24/01/2017

24 de Janeiro: "Dia de São Timóteo, Pastor e Confessor"

           

           Em Listra morava um cristão chamado Timóteo. A mãe dele, uma cristã, era da raça dos judeus, mas o pai dele não era judeu. Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo” (Atos dos Apóstolos 16. 1-2). Este é o relato que o Evangelista Lucas traz a respeito de São Timóteo, um jovem dedicado e fiel - pertencente a uma família cristã - que chamou a atenção do Apóstolo Paulo, a quem se tornou um grande amigo e colaborador.
            Em sua Primeira Carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo o chama de “meu verdadeiro filho na fé” (I Timóteo 1.2). E o aconselha a sempre “conservar sua fé e manter sua consciência limpa” (I Timóteo 1.19). Já em sua Segunda Carta, o Apóstolo Paulo escreve ao jovem Timóteo: “todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus... Lembro de sua fé sincera, a mesma fé que sua avó Loide e Eunice, sua mãe, tinham. E tenho certeza que é a mesma fé que você tem” (II Timóteo 1. 3-5). E em seguida, o encoraja: “não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor de nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao Evangelho” (II Timóteo 1.8).

            Por causa desses registros deixados pelo evangelista Lucas e o Apóstolo Paulo, São Timóteo é lembrado como um fiel servo do Senhor e grande amigo, que prestou um maravilhoso serviço na Igreja Cristã.
            São Timóteo, certamente é um ótimo exemplo de filho, neto, aluno, cristão e amigo. Nele, enxergamos alguém que era nutrido pelo Evangelho e que viveu, com a ajuda do Espírito Santo, este Evangelho. Que nós possamos também ser fiéis e firmes no Evangelho – a Boa Nova da Salvação em Jesus Cristo – assim como foi o jovem Timóteo e, que, assim como ele, dentro de nossas vocações e das mais variadas formas possíveis, possamos também testemunhar Jesus Cristo, nosso Salvador, sem medo ou vergonha. Afinal, “o Espírito nos enche de poder e de amor” (II Timóteo 1.7).


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES
No dia de São Timóteo, 2017 AD

20/01/2017

Comemoração da Santa Matriarca Sara - 20 de janeiro


Sara foi esposa (e meia-irmã) do patriarca hebreu Abraão (Gênesis 11.29; 20.12). Em obediência à ordem divina (Gn 12.1), ela fez a longa e árdua jornada, juntamente com seu marido e familiares, de Ur dos Caldeus para Harã e, finalmente, para a terra de Canaã. Ela permaneceu sem filhos até avançada idade. Mas, de acordo com a promessa de Deus, ela deu à luz um filho e herdeiro da aliança (Gn 21.1-3). Sara é lembrada e honrada como a esposa de Abraão e mãe de Isaque, o segundo dos três patriarcas. Ela também é destacada favoravelmente por sua hospitalidade aos estrangeiros (Gn 18.1-8). Após sua morte, com a idade de 127 anos, foi sepultada na caverna de Macpela (Gn 23.19), onde seu marido foi mais tarde enterrado.

ORAÇÃO DO DIA: 
 
Senhor e Pai de todos nós, tu olhaste com favor para Sara em sua avançada idade, dando-lhe um novo nome, Sara, e com ele a promessa de muitas bênçãos de seu ventre. Dê-nos uma esperança vigorosa na alegria de nosso nome novo como batizados no Messias prometido, para que nós também possamos ser frutíferos em teu reino, abundantes nas obras de teu Espírito; por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1135)

18/01/2017

Festa da Confissão de São Pedro - 18 de janeiro

“São Pedro Orando” (c. 1610),  Matthias Stomer (c. 1600–após 1652)

A confissão de São Pedro não surgiu na imaginação do coração de Pedro, mas lhe foi revelada pelo Pai. A razão pela qual essa confissão é importante é vista na resposta de Jesus: “Tu és Pedro [grego Petros], e sobre esta pedra [grego petra] edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18). Assim como o povo de Deus no Antigo Testamento começou com a pessoa de Abraão, a rocha da qual o povo de Deus foi talhado (Isaías 51.1-2 ), assim também o povo de Deus no Novo Testamento começaria com a pessoa de Pedro, cuja confissão é a rocha sobre a qual Cristo iria construir sua Igreja. Mas Pedro não estava sozinho (as "chaves" dadas a ele em Mateus 16.19 foram dadas a todos os discípulos em Mateus 18.18 e João 20.21-23). Como nos diz São Paulo, Pedro e os outros apóstolos tomam o seu lugar com os profetas como o fundamento da Igreja, com o próprio Cristo como a pedra angular (Efésios 2.20). A confissão de Pedro, portanto, é o testemunho de todo o grupo apostólico e é fundamental na construção da Igreja de Cristo. Assim, a Igreja dá graças a Deus por São Pedro e os outros apóstolos que instruíram a Santa Igreja de Cristo em sua divina e salvadora verdade.

Cor litúrgica: Branca


LEITURAS: 


† Atos 4.8-13
† Salmo 118.19-29 (antrífona v. 26)
† 2 Pedro 1.1-15
† Marcos 8.27-35 (36-9.1)


ORAÇÃO DO DIA:

Pai celestial, tu revelastes ao apóstolo Pedro a bendita verdade que teu Filho Jesus é o Cristo. Fortalece-nos pela proclamação desta verdade para que também nós possamos alegremente confessar que não há salvação em nenhum outro; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1129)

Imagem:

06/01/2017

A Epifania de Nosso Senhor

Adoração dos Magos (c. 1622-1624.), de Abraham Bloemaert (1566-1651)

Tal como os Reis Magos, tão distantes da terra prometida do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, nós também fomos chamados pelo Evangelho e, sem poder fazer nada,  nos prostramos e adoramos este Rei dos Judeus, que de modo assombrosamente maravilhoso foi formado no ventre de sua mãe e dotado de justiça do alto, que por sua inocente paixão e morte, através do real e verdadeiro corpo e sangue dado e derramado por você, derrotou todos os nossos mais terríveis inimigos.

O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre;
cetro de equidade é o cetro do teu reino.
Amas a justiça e odeias a iniquidade;
por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria,
como a nenhum dos teus companheiros.

Salmo 45.6-7

01/01/2017

1º de Janeiro: "Dia do Santo Nome do Senhor"

             


 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

           O Nome do SENHOR, de acordo com o Salmo 8. 1 e 9, é “magnífico em toda a terra”; e através dele (e nele) é “vista a grandeza de nosso Deus”.
            Ora, quando somos batizados, conforme Gálatas 3. 27, somos cobertos por essa “grandeza”; afinal, somos “revestidos do SENHOR” e essa nova roupagem nos faz pertencer a ele (e se dele somos, dele recebemos o seu Nome). Por causa disso, Gálatas 3. 29 nos lembra que não mais estamos sujeitos à condenação da Lei; mas “fomos tornados herdeiros daquilo que o próprio Deus prometeu”.
            Este Nome, meus irmãos, que é magnífico, que revela a grandeza de Deus e nos reveste através do Santo Batismo, tornando-nos herdeiros da Promessa é JESUS!

            Mas, o que significa JESUS? Qual a importância do seu Nome?
            O santo anjo do SENHOR que anunciou o primeiro Natal nos concede a resposta de forma clara e direta: em São Mateus 1. 21 aprendemos que “JESUS é aquele que salvará o seu povo dos pecados deles”.
            O Nome de Jesus é SALVAÇÃO!

            Portanto...
            A grandeza de Deus revelada em seu Nome (Salmo 8. 1 e 9) é SALVAÇÃO! Quando somos batizados em Nome do SENHOR, somos vestidos (Gálatas 3. 27) de SALVAÇÃO! E por causa dessa nova roupagem, deste Nome que recebemos no Santo Batismo, passamos a ser herdeiros (Gálatas 3. 29) da promessa que este Nome cumpre: SALVAÇÃO!
            Assim expõe São Lucas, ao escrever Atos dos Apóstolos 4. 12: “E não há salvação em nenhum outro além de Jesus; porque debaixo do céu não existe nenhum outro Nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

            E agora, quando iniciamos mais um ano, fazemos isto na certeza de que esta SALVAÇÃO (este grandioso Nome que tem poder para salvar) nos acompanhará em todos os nossos passos. E nessa perspectiva desejamos “Feliz Ano Novo”. Sim! E mais, a melhor forma de desejar um “Feliz Ano Novo” em Nome de Jesus é justamente fazê-lo com o próprio Nome do SENHOR, conforme Números 6. 24-26: “O SENHOR te abençoará e te guardará; o SENHOR fará resplandecer o rosto sobre ti e terá misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levantará o rosto e te dará a Paz”.

            Por fim, neste 1º de Janeiro, o Dia do Nome de Jesus, a melhor forma de concluir uma mensagem é parafraseando o verso que segue, Números 6. 27: “assim diz o SENHOR: O meu Nome está sobre cada um de vocês, e eu os abençoarei”.

            Amém!


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES

No Dia do Santo Nome de Jesus, 2016 AD