04/02/2018

Deus sempre tem tempo para nós!



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

            No ano de 1997, o U2 lançou uma canção chamada “Wake up dead man”, que retrata um homem que está vivendo em extrema angústia e dor. Neste desespero, este homem começa a ter dúvidas se Jesus ainda está olhando por ele, e por isso, ele começa a definhar numa grande solidão. Na letra, este homem diz: “Jesus, estou esperando aqui, eu sei que você está olhando por nós, mas talvez suas mãos estejam muito ocupadas”.

            É possível que alguém que você conheça ou até você mesmo possa ter pensado dessa maneira. Talvez diante de algumas situações angustiantes do dia-a-dia – uma doença em estado termina, a destruição de uma família, uma perda irreparável, e principalmente a morte – você também possa ter pensado: “parece que Deus se esqueceu de mim” ou então, “acho que Deus está ocupado demais, ele não tem tempo para mim agora”. 

            Pensamentos como estes podem ocorrer com todos nós, visto que, às vezes, realmente parece ou sentimos que estamos totalmente abandonados e sozinhos. No entanto, o Evangelho de hoje revela para nós algo diferente disso. Através da ação de Jesus, conforme registrada em São Marcos 1, podemos perceber algo muito grandioso: “Deus sempre olha por nós”, “Deus nunca se esquece de nós”, “ele sempre tem um tempinho pra mim”.

            Quando observamos este primeiro capítulo do Evangelho segundo São Marcos, percebemos que Jesus, após o seu Batismo (São Marcos 1. 9-11) e tentação no deserto (São Marcos 1. 12-13), volta para a Galileia (São Marcos 1. 14-15) para ter um dia extremamente agitado e ocupado.

            Ele começa a chamar os seus primeiros discípulos (São Marcos 1. 16-20), ele ensina na Sinagoga (São Marcos 1. 21-28), ele caminha entre as pessoas e ainda retira um bom tempo para a oração (São Marcos 1. 32-39). Enfim, Jesus tem um dia muito agitado e cheio. Para quem olha de longe, pode pensar: “deve ser muito difícil ter algum contato com esse tal Jesus, a agenda dele já está sobrecarregada”.

            Agora, meus irmãos, um detalhe muito importante neste primeiro capítulo do Evangelho segundo São Marcos, que retrata este dia sobrecarregado de Jesus: apesar de toda essa agenda e de todos esses afazeres, Jesus encontra tempo e de boa vontade vai especialmente ao encontro de algumas pessoas. Conforme o nosso texto, nesse dia super agitado, Jesus vai ao encontro de um homem com o espírito imundo (São Marcos 1. 23-26), Jesus vai ao encontro de diversas pessoas que estavam enfrentando enfermidades (São Marcos 1.34), Jesus se preocupa em ir até a casa de Pedro e curar a sua sogra de uma febre (São Marcos 1. 29-31). E no fim do dia, quando ele podia enfim descansar, ele diz aos seus discípulos: “Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim” (São Marcos 1.38). E o texto nos diz que ele e os seus discípulos foram por toda a Galileia, pregando, curando, ajudando. Enfim, indo especialmente ao encontro de pessoas, se preocupando com ela e compadecendo-se delas.

            Esta atitude de Jesus revela para nós algo maravilhoso e sem igual: Jesus sempre tem tempo para nós, até mesmo quando nós não temos tanto tempo assim para ele. Este dia, retratado em São Marcos 1 realmente foi muito movimentado. Olhando para a série de intermináveis coisas que Jesus estava fazendo, realmente pode-se chegar a um pensamento, como retratado na música do U2, que Jesus possa estar ocupado demais para vir nos ajudar em nossos problemas e angustias. No entanto, o Evangelho nos mostra que Jesus cuida de nós especialmente e individualmente. Ele pede para colocarmos diante dele todas as nossas necessidades justamente porque ele tem prazer e alegria em tirar um tempo para nós, em vir ao nosso encontro.

            Sobre essa atitude de Deus em Cristo é que nos fala o Salmo 147: “Ele sara os que tem o coração quebrantado e trata das feridas deles” (Salmo 147.3). E ainda, de forma mais enfática, diz o profeta Isaías: “Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, não se cansa, nem se fatiga? Ele fortalece o cansado... dá forças ao que não tem vigor... e renova os que esperam nele” (Isaías 40. 28-31).

            No início, descrevi alguns versos da canção “Wake up dead man” do U2, onde um homem acha que Jesus não tem tempo para ele. Bom, o U2 quando escreveu a canção, provavelmente tinham em mente que Jesus – assim como ensina os textos bíblicos que destacamos – sempre tem tempo para nós, sempre vem ao nosso encontro, sempre se preocupa especialmente e individualmente com cada um de nós. E por isso, a canção conclui com Jesus dizendo para aquele homem: “Levante-se homem morto! Levante-se homem morto”.

            É o mesmo Jesus, preocupado com a febre que atingiu a sogra de Pedro, que entra em sua casa “pega a sua mão e a levanta” (São Marcos 1.31). “Levante-se, mulher! Levante-se mulher!

            Meus queridos, quando você sentir, imaginar ou pensar que Deus talvez não tenham tempo ou preocupação com você, lembre-se desse dia agitado de Jesus, onde ele tinha uma agenda louca para cumprir, mas que mesmo assim ele se preocupou individualmente e especialmente com cada pessoa. Da mesma forma, ele se preocupa individualmente com cada um de vocês, e vai especialmente ao seu encontro, para te levantar, para te perdoar, para te curar e principalmente para te salvar!

            Amém!





Rev. Helvécio José Batista Júnior

Ministro do SENHOR nas Igrejas Luteranas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES

No dia da Purificação de Maria e Apresentação de Jesus, 2018 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário