam Israel (Ez 1-32). Jerusalém cairia e os exilados não voltariam rapidamente, como consequência de seus pecados. Logo que a palavra da destruição de Jerusalém e do templo chegou a Ezequiel, sua mensagem se tornou de conforto e esperança. Através do profeta, Deus prometeu que seu povo iria experimentar a futura restauração, renovação e avivamento na vinda do reino messiânico (Ez 33-48). Grande parte do estranho simbolismo das profecias de Ezequiel foi mais tarde empregado no Apocalipse de São João.

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, Pai Celestial, por intermédio do Profeta Ezequiel, tu continuaste o modelo profético de ensinar teu povo na verdadeira fé e demonstrar através dos milagres a tua presença na criação para curá-la de sua fragilidade. Concede que tua Igreja possa ver em teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o profeta do fim dos tempos cujos ensinamentos e milagres continuam na tua Igreja através da medicina curativa do Evangelho e dos Sacramentos; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 545-546)

Nenhum comentário:

Postar um comentário