16/08/2017

Comemoração de Isaque - 16 de agosto

"Abração e Isaque" (2005), Slava Groshev (1968 - )

Hoje lembramos do Patriarca Isaque e agradecemos a Deus pela sua inclusão na linha dos pais que levaram ao Messias, Jesus Cristo.

Isaque, o filho prometido e tão esperado de Abraão e Sara, nasceu quando seu pai estava com 100 anos e sua mãe com 91. O anúncio de seu nascimento trouxe alegria e riso a seus pais já idosos (por isso o nome “Isaque”, que significa “riso”). Quando jovem, Isaque acompanhou seu pai ao Monte Moriá, onde Abraão, em obediência ao mandato de Deus, o preparou para sacrificá-lo em holocausto. Mas Deus interveio, poupando a vida de Isaque e proporcionando um cordeiro como oferta substitutiva (Gn 22.1-14), apontando, assim, para o sacrifício vicário de Cristo pelos pecados do mundo. Isaque foi dado em casamento a Rebeca (Gn 24.15), e tiveram dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó (Gn 25.19-26). Em sua velhice, Isaque, cego e fraco, queria dar a sua bênção e herança para seu filho favorito e mais velho: Esaú. Mas por intermédio de fraude, Rebeca fez Jacó recebê-la, resultando em anos de inimizade familiar. Isaque morreu com a idade de 180 anos e foi sepultado por seus filhos, que nessa altura já haviam se reconciliado, na sepultura da família na caverna de Macpela (Gn 35.28-29).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, Pai Celestial, através do patriarca Isaque tu preservaste a semente do Messias e trouxeste a nova criação. Continue a preservar a Igreja como o Israel de Deus de forma que ela manifeste a glória de teu Santo Nome, ao persistir na adoração do teu Filho, o menino de Maria; através de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House​, 2008. p. 628-629)

Nenhum comentário:

Postar um comentário